sábado, 31 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 47

  Transforme suas crenças religiosas em hábitos naturais, socialmente positivos, de maneira a estimular, nas pessoas, a busca pela própria essência espiritual. Portanto, sua religião deve sempre contemplar a vivência de ser Espírito sem que necessite convencer pessoas ou impor costumes. Sua religião deve incluir uma espiritualidade espontânea, saudável e viva, evitando fundamentalismo, fanatismo ou fascinação de qualquer natureza. Seja livre e liberte o outro da necessidade de concordar com você.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 46

  Considere sagrada a religião do outro, evitando qualquer tentativa de doutrinação, mudança de convicções ou disputa pela verdade. Sua religião é sua paz e, quando necessário, pode ser expressa livremente, tanto quanto admite a mesma liberdade por parte do outro. Religiões são caminhos e se prestam a ordenar a mente para que o ser humano perceba o transcendente. Sempre admita a hipótese de que o conhecimento religioso é terreno da fé. Portanto, a razão pode oferecer outras possibilidades de compreensão da realidade.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 45

  É em estado de harmonia interior que você mais facilmente descobre quem você é e qual a sua responsabilidade pelo próprio destino. Evite lançar a discórdia, pois ela acabará contaminando sua Consciência, tornando-se fonte de desavenças. Seja simples, pacífico e assertivo, para que sua paz se espalhe à sua volta como onda que se propaga no ar. Desenvolva o hábito de situar sua Consciência nas melhores condições de equilíbrio e com a disposição de oferecer sua paz em todos os lugares e situações.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 44

  Guarde a certeza de que sua paz é um bem precioso e de que é possível harmonizar pessoas quando você se encontra em harmonia consigo mesmo e com a vida. Lide com adversidades sem reclamações ou em busca de culpados, pois a Vida o coloca sempre em experiências de crescimento de acordo com suas necessidades evolutivas. O desequilíbrio do outro, quando em contato com sua harmonia interior, arrefece e estimula a descoberta de saídas mais pacíficas. Todos merecem o melhor de você.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 43

  O respeito ao outro inclui a liberdade de que ele expresse suas ideias, pois, mesmo quando elas nos pareçam injusta ou inadequadas, carecem de compreensão. Considere a importância de não revidar a fala do outro nem lhe opor resistência, pois cada um emite o que é parte de si mesmo. Mantenha sua harmonia interior, sabendo que sua fala identifica seu mundo íntimo. Seja coerente, amistoso e conciliador, pois você poderá influenciar o outro pelo modo como demonstra seu estado de consciência.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 42

  Sua harmonia interior lhe confere a liberdade de estar consigo mesmo sem que nada roube sua paz. Em harmonia, você consegue sentir melhor as experiências, reagir de forma pensada ante as adversidades e escutar melhor a essência do outro. Mantenha-se em harmonia para que você mesmo ouça seu coração e, assim, sinta a vida em sua máxima expressão. Ser livre é também saber comunicar-se em harmonia, oferecendo ao outro a própria paz que se instalou em sua Consciência. Em harmonia consigo mesmo, você sempre poderá oferecer o seu melhor.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

domingo, 25 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 41

  Praticar a caridade é colocar o coração em ação para exercitar a compaixão e o amor. Por essa razão, direcione bem seus desejos de ajudar o outro de forma a alcançar seu objetivo maior. Sempre considere importante que a caridade seja conduzida pela compaixão, pela bondade e pelo amor, pois, assim, você estará viabilizando a integração de importantes habilidades. O ato obrigatório ou mecânico de ajudar alguém nem sempre contribui para que o doador incorpore a seu ser a naturalidade em doar. Portanto, busque fazê-lo com amor.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

sábado, 24 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 40

  Na dúvida se deve ou não ajudar alguém, ofereça-lhe, ao menos, o desejo de que o melhor de você chegue até seu coração. A emissão da vontade de que alguém fique bem implica expressão do amor de que você é portador. Sua emissão de bondade sutilmente chegará ao outro, permitindo que se sinta mais leve e menos necessitado. Observe que você não muda o mundo apenas com a vontade, mas, pelo menos, não será um empecilho para que a transformação dele ocorra. Dê sempre o melhor de você para emitir o bem para todos.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 39

  A prática da caridade espontânea levará você à compreensão do quanto de você é projetado no outro a quem você pretende ajudar. Sempre que você contribuir para a ajudar alguém, não se esqueça de se perguntar se já atendeu ao seu mendigo interior, para que não o projete mais no outro. Carências internas devem ser satisfeitas com o reconhecimento da existência do estado interior de mendicante, à espera da piedade alheia. Auxilie quem precisa, percebendo o que, de fato, o outro necessita, sem que dele se utilize para atender a necessidades inconscientes.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 38

  Quando sua caridade ocorrer pela livre manifestação de seu coração, compreendendo por compaixão a real necessidade do outro, ela terá o nome de bondade. Fazer caridade é exercício para a conquista da permanente bondade no coração. Portanto, além de realizá-la para se sentir em paz com a consciência religiosa, busque perceber que a carência humana é inesgotável e que você deve integrar o amor com a sua prática. A caridade deve estar a serviço da bondade e do bem real dirigido ao próximo.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 37

  Sua desencarnação é inevitável experiência de libertação, cuja ocorrência, ao invés de lhe provocar ansiedade, deveria lhe trazer tranquilidade ao saber da continuidade de seu Eu após sua passagem. Não lamente o que acontecerá a seu Personagem, pois se trata de mais uma das múltiplas experiências que você já viveu e viverá em sua evolução. Sim: a morte ocorre e é parte de um grande processo evolutivo para que você administre sua liberdade, para que conheça gradativamente a razão de existir e para que, penetrando nos mistérios da Vida, descubra sua Designação Pessoal.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 36

  O Espírito é livre para jornadear em muitas dimensões, desde que conquiste as habilidades necessárias que lhe permitam atender às exigências inerentes para nelas viver. O lócus ao qual o Espírito se vincula lhe oferece as condições necessárias para adquirir todas as habilidades exigidas na mudança de dimensão ao desencarnar. Basta incluir a bondade, a competência, o exercício do trabalho, a aquisição da consciência da continuidade de seu Eu e, por último, a arte de amar e de fomentar o progresso social.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 35

  Desencarnar é condição comum, repetitiva e nem sempre desejável pelo Personagem, mas que, muitas vezes, atende à liberdade do Espírito. A desencarnação produz efeitos diversos no Espírito, a depender do grau de vínculo que ele estabeleceu, utilizando-se de seu Personagem, com pessoas com quem contracenou na encarnação. Em geral, deixa lágrimas naqueles em que despertou emoções e com quem criou laços familiares. Entretanto, compreende que com eles reencontrará em futuro próximo.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

domingo, 18 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 34

  A desencarnação é fenômeno biológico que define a passagem do Espírito para outra dimensão existencial. Define o momento em que o experimento do Personagem criado desde o início da formação do corpo físico findou-se, para que seu morador continuasse sua jornada ascensional. Trata-se de um movimento de busca por habilidades pelo uso de um corpo físico, cuja utilidade é de suma importância para ultrapassar os limites da Dimensão Espiritual que pretende alcançar em sua evolução.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

sábado, 17 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 33

  Inclua, em sua espiritualidade, o natural e saudável diálogo com pessoas que já fizeram sua passagem para a Dimensão Espiritual, sem submissão a elas, tampouco endeusamento. Lide com o espiritual mediúnico da mesma forma como você estabelece suas relações interpessoais. A continuidade do Eu após a morte do corpo físico é fenômeno natural, semelhante ao retorno a um novo Personagem, dando continuidade à evolução do Espírito. Você já viveu antes e continuará aprendendo e integrando novas habilidades em futuras experiências em novos personagens que irá construir.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 32

A espiritualidade de uma pessoa reflete-se em seu comportamento cotidiano, na qualidade de seus pensamentos e no entendimento que porta em relação ao sagrado. Portanto, busque construir a sua com amorosidade. Uma pessoa espiritualizada é alguém que apresenta um modo de ser agradável, feliz e acolhedor a todas as pessoas. Trabalhe para que sua espiritualidade não exclua sua humanidade nem o torne doutrinador da vida de ninguém. Seja uma pessoa compreensiva, considerando que cada um vive a espiritualidade inerente a seu estágio de evolução.  

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

LIberdade no dia a dia 31

  Sua espiritualidade é campo da vida no qual você inclui suas crenças relacionadas ao sagrado, suas expectativas de continuidade da existência após a morte do Personagem e suas relações com pessoas que já fizeram a passagem para outra dimensão. Viva sua espiritualidade com alegria, compreendendo aqueles que não alcançaram a leveza ao lidar com o transcendente. Evite a vivência de sua espiritualidade com imposições aos outros, julgamentos do comportamento alheio ou com exclusão dos que pensam diferente de você.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 30

  Considere que a espiritualidade de uma pessoa é território sagrado a ser respeitado, cabendo-lhe evitar contendas e disputas para não provocar inimizades ou rejeições. Que sua espiritualidade inclua a liberdade de todo ser humano vivenciar sua religião pessoal sem que deva ser doutrinado a mudar. Silencie ante o desejo do outro em desmerecer sua religião ou em querer provar que tem razão. Seja compreensivo quando alguém tentar cooptá-lo para sua religião, considerando tratar-se apenas da tentativa de convencimento pessoal.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 29

  Quando você sentir amor por alguém, nunca se esqueça de que a pessoa é livre para amar, sem que você deva lhe exigir reciprocidade. O amor liberta, não oprime nem condiciona o coração do outro a qualquer obrigação. Sinta o amor como uma energia motivadora da vida, para que ela seja vivida intensa e apaixonadamente e lhe traga disposição permanente para enfrentar todos os desafios do viver. Seu amor pela vida deve tornar você uma pessoa leve, amorosa e compreensiva aos problemas humanos, trazendo-lhe paz e harmonia interior.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 28

  Ser livre é saber administrar os limites impostos pela Vida em todas as dimensões existenciais, carecendo de educação dos instintos, autocontrole das emoções e aprendizado constante para a aquisição de habilidades. Sempre considere importante ter a liberdade de poder dizer não ao que lhe provoca desregramento, ao que lhe provoca descontrole e ao que o distancia de sua essência. Seja livre para poder fazer escolhas que não lhe tragam consequências, provoquem predisposições negativas ou alterem seu destino, exigindo-lhe gastos adicionais de energias.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

domingo, 11 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 27

  Considere que sentir o amor é mais do que um desejo de atração por alguém, pois vai além da consciência de seu significado, exigindo abertura do coração para que a vida entre com sua força renovadora. Caminhe na vida consciente de que seu coração é veículo e manifestação do Divino para que a expressão do amor dê sentido a sua vida. Renove sua vida, nutrindo-a com o amor que promove crescimento, desenvolvimento e favorecimento do progresso de todos. Lembre-se de que você é a melhor representação do Divino, a serviço do bem na Terra.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

sábado, 10 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 26

  Amar é ser livre para permitir ao coração sentir a força propulsora da vida, do destino e de todas as experiências humanas. Sentir o amor pela vida, pelo viver e pelo Espírito humano significa atingir a máxima realização na Terra. Busque sempre construir sua vida pautando suas atitudes no respeito à dignidade humana, na compaixão e no desejo permanente de contribuir para a felicidade do outro. Ofereça sempre o seu melhor, a fim de criar, em seu entorno, uma psicosfera de amor e bondade.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 25

  Construa uma vida saudável, sobretudo no campo emocional, equilibrando seu mundo íntimo, para que os embates da vida sejam recebidos de forma mais leve. O equilíbrio emocional lhe dará liberdade para agir da forma mais adequada possível, obtendo melhores resultados e proporcionando maior assertividade em seus objetivos. Ser livre para pensar requer equilíbrio emocional a fim de melhor conduzir as ideias, pois, sob forte emoção, o comportamento sempre sairá enviesado. Equilíbrio emocional é compatível com realização pessoal.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 24

  Você é livre para liberar suas emoções, consciente de que criará, em torno de sua vida, cenários correspondentes à qualidade das emissões, bem como um campo no qual incluirá, necessariamente, quem se encontra na mesma sintonia. Sua vida mostrará como você é interiormente, assim como o situará no meio de experiências significativas para a integração das habilidades que lhe faltam. Portanto, descontroles emocionais levarão você a situações nas quais terá de calibrar suas emoções para alcançar os resultados almejados. Ninguém evolui sem harmonia interior e sem ter a Consciência em equilíbrio emocional.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 23

  Para que você eduque suas emoções, é necessário que se pergunte a serviço de que habilidade ela foi expressa e quais os resultados obtidos. A expressão de uma emoção é resultado de um desejo íntimo que foi alquimicamente transformado em inevitável escape para alívio da Consciência. Observe a pertinência, a intensidade e o tipo de emoção, a fim de que você dimensione sua expressão. Tudo quanto escape a seu domínio, que lhe traga culpa ou que provoque arrependimento pelas consequências inadequadas, merece que você o eduque, trazendo-o para a medida precisa. Emoção é energia liberada que deve estar a serviço de propósitos superiores.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 22

  Seja livre para expressar suas emoções, educando-as para que elas espalhem sua harmonia e sua paz interior. Lembre-se de que sua expressão emocional libera uma frequência vibratória que cria um campo de afinidades à sua volta. Tudo aquilo que o emociona, facilmente é gravado em sua mente, transformando-se em registro que irá influenciar seu raciocínio, colorindo seus pensamentos. Sempre que você registra uma emoção em sua Consciência, estabelece um modo particular de ser e viver, cujo alcance dependerá da qualidade do que foi sentido e para que ela foi emitida.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 21

  Sempre contribua para que as pessoas de sua convivência desejem prosperar, empreender e produzir benefícios à sociedade. Seu incentivo pode ser importante para aqueles que iniciam suas atividades profissionais e necessitam de um estímulo para adquirir autoconfiança. Os que se iniciam no aprendizado de uma profissão buscam um espelho no qual projetem suas expectativas de sucesso a fim de adquirir a necessária segurança em suas jornadas. Portanto, torne-se o melhor de você para que os outros percebam a si mesmos. Ame o que faz para que sua excelência contagie os que se aproximam de você.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

domingo, 4 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 20

  Aplique-se em seu trabalho a fim de oferecer sua contribuição para a melhoria da sociedade, consciente de que lhe cabe uma cota de serviço em favor da harmonia de todos. Sua participação na sociedade vai além de seu trabalho, na medida em que sua ética de vida promove a melhoria dos valores que nela vigoram. Lembre-se: o que você pensa, sente e faz reverbera à sua volta, modificando os cenários dos quais você participa e constrói. Que o seu trabalho promova o bem, produza o progresso e beneficie o maior número de pessoas, mesmo que sua tarefa seja considerada de menor importância.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

sábado, 3 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 19

  Em seu trabalho profissional, procure mostrar sua disposição em produzir o melhor, em demonstrar o quanto é feliz e em contribuir para que haja um ambiente de união e de busca contínua por melhoria técnica. Seja um exemplo de trabalhador, de patrão e de profissional liberal para ter a liberdade de falar sobre seu ofício sem se comparar a ninguém ou querer atingir patamares que outros atingiram. Considere que você deve se mirar nos bons exemplos de excelência de desempenho, porém de acordo com seus propósitos pessoais de realização de sua especialidade. Lembre-se de que o que é bom para o outro nem sempre está de acordo com sua Designação Pessoal.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 18

  O Espírito é livre para escolher um ofício, tendo, em princípio, competência para exercer qualquer atividade, desde que considere possuir enorme potencial evolutivo de aprender. Exercer uma profissão é alcançar a dignidade, podendo encontrar sua realização pessoal, contribuir para a cadeia produtiva da sociedade, estabelecendo relações interpessoais e se sentindo pertencente a um grupo referencial. Portanto, execute seu trabalho com excelência, para se sentir construindo o próprio destino.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

Liberdade no dia a dia 17

  Sua família espiritual é constituída por aquelas pessoas com as quais você estabelece relações em que vigoram confiança, ajuda mútua e onde o amor se encontra sempre presente. Nela, você se sente livre e aberto ao diálogo franco, à cumplicidade amiga e ao auxílio nos momentos mais graves, fortalecendo os laços de amor e de união. Na família espiritual, você se encontra feliz, liberto de convenções no trato comum, seguro de que todos se encontram irmanados por propósitos superiores e capazes de acolher um ao outro nas experiências difíceis do caminho.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.