terça-feira, 20 de maio de 2014

Desconstrução

A ideia de que o virginal é o divino, em detrimento do que recebeu a influência humana, considerado profano; de que o sublime é branco, azulado e etéreo e que são símbolos do espiritual, em detrimento do colorido, negro ou vermelho; de que o circular, o simétrico ou o esteticamente enquadrado é perfeito, em detrimento do esconso ou irregular; de que o sensual, sexual e erótico é contrário ao sagrado; de que a vida monástica, o santo e o que está mais próximo de Deus é aquele que tem uma proposta religiosa, em detrimento do empreendedor e fomentador do progresso social; tudo isto parece-me estar enviesando a consciência humana.  Esqueceram-se, os que assim pensam, de que tudo é divino, inclusive aquilo que é humanamente concebido; de que o próprio divino, é o que é considerado pelo humano; de que, das profundezas do mais abissal, do que parece mais trágico ou misterioso, brota a vida de forma exuberante, denunciando a presença do Criador, sem qualquer interferência humana. Um olhar com mais leveza, uma percepção sem julgamentos morais e uma vivência mais humanizada, sobretudo naquilo que é aversivo, significam a consciência da presença de Deus em todas as coisas.


4 comentários:

  1. As pessoas vivem na confusão, no caos que é esta sociedade que construimos. Então tentam separar-se do mau e o resultado é isso - uma divisão sem sentido.
    Encontrar Deus quando se é um ferveroso ou fanático religioso, é extremamente dificil, porque a projeção do que se considera que Ele é distorce a Sua perceção.
    Deus, como alguém já referiu há uns tempos, é a causa e a origem de todas as coisas e manifesta-se pela sua inteligência suprema...

    ResponderExcluir
  2. Uma vez perguntei à minha mãe ( uma católica fervorosa ) : Se ficasse provado que Nossa Senhora não era virgem e tinha concebido Jesus de forma natural com José, a Sra. continuaria acreditando que Jesus era filho de Deus? Ela simplesmente me olhou e disse: "Quem não deve ser minha filha é tu... porque me DIZER uma maluquice dessas. Eu não posso acreditar que eu pari uma filha e criei com tanto sacrifício, pra hoje escutar uma coisas dessas, blá blá..." . Me calei, disse a ela que estava brincando. E agora pergunto ao Sr., terá ela a consciência de Deus em todas as coisas e de que forma ela "vê" Deus !!!

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente esclarecedor e numinosamente maravilhoso. Como sempre!!!

    ResponderExcluir