segunda-feira, 30 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 74

  Evite que seu orgulho, travestido de amor-próprio, dificulte seu discernimento para a solução de conflitos de relacionamento interpessoal. Sempre que possível, em nome de sua paz, renuncie a contendas, mesmo quando a razão esteja de seu lado. Seu entusiasmo pela vida deve colocar você em tão boa condição psicológica, que não lhe interessa superar ninguém em disputas pueris. Procure sempre estar na posição de quem sabe o que fazer em situações de conflito, que não busca culpados e que está à procura de soluções amistosas. A razão nem sempre é lógica quando a emoção se apresenta na Consciência. Portanto, repense suas reações em momentos de tensão com o outro.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

domingo, 29 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 73

  Seu entusiasmo ante perdas deve se manter em alto nível, estimulando para que você progrida sem se lamentar ou se vitimizar. Você deve sempre levantar a cabeça e prosseguir com novos ideais, de acordo com a revisão de seus objetivos existenciais. Seu principal tesouro é sua imortalidade. Portanto, assuma com entusiasmo a condução de sua vida, consciente de que é você quem tece seu destino, em conjunto com o Divino. Não se detenha em perdas que atendem a objetivos maiores que regem a vida humana, nos quais você está inserido e não é exceção. Reaja ao derrotismo com alegria de quem compreende os Desígnios Divinos e a eles busca se adaptar.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

sábado, 28 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 72

  Perdas financeiras ou patrimoniais sempre revelam a necessidade de revisão de metas existenciais, nas quais a valorização das relações afetivas deve ter sua prioridade. Quando essas perdas atingirem seu padrão de vida, impondo redução significativa, a Vida lhe quer propor um novo recomeço, com revisão de metas e objetivos, para que estejam alinhados com sua Designação Pessoal. As grandes e significativas perdas da vida estão relacionadas à necessidade de alinhamento entre os objetivos existenciais do Personagem e do Espírito, requerendo que apontem para o que proporcione bem-estar pessoal e, simultaneamente, coletivo.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

sexta-feira, 27 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 71

  Quando se trata da morte de um ente querido, reconsidere-a denominando de perda, pois amores não se afastam nem nobres sentimentos se dissolvem pela momentânea ausência. Pessoas importantes em nossas vidas, quando mudam de domicílio, partindo para novas jornadas a distância, nos ensinam o sentido da libertação psicológica, com o rompimento da dependência. Mesmo quando a partida, pela morte física, é de alguém que deu sua vida por você, encare-a como o fechamento de um ciclo venturoso, para o início de outro melhor ainda. Agradeça a quem partiu, incentivando-o a nunca perder o entusiasmo pela vida, onde quer que se encontre.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 70

  Perdas são acontecimentos importantes e necessários, pois o Espírito nada possui senão as habilidades conquistadas ao longo de sua evolução. Você sempre poderá dispor dos bens de que necessita para evoluir. Porém, lembre-se de que todo excesso de posses implica gasto de energia para administrar, pois seu psiquismo atenderá ao comando do desejo que você estabelecer como prioritário. Seu entusiasmo deverá se manter, mesmo em momentos de perdas, pois representam lembretes da vida para sua evolução. Não se desestimule nem considere que é necessário reaver um bem perdido, pois nada é por acaso, e tudo tem um sentido oculto a ser compreendido.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

quarta-feira, 25 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 69

  Mesmo passando por alguma doença, mantenha seu entusiasmo pela vida, por suas realizações e em suas relações afetivas. Estando sob tratamento médico, mantenha o entusiasmo com aqueles que cuidam de você e que passaram a fazer parte de seus momentos de fragilidade. Sempre que possível, durante seu tratamento, leve entusiasmo para seus familiares, tranquilizando-os quanto a seu estado íntimo. Evite levá-los a sofrer por acreditar que você sofre. Sua serenidade vai lhes trazer paz, pois irão considerar que tudo está bem com você. Não considere que sua doença é castigo divino nem que, na sua solidão, estará sem a companhia de bons amigos espirituais.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

terça-feira, 24 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 68

  Evite resumir-se a uma doença, a se discriminar por sua causa, bem como a sucumbir a um diagnóstico. Considere que o Espírito que você é, com certeza, é maior do que o Personagem e sua doença. Queira sempre viver a vida de seu Personagem com planos e metas que mantenham seu entusiasmo e sua disposição de realizar o melhor e o mais adequado a seu momento evolutivo. Lembre-se de que sua mente pode muito bem funcionar independentemente de seu corpo físico, cabendo-lhe, para tanto, ter serenidade e consciência de que, acima de tudo, você é um Espírito imortal. Não se entregue à doença nem a considere algo inútil, pois tudo que acontece a você é para seu bem.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 67

  Não perca seu entusiasmo por causa de uma doença, pois sua vida, mesmo quando se trata de algo grave, não se restringe a ela. Ao se questionar sobre a razão da doença, não se culpe nem tente encontrar algo de ruim em sua personalidade. Apenas considere que há uma ou mais lições a serem extraídas da experiência em curso. Ao pensar na morte, entenda que se trata de um fenômeno biológico, no qual, como você, todos os seres humanos atravessam e se sentem bem na naturalidade da ocorrência. Pense na doença desejando cura, mantendo a Consciência lúcida, serena e saudável para a continuidade de seus planos existenciais.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

domingo, 22 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 66

  Sempre se questione sobre o que a Vida lhe quer ensinar ao passar por uma doença, pois todos estamos em regime de aprendizado contínuo. Guarde a certeza de que a doença, no corpo, é instrumento evolutivo e que seu acompanhamento merece serenidade, sem que, na medida do possível, afete as obrigações da vida comum. Frente a uma doença, não se abata nem se entregue ao vitimismo, pois se trata de típica ocorrência humana. Portanto, evite estigmatizar-se ou se considerar uma pessoa má. Adoecer é condição comum e que, mesmo assim, nem sempre é possível descobrir suas causas pregressas.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

sábado, 21 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 65

  Mantenha seus serviços em dia, suas coisas em ordem e seus afazeres no devido tempo, pois sua hora é preciosa e deve ser muito bem aproveitada. Ter atitude é aproveitar o tempo do Personagem, a fim de aparelhá-lo para melhor servir ao Espírito, tornando-o um bom instrumento para seus propósitos. Que sua atitude seja bem-vinda, que traga excelência ao trabalho que você executa e que proporcione prazer conviver a seu lado. Entusiasmar-se é fazer as coisas com qualidade, sem pressa e com o menor gasto de energia, capacitando-se a realizar mais e melhor. Tenha atitude assertiva, entusiasmo para o bem e disposição para tudo que lhe caiba realizar.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 64

           Nas situações em que todos negligenciam suas obrigações, não deixe de realizar o que lhe cabe sem queixas. Suas atitudes falam mais alto do que suas palavras, pois são observadas e causam maior impacto. Convide seus companheiros ao trabalho sem lhes julgar os atos e, quando possível, colabore com aqueles que realizam por menos. Sua atitude perante o trabalho deve ser a de quem pretende fazê-lo bem-feito, sem resmungos e com a qualidade característica de sua marca. Seu entusiasmo pelo trabalho é fator de excelência, de boa produtividade e de alegria de viver. Portanto, tenha atitude para que tudo ocorra em um clima de paz, seriedade e profissionalismo.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

quinta-feira, 19 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 63

  Diante de obstáculos insuperáveis, reinvente novos propósitos, retome tarefas interrompidas ou encontre um tempo de descanso para a necessária recarga de suas energias. Ter atitude é estar preparado para qualquer contratempo, sobretudo quando há muito o que realizar. Lembre-se de sempre iniciar a realização do que é necessário do mais simples ao mais complexo, sempre dando conta do que é emergencial primeiro. Ao observar que há muito o que fazer, não se assuste, pois a quantidade de tarefas à espera é sempre maior quando não organizamos nem planejamos nossa vida em cima de propósitos bem definidos.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

quarta-feira, 18 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 62

  Ser uma pessoa entusiasmada é sempre ter atitude em todas as situações da vida. Ter atitude é causar marcas, modificando a realidade à sua volta, visando a conquista de alguma habilidade útil. É não esmorecer, não procrastinar nem desperdiçar o próprio tempo com inutilidades. Ter atitude e ser uma pessoa entusiasmada é sempre estar naturalmente com disposição para o viver, com energia para o enfrentamento dos desafios da jornada diária e com alegria contagiante no que faz. Ser uma pessoa de atitude é ter senso de oportunidade para aproveitar todos os momentos da vida, sem se deixar vencer pelo medo, pelo cansaço ou pela doença. Seu entusiasmo sempre deverá encontrar algo a fazer quando algum impedimento inevitável dificultar uma tarefa.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

terça-feira, 17 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 61

  O entusiasmo do outro, que o leva à vaidade, não deve ser motivo de incômodo, pois cada um se encontra no patamar que lhe parece ser o mais adequado. Portanto, respeite a vaidade alheia, considerando-a inerente aos que iniciam a jornada que você afirma já ter feito. Seja humilde, sem subserviência ou inferiorização de sua pessoa, a fim de que o outro não se acostume a tê-lo a seus pés. Dignidade, amor-próprio e autoestima elevada combinam com humildade e com entusiasmo pela vida. Quando sentir que está necessitando da gratidão de alguém é porque você ainda não conquistou a habilidade de se valorizar pelas habilidades que já possui.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 60

  Ter humildade não é esconder-se, tampouco omitir-se ante situações para as quais você está preparado para atender e sendo naturalmente instado a fazê-lo. Seu entusiasmo deve sempre colocar à disposição – quando a experiência assim o requerer – habilidades e competências próprias. Quanto mais habilidades você possui, maior sua humildade, sem que você necessite recompensas pueris quando utilizá-las. Portanto, ao receber elogios, agradeça e silencie para que cessem as tentativas de ampliação de sua vaidade. Procure não esperar gratidão ao que você faz, mesmo quando executado gratuitamente, pois os seus feitos servem tão somente aos seus propósitos evolutivos.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

domingo, 15 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 59

  Diante de pessoas que exaltam qualidades próprias ou que sempre estejam requerendo o centro das atenções, busque ser você mesmo, sem querer competir ou agir da mesma maneira. Seu entusiasmo dispensa poder, controle ou elogios, pois sua competência não precisará estar em julgamento nem a qualidade de seu trabalho precisa ser testada. Seja você mesmo, com as habilidades que fazem parte de seu repertório de aquisições evolutivas, bem como sem deixar de considerar as inabilidades que ainda possui. Exibir-se é não aceitar a si mesmo, exigindo que haja reconhecimento daquilo que ainda não foi conquistado pelo esforço pessoal.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

sábado, 14 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 58

  Sua humildade deve ser movida pela certeza de suas habilidades pessoais, sem que necessite de aprovação, de admiração ou de reconhecimento externo. Sua humildade não deve inibir seu entusiasmo pela vida nem dificultar seus projetos de realização pessoal. Ser humilde não significa abdicar da aquisição natural de bens materiais, tampouco deixar de desfrutar do conforto que a vida digna e honesta pode permitir. Humildade é atitude perante a Vida, buscando a realização pessoal e conquistando habilidades úteis, a serviço do bem-estar próprio e coletivo. Esteja sempre entusiasmado com sua vida, não permitindo que o orgulho e a vaidade tomem o lugar de sua humildade.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

sexta-feira, 13 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 57

  Seu entusiasmo deve ser útil para evitar que a mágoa se instale em seu coração, pois a consciência de ser um Espírito imortal deve lembrar que a relação com uma pessoa pode ter sua continuidade na Dimensão Espiritual. Ser imortal é estar para sempre de posse da consciência de si como Espírito. Portanto, o que você não conseguir resolver com uma pessoa, terá a mesma dificuldade com outras. Entusiasme-se sabendo que terá muitas oportunidades para evitar a posse da mágoa, tanto quanto para evitar produzi-la em alguém. Quanto mais cedo você aprender a se relacionar bem, evitando conflitos e tolerando os equívocos alheios, melhor.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 56

  Quando a pessoa que magoou outra procurar você para resolver a situação, ofereça sua ajuda na posição de quem também tem algo a aprender. Atue como conciliador e, quando for o caso, confesse suas dificuldades em matéria de perdão. Cuide para não se tornar alvo de um deles por não saber ouvir suas razões. Sua ajuda estará na escuta, na fala harmoniosa e no olhar de compaixão. Quem magoou e quer o perdão do outro deve aprender a fazer o mesmo consigo, para não projetar suas carências, prejudicando uma possível reconciliação. A mágoa é um sentimento que, para ser dissolvido, exige humildade, reconhecimento de inabilidade pessoal e dissolução da raiva acumulada.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

quarta-feira, 11 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 55

  Quando você se deparar com uma pessoa magoada, procure fazê-la se enxergar a partir de sua instabilidade, cuja experiência vivida expôs. Sem a autopercepção, a conciliação se torna difícil, pois o outro estará sempre sendo colocado como alvo do julgamento de valor pessoal. Ao dialogar com uma pessoa magoada, evite tomar partido ou reforçar o sentimento do outro, pois não se trata de promover a reconciliação, mas, principalmente, da tentativa de fazer com que haja aprendizado mútuo. Ninguém é algoz de ninguém, pois, quando alguém tenta se vingar de outra pessoa, coloca-se, desnecessariamente, no campo das predisposições dela.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

terça-feira, 10 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 54

       Seu entusiasmo pela vida, com a consciência de ser um Espírito imortal, certamente levará você a não necessitar de perdoar alguém, pois já terá compreendido a lição que lhe cabia aprender na experiência vivida. Perdoar alguém é ter ficado magoado; portanto, atue antes da ocorrência da mágoa. Compreender o outro é entender a si mesmo, quando se sentir ferido por ele, percebendo quais foram as inabilidades envolvidas. Sempre que você se sentir magoado, tente perceber o que, inconscientemente em você, pode ter provocado a necessidade de viver aquele momento. Evite buscar culpados ou julgar o ato alheio, pois ninguém vive uma experiência sem que ela lhe diga respeito.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 53

  Sua dimensão sexual, que implica proximidade com o prazer e a temporária suspensão da consciência, é campo divino onde também há contiguidade com a possibilidade da procriação, o que lhe exige responsabilidade e a necessária educação dos instintos. Seus ímpetos, ou seu entusiasmo exagerado, podem mudar sua vida e a de outras pessoas, o que exige concordância e consentimento mútuo para que o curso natural do destino não seja alterado pela falta de educação sexual. Utilize o sexo com responsabilidade, de forma naturalmente prazerosa, gerando afeto na relação, felicidade em sua vida e, sobretudo, proporcionando o sentimento de amor.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

domingo, 8 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 52

          Quando você se relacionar com uma pessoa que apresente problemas sexuais, cuide para não se contaminar pelo desequilíbrio do outro, nem faça concessões nesse campo que não possa sustentar. Equilibrar a sua e a sexualidade do outro requer diálogo maduro, transparente e harmonioso. Lidar com a intensidade sexual do outro, quando ela difere em muito da sua, significa um aprendizado mútuo na direção da afetividade não bem resolvida. Adiar o diálogo franco sobre o assunto é postergar soluções, promover discórdias e facilitar fugas impróprias. Em toda relação deve haver entendimento, sobretudo quando se trata de questões íntimas que envolvem a felicidade.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

sábado, 7 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 51

  A responsabilidade com que você utiliza sua sexualidade implica uma vida saudável e pacífica, razão pela qual sua vida amorosa deve ser conduzida para que haja harmonia entre você e a pessoa com quem resolva compartilhá-la. Seu entusiasmo em relação a sexo deve contar com o equilíbrio necessário para que não lhe traga dissabores, decepções ou frustrações. Conduza sua vida sexual de maneira que ela torne você uma pessoa mais afetiva, com menor grau de dependência do outro e com suficiente discernimento para saber se sua relação é condicionada ao prazer físico. Sua sexualidade deve ser conduzida de modo a não trazer prejuízo a seu equilíbrio psíquico.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 50

  Sua sexualidade é patrimônio íntimo, cujo uso se encontra vinculado às suas capacidades afetivas. Lembre-se de que se trata de uma dimensão pessoal extremamente sensível ao pensar e ao sentir, portanto, à dinâmica psíquica consciente e inconsciente. Por esse motivo, torna-se importante o equilíbrio psíquico, emocional e espiritual para que sua sexualidade lhe seja saudável. As imagens geradas no seu desejo de prazer, no uso do sexo, terão predominância em sua Consciência, pois serão motivadas pela gratificação a ele associada. Equilíbrio, discernimento e responsabilidade devem ser observados em sua vida sexualidade, a fim de que excessos sejam evitados.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 49

  Sua religião deve ser compreensiva frente aos mínimos equívocos humanos, incluindo-os como correspondentes à ignorância que ainda ocorre no Espírito. Exclua de sua religião punições, sofrimentos ou atitudes que venham a atrasar a evolução humana daqueles que não comungam com seus princípios, ou mesmo que, por alguma razão, os infringem. Inclua, em seus princípios religiosos, a conquista da felicidade na Dimensão Material, a continuidade da vida comum na Dimensão Espiritual e a valorização do amor como principal habilidade evolutiva a ser integrada. Que sua religião contenha os princípios que elevam o Espírito como o principal motivo para a existência do Universo, sendo esse seu grande campo de realizações.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

quarta-feira, 4 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 48

  Considere sua religião como filosofia pessoal de viver, cujos princípios nunca o farão rejeitar pessoa alguma nem a ninguém discriminar, pois você se pautará sempre pela fraternidade, pelo amor e pela solidariedade. Utilize sua religião como uma fonte de renovação, de permanente disposição e de alegria para viver. Quando você tiver de abordar os princípios de sua religião, declare seu amor à vida, às pessoas e a tudo quanto significar o bem. Seja simplesmente a manifestação do que prega sua religião, sem querer impor a ninguém suas crenças ou querer pautar o caminho do outro por suas convicções. Sua religião deve contemplar o livre pensar e, sobretudo, o respeito à dignidade da pessoa humana.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

terça-feira, 3 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 47

  Sempre que for necessário afirmar sua religião, faça-o com discrição, sem colocá-la acima de qualquer outra, nem queira a ninguém converter. Sua religião é campo de manifestação de seus princípios transcendentes, naturalmente vividos, sem afetação e com o entusiasmo próprio de seus comportamentos. Religião é vivência íntima de sua relação com o Criador. Portanto, é vivida de modo pessoal e intransferível. No exercício natural da religião, sua imortalidade deverá ser conscientemente vivida, para que haja coerência entre seu pensar e seu agir. Sua religião é a do Espírito, cuja transparência garantirá plenitude ao Personagem, que agirá sempre apresentando sua espiritualidade em todas as suas experiências.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

segunda-feira, 2 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 46

  A religião é um caminho de crescimento pessoal para que sua consciência alcance a certeza da imortalidade. Seu entusiasmo pela condição de imortal lhe trará equilíbrio suficiente para viver com serenidade, para realizar seus projetos existenciais e para construir sua religião pessoal. Considere sua religião como um roteiro para o plano de alcançar a transcendência, mediante úteis orientações até quando você mesmo possa elaborar o seu próprio. Religião é atitude para com o sagrado por você considerado, que lhe proporcione atingir a consciência de sua inquebrantável e íntima conexão com o Divino. No seu entusiasmo, promovido pela vivência de sua religião, sempre respeite a manifestação religiosa do outro.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.

domingo, 1 de junho de 2025

Entusiasmo no dia a dia 45

  Harmonia e entusiasmo combinam quando você descobre e vive sua imortalidade, sabendo que seu Personagem atual tem limites para atender ao Espírito que você é. Seu entusiasmo, silencioso e operante, se expandirá para além de você mesmo, tornando-se farol luminoso a serviço de Deus. Dia a dia, em todos os atos de sua vida, lembre-se de sua imortalidade e viva com a certeza de ter a propriedade de algo muito valioso, jamais corrompido. Torne-se, como Personagem, o Espírito exuberante que é, entusiasmado com a vida, utilizando seu tempo para seus Desejos Soberanos e trabalhando pelo próprio crescimento pessoal, ao tempo em que contribui para o progresso coletivo.

Extraído do livro Entusiasmo no dia a dia.