terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Liberdade no dia a dia 1

A liberdade é bem natural, inerente à condição de Espírito, senhor da vida, do tempo e de sua Designação Pessoal. Utilizar a liberdade com responsabilidade é atitude a ser conquistada à medida que o Espírito integra habilidades evolutivas que o capacitam a dominar seus instintos, a utilizar seu potencial e a amar o viver. Ser livre não é conquista evolutiva, pois é condição inata, razão pela qual o Espírito precisa aprender a educar sua liberdade, colocando-a a serviço da busca pelo descobrimento de sua Designação Pessoal. Seja livre para viver em paz consigo mesmo, a fim de construir seu próprio destino e aprender a amar, respeitando seu semelhante como se estivesse diante da divindade que também há em você.  

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 121

  Jesus se propôs a divulgar uma mensagem que estava além de seu tempo, sem condicioná-la à religião dominante, tampouco a enquadrou aos conhecimentos de sua época. Constituindo sua religião pessoal, aplique-a em todos os momentos de sua vida, sem a ninguém impor condutas ou querer converter pessoas a suas convicções. Jesus falava para os que queriam ouvir, sendo assertivo nas palavras e sem se furtar a dizer o que pensava. Considere que, no centro da mensagem de Jesus, está a ideia do ser humano como uma criatura interdimensional, criada para, cada vez mais, integrar habilidades.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 14 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 120

  Seguir Jesus não é ser fundamentalista, pois seus ensinamentos podem ser encontrados em todas as religiões e filosofias que visam levar o ser humano à transcendência espiritual. As religiões oferecem ensinamentos coletivos, Macrovias de acesso à interioridade de cada um, para que encontrem a religião pessoal. Portanto, reflita sobre os ensinamentos de Jesus, buscando a aplicabilidade em sua vida particular. Mais importante do que ter uma religião é espiritualizar-se sem perder a própria humanidade. Exercite sua espiritualidade na vida comum, independentemente de sua vivência no templo religioso.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 13 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 119

  Jesus é referência de alguém que viveu uma vida voltada para sua Designação Pessoal, aplicando-a no intuito de ampliar a Consciência humana para a autopercepção da continuidade do Eu. Imitá-lo é realizar-se segundo a sua própria, sem adotar ritos ou comportamentos padronizados de conduta. Seja você mesmo, seguindo sua ética, em consonância com sua condição essencial de ser imortal e de ser uma criatura divina. Paute sua existência na certeza de sua continuidade como Espírito, na busca pela realização de sua Designação Pessoal e no permanente desejo de agir com amor.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 118

  A mensagem de Jesus apresenta uma ética a favor da vida, do desenvolvimento da Personalidade Ótima e da ampliação da consciência humana para a imortalidade e para a percepção da Dimensão Espiritual. Considere que sua adesão às ideias de Jesus não implica necessariamente adotar uma religião, mas compreender-se um Espírito imortal, que vive um experimento como Personagem na vida material. Aderir a uma das religiões derivadas das palavras de Jesus ou de seus colaboradores pode ser uma forma de inserir-se em um grupo referencial, o que nem sempre significa vivenciar a condição de Espírito imortal.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 117

  No casamento, aplique a máxima de que se trata da união de Espíritos que se amam, que têm identidade de propósitos e que desejam compartilhar sua intimidade com afeto. Procure reduzir tensões, eliminar qualquer tentativa de obter poder sobre o outro ou de submetê-lo a seu desejo. Casamento pressupõe encontro de duas pessoas que estabelecem uma relação de alteridade e que se reconhecem capazes de dividir responsabilidades para somar propósitos. Evite projetar suas deficiências no outro, reconhecendo seu lado sombrio e suas inabilidades.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 116

  Em seu casamento, aja com ética, contribuindo para que o outro também cresça e se desenvolva no contato com seus valores nobres. Plante, na relação, a fraternidade, o diálogo maduro e a amorosidade de quem tem a leveza no viver. Regue a relação com o companheirismo, com a alegria e com a disposição de colaborar com a realização de quem vive em sua companhia. Evite confrontos ou medição de forças, pois nem sempre vencer é unir. Opte pela construção de uma relação saudável, pautada na confiança e desejo sincero de proporcionar um ambiente rico e espiritualizado para ambos.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 115

  Casamento é união de propósitos para a realização da família, para o desenvolvimento de habilidades e para a materialização do amor. Busque agir de forma coerente em seu casamento, transformando-o em base sólida para que você possa compartilhar opiniões, vivenciar experiências afetivas e para a realização de seus melhores sonhos. Na troca de experiências no casamento, você terá a oportunidade de entrar em contato com outra pessoa com a qual aprenderá a se conhecer, da mesma forma que possibilitará o mesmo a ela. Dê sempre o seu melhor, sobretudo na relação a dois, pois ela pavimentará o solo que você mesmo pisa.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 114

  Case-se consigo mesmo, pacificando seu mundo interior, eliminando demandas e exigências para que o outro lhe resolva a vida e evitando projetar nele suas sombras e necessidades primárias. Evite partir para uma vida marital acreditando que o outro o fará feliz, pois cada um é que deve construir, em seu mundo íntimo, o que pretende alcançar na convivência a dois. Ninguém é obrigado a corresponder ao ideal de pessoa sonhado pelo outro para atingir suas necessidades existenciais, pois só o próprio é capaz de dissolver a perfeição que projetou na relação. Duas pessoas que decidem se casar devem compreender que terão de compartilhar suas habilidades em meio às inabilidades de cada um, buscando eliminá-las.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 7 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 113

  O movimento da vida é para que o Espírito alcance sua máxima expressão de amor e melhor compreenda o sentido e o significado de sua própria existência, visando colaborar com a obra divina. Atue conscientemente a serviço do Criador, para que o ser humano compreenda que as habilidades que necessita integrar em sua evolução não precisam ocorrer com sofrimento. Uma expiação sempre ocorre pela ignorância do Espírito quanto ao funcionamento da vida, cujo conhecimento acontece quando aprende a amar, a se autodeterminar e a reconhecer seu importante papel na evolução de todos.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 6 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 112

  Diante de expiações em seu semelhante, independentemente da necessidade evolutiva do Espírito que esteja por elas passando, sempre busque eliminá-las, pois seu gesto de compaixão, proporcionado pela solidariedade, repercutirá como valiosa lição de amor. Ninguém precisa sofrer para evoluir, pois haverá outras formas de aprender a dissolver predisposições dolorosas, pelas vias do amor. Sua intervenção para minorar o sofrimento de alguém terá a participação divina que foi, por sintonia, acessada por você e que irá atender à finalização alcançada pelo aprendizado conquistado pelo outro. Muitas vezes, você se coloca como agente divino para eliminar a dor do outro.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 111

  Expiações são duras experiências que pretendem guiar sua Consciência para a compreensão sobre o funcionamento da Vida, construídas pelas inabilidades acumuladas em sua evolução. Decorrem do princípio de que tudo deve proporcionar o equilíbrio psíquico, a harmonia das relações do Espírito com o outro e a serenidade pessoal. Nada acontece senão para o restabelecimento do ritmo da vida, para a manutenção do movimento ascensional do Espírito e para que o amor esteja vibrando em seu coração. As dores advindas das expiações cessarão quando o amor for sentido na essência do Espírito e transbordar como felicidade plena.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 110

  Vivendo experiências difíceis, que lhe causem grande e prolongado sofrimento, impostas pela Vida que a todos educa, lembre-se de que nada é para sempre nem implica punição divina. Sua vida é um conjunto de campos para o desenvolvimento de habilidades, nos quais benesses e reveses são manifestações de seu mundo interior. Tudo o que neles ocorre é para a sua evolução, mesmo que impeça ou dificulte sua caminhada, ou que lhe cause perdas significativas. Sempre se pergunte para que aquilo está acontecendo e que lições podem ser extraídas. Considere que há sempre uma atenuação divina que ameniza suas dores.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 109

  Ser feliz é estar em paz consigo mesmo, é nada dever ou exigir a ninguém e é ter um projeto de vida que leve o Espírito à autodeterminação. Significa ter ciência de que se encontra de comum acordo com suas convicções, de que é coerente com o que acredita e sabe viver sua felicidade sendo uma pessoa socialmente produtiva. Quem é feliz se apresenta alegre, sem afetação, acolhedor sem ser sufocante e flexível sem ser indiferente. Torne sua vida um experimento feliz, compartilhando sua felicidade, contribuindo para que todos atinjam suas metas existenciais. Viva e contribua para a felicidade de todos.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 108

  Ante a felicidade manifestada pelo outro, demonstre alegria, mesmo que você não se considere feliz, pois estamos juntos em um mesmo planeta, no qual todos crescem quando um alcança uma vitória sobre si mesmo. Lembre-se de não dificultar a felicidade do outro, criando empecilhos que você poderia retirar, pois, quando atrasamos a marcha de alguém, todo o grupo perde. Trabalhe, em colaboração com o Divino, a fim de proporcionar melhores condições de vida para as pessoas, ensinando-lhes, pelo exemplo, como é possível ser feliz em meio a dificuldades múltiplas.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 107

  Sua felicidade passa por uma ética pessoal que a ninguém discrimina nem se vale do esforço do outro para evoluir e que busca sempre promover o bem-estar para si e para todos. Seja feliz por existir, por realizar a vida e por amar o que constrói como seu próprio destino. Conscientemente, projete sua paz interior no que faz, criando, em torno de você, um ambiente em que as pessoas se sintam bem e motivadas a atingir o que você expressa. Que sua vida seja o resultado de sua paz e de sua felicidade, conquistada pela certeza de sua imortalidade e pelo desejo de manifestar seu amor.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 30 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 106

  Ser feliz é processo que exige a consciência de sua imortalidade, bem como o sentimento de que você é o ser no mundo que atesta a manifestação da Divindade em tudo. Leve aos outros sua felicidade, incluindo-os e proporcionando-lhes que também encontrem o que você integrou em si mesmo para ser feliz. A ninguém faça exigências para ser feliz, pois a felicidade é patrimônio pessoal, conquistado internamente, sem depender do que não lhe pertence. Viabilize sua felicidade sem agredir ninguém, sem diminuir pessoa alguma e sem submeter o outro a seus caprichos.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 29 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 105

  Deus pode ser compreendido pela lógica humana como o Amor Maior, que não julga, não condena nem oferece castigos ao que surge de Sua vontade. Considere-se uma manifestação da Consciência Divina, a serviço do bem, da evolução e da realização do amor. Observe que, pela sua condição divina, você é imortal, senhor do tempo e modelador do Universo. Portanto, assuma esse lugar sem nada temer e com a certeza de que o movimento espiritual ascendente é irreversível. Lembre-se de que tanto sua origem divina como a singularidade que o individualizam só podem ser percebidas nas relações que estabelece com o outro.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 104

  Ofereça a Deus o melhor de você em realizações que o tornem uma pessoa ótima e, simultaneamente, promovam a evolução das pessoas com quem você convive. Sem qualquer explicação lógica, Deus pode ser sentido de forma ímpar por você, cujo momento lhe trará a permanente disposição de viver intensamente. Sem rituais, com o coração livre de mágoas e com a consciência de ser a obra-prima do Criador, viva com gratidão, com ética e com a vontade firme de sentir o amor. Seja você a confirmação de que há algo que permeia tudo. Esse algo o fez existir para melhorar a si mesmo e ao que está à sua volta.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 103

  Sinta Deus em você, tornando-se sua máxima representação, atuando na vida com amor, com ética e com a disposição de construir um mundo melhor, a partir de si mesmo. Traga para sua realização tudo quanto projeta no Divino, buscando materializar em habilidades o que solicita como benesse. Evite peditórios pueris, solicitações de milagres e expectativas de soluções mágicas, pois tudo se passa por sua mente, que aprendeu a deslocar seu esforço para fora de você. Seu entendimento sobre Deus deve levá-lo à autodeterminação e a conquistar o que deseja pelo trabalho digno, pela competência oriunda de seu intelecto e pela capacidade de senti-Lo.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 102

  Sua relação com o Divino deve ser tornada consciente, sem adorações e exigências, mas tão somente em busca de uma maior sintonia para a realização de Seus Desígnios. Busque, cada vez mais, sentir o Divino que pulsa em você, realizando a vida infinita que lhe foi doada, compreendendo o significado de compartilhá-la com seu semelhante e se tornando consciente de sua exuberância como Espírito. Em sua vida, nunca deixe de buscar sentir o amor, pois se trata do sentimento que torna possível atingir a consciência da presença divina em todas as coisas.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 101

  Seja sempre a pessoa que se encontra pacificada consigo, harmonizada interiormente e disposta a viver a própria vida sem a ninguém ferir. Aja com ética, escute a própria alma e realize o propósito da vida sem excluir pessoa alguma, compreendendo a importância de todos em seu processo de ascensão espiritual. Ao olhar para o outro, tente enxergar seu semelhante, cuja essência tem a mesma marca do Criador que há em você e que busca também o sentido e o significado de sua existência. Seja sempre ético em todos os momentos de sua vida, para que ela seja plena e o leve ao encontro de sua máxima essência.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 100

  Sua ética deve ser melhor, mais promotora do bem comum do que a moral social, pois, assim, você se diferenciará do coletivo, encontrando a principal razão de sua existência no mundo. Torne-se aquilo que você identifica como sua individualidade, ou sua essência, pois é nela que está sua identidade gerada pelo Criador. Quando você se perceber e resolver viver como Espírito, entenderá o sentido de sua vida, contribuirá para que o outro, com quem compartilha os momentos mais importantes, também perceba sua exuberância. E você, então, alcançará a transcendência de amar.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 23 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 99

  Quando você se sente uma pessoa realizada, quando contribui para o desenvolvimento da sociedade e quando promove o bem-estar pessoal e coletivo, certamente está se aproximando da compreensão de sua Designação Pessoal. Nessa fase de sua evolução, entenderá a relevância da ética, a importância do respeito à dignidade humana e a grande satisfação em trabalhar no bem. Colocando no lugar mais alto de sua Consciência o Desejo Soberano de sentir o amor à vida, a percepção de sua imortalidade e a necessidade de construir um destino em consonância com o Criador, tudo isso aproximará você de sua Designação Pessoal.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 22 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 98

  Designação Pessoal é a marca divina na essência do Espírito, a qual define a razão máxima de sua existência e o para quê foi criado. A descoberta da Designação Pessoal é processo existencial longo, que lhe exige a percepção de suas macrotendências, do contato com o que o realiza plenamente e do alcance do sentimento de profunda conexão com o Criador. A vivência de sua Designação Pessoal lhe exige uma ética superior de vida, a excelência, para amar profundamente o viver e experimentar um sentido existencial de valorização de tudo que signifique harmonia nas relações com o outro.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 97

  Nunca se esqueça de que quanto mais poder você tem sobre alguém menor será a sua disposição para amar a pessoa, pois seu coração estará bloqueado pelo seu desejo de dominação. Equilibre suas funções de comando de forma a não dificultar suas relações afetivas nem afastar você do bom e saudável convívio humano, pois, quando a mente se ocupa em exercer o poder, sobra pouco espaço para o afeto. Quando você se encontra no lugar de comando, geralmente as pessoas projetam em você sua visão de dominador, tirano e arrogante. Por esse motivo, exerça sua função com o máximo de ética, de amorosidade e de forma leve.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 96

  Lembre-se de que você possui um poder pessoal, inerente a todo ser humano, cujo uso deve estar sempre a serviço de sua evolução e, portanto, para integração de habilidades. É importante que você utilize esse poder com ética e sem submeter pessoas a seu controle ou torná-las dependentes. Submeter indefinidamente pessoas à sua dependência, limitando sua liberdade ou dificultando sua evolução, é como delas se imantar, tornando-se, por consequência, escravo submisso à sua existência. Saiba usar seu poder pessoal, usando-os silenciosamente, oferecendo os benefícios dele resultantes para todos.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 95

  Lembre-se de que todo poder sobre alguém, mesmo que consentido, é efêmero. Portanto, utilize-o bem e com responsabilidade, sabendo que amanhã você poderá estar no mesmo papel de quem está sob seu comando. Ninguém é, como pessoa, maior ou superior a ninguém, pois, no que diz respeito à condição de imortal, temos todos a mesma origem divina. Sua ética deve conter o entendimento da noção de filiação divina, de que todos temos os mesmos direitos e as oportunidades de evoluir. Aprenda sempre que só sabe mandar com equilíbrio quem sabe obedecer com humildade.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 94

  Quando você estiver em alguma experiência na qual pessoas estejam sob sua direção, não se esqueça de agir com ética, com humildade e com respeito à dignidade de cada pessoa. O poder que se exerce sobre alguém deve ser livremente consentido, sem o que será arrogância ou dominação indevida. Quando inevitável e no exercício de uma função, use sua capacidade de dirigir pessoas com leveza, tratando-as como a si mesmo trataria. Todo ser humano, quando sabe que deve obedecer, agirá de bom grado quando seu dirigente atuar com assertividade, compreensão e solidariedade.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 93

  Respeite o corpo alheio com o mesmo cuidado com que conduz o seu, pois a agressão dirigida ao outro retroage sobre você. Compreenda também que viciar seu corpo com qualquer substância, sobretudo aquelas que entorpecem os sentidos, implica o estabelecimento de protocolos psíquicos de difícil eliminação. Sempre que possível e quando necessário, submeta seu organismo a avaliação médica, para que sua Consciência se tranquilize sabendo que se encontra sob cuidados de especialistas em seu funcionamento. Seu corpo é extensão de sua mente, uma porta de entrada e saída de seus conteúdos.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 16 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 92

  Alegre-se com seu corpo, mesmo que haja algum problema em seu funcionamento, pois se trata de condições provocadas pela Vida para que você conquiste alguma habilidade. Lembre-se de que isso ocorre para seu desenvolvimento pessoal, cujo processo lhe oferece a melhor maneira de você integrar úteis habilidades. Olhe para seu corpo como para um experimento que o Espírito que você é está realizando, cabendo-lhe cuidar para que, em outras oportunidades, você possa ter um outro em boas ou melhores condições do que as do atual. Maneje seu corpo como quem dirige uma delicada máquina conectada à sua mente.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 15 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 91

           Cuide para que não haja excesso no atendimento às necessidades do corpo. No entanto, dê-lhe a devida atenção sem sobrecarregar sua mente, colocando-o em um hiperfoco. Evite o medo de possíveis doenças e a ansiedade em resultados de exames. Compreenda que seu corpo obedece a predisposições que podem ser alteradas, de acordo com as habilidades conquistadas. Agindo com ética, intencionando o bem e ressignificando seu passado, com a eliminação de culpas em face da ignorância havida, você poderá se modificar, atenuando ou eliminando possíveis processos que lhe causariam sofrimento.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 90

           Sua saúde é fundamental para viver certas experiências que exigem corpo e mente saudáveis. Portanto, cuidar de ambos é não perder o significado do viver. A vida merece ser vivida intensamente, de forma saudável e ética, buscando fazer com que as experiências sejam sentidas e as habilidades naturalmente conquistadas. Cuidar do corpo é também cuidar de um instrumento importante do Espírito, embora não signifique sua totalidade, pois, muito mais do que o físico, há o psíquico e o espiritual a serem percebidos e cuidados. Observe que tudo se passa em seu mundo íntimo, portanto, harmonize sua mente.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 89

  Depender de alguém, podendo, com seus esforços e com sua determinação, gerir sua própria vida, implica perda do empoderamento necessário para que sua evolução conserve o ritmo adequado à sua manutenção em um grupo de afetos. Sua resiliência, seu poder pessoal e seu sacrifício em gastar suas energias no que lhe proporciona realização interior são fundamentais para alcançar a maturidade do Espírito que você é. Não adie sua entrada na condição daqueles que são proprietários de seu destino, nem permaneça entre os que procrastinam viver a vida verdadeira.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 88

  Sua ética deve colocá-lo em condições de fazer face a possíveis condições transgressoras ou que o convidem à quebra de seus valores. Quando isso vier a acontecer, verifique se não haverá arrependimento e se as consequências de sua decisão não lhe trarão dificuldades futuras ou algum prejuízo pessoal. Quando sua escolha significar perda de sua independência, ficando a mercê do controle de alguém, analise se não seria melhor renunciar ao ganho imediato ou ao prazer instantâneo em função da paz em sua consciência, bem como da manutenção de sua ética.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 11 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 87

  Quando você abdica de sua vida para seguir ou estar ao lado de alguém, certamente uma parte de você cobrará a liberdade suprimida e a realização pessoal adiada. Portanto, cuide para que sua dependência de alguém não o transforme em uma pessoa amarga, sem realizações pessoais, pois o Espírito, quando renuncia, posterga seu desejo. Para evitar cobranças futuras, negocie seus interesses e inclua outras metas exequíveis que possam contribuir para não haver tédio em sua vida nem lhe provocar frustrações. Depender de alguém estimula a formação do complexo consciente de inferioridade, o que provoca irritações espontâneas.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 86

                  Construa sua vida de forma a alcançar autonomia de vida, independência pessoal e a propriedade de si mesmo, sempre se valendo de uma ética superior. Evite a dependência psicológica de pessoas, tomando como meta a conquista da liberdade de ser você mesmo. Depender é permitir que parte de sua vida seja vivida por outra pessoa, na medida em que você segue diretrizes alheias, sem criar os princípios de sua própria filosofia de viver. Seguir conselhos é saudável quando compreendidos e assimilados como coerentes e passíveis de serem realizados. Porém, não é salutar depender do outro para escolhas que devam ser fundamentadas na essência de si mesmo.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 9 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 85

               Ante a mediunidade ostensiva de alguém, cuja manifestação o coloca em contato com informações supostamente referentes à sua vida passada, ouça e considere apenas uma opinião. Evite transformar o médium em oráculo ou em alguém que tem contato com suposta sabedoria oriunda de seres mais evoluídos. Endeusar uma pessoa, mesmo que lhe traga úteis conselhos ou cure você de algum mal, é substituir seu discernimento e seu esforço pessoal por algo que lhe surge de forma mágica. Espíritos desencarnados são pessoas como você e merecem o mesmo tratamento dado às demais.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 8 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 84

               No seu dia a dia, perceba quando sua mediunidade está acontecendo, visto que presenças espirituais na vida humana são comuns e carecem de entendimento e trato adequado. A atenção que você deve dar à ocorrência de contatos mediúnicos não deve prevalecer sobre as obrigações que lhe cabem na vida material. Portanto, cuide para que não haja alienação nem desprezo. Lidar com a Dimensão Espiritual requer conhecimento adequado e maturidade emocional, para que você não caia em fascinações ou outros tipos de obsessão que prejudicam a vida humana.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Ética no diua a dia 83

                 O uso de sua mediunidade não é profissão nem deve estar a serviço de propósitos escusos, pois é faculdade de alto valor evolutivo que contribui para a integração de importantes e úteis habilidades. A relação com desencarnados obedece aos mesmos princípios éticos que você utiliza para lidar com os encarnados, sobretudo no que diz respeito às ocupações de cada um. Seja simples, objetivo e responsável em suas incursões na Dimensão Espiritual, pois você estará lidando com uma sociedade que se assemelha à da Terra, mas que possui características específicas a serem conhecidas.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 82

               Sua mediunidade é uma faculdade psíquica que lhe permite comunicação com pessoas que se encontram na Dimensão Espiritual. Utilize-a com a mesma ética com que você estabelece contato com pessoas das suas relações interpessoais no mundo físico. O trato é o mesmo, independentemente da condição de encarnado ou desencarnado, pois a continuidade do Eu após a morte do Personagem não demoniza nem santifica ninguém, muito menos lhes retira a condição humana. Utilize sua mediunidade sem afetação, sem exibição, mas com serenidade e naturalidade.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 81

             Lembre-se de que seus embates externos ocorrem quando não há harmonia interior em você, razão pela qual busque sua paz interior como Desejo Soberano. Quando for inevitável entrar em um embate, seja uma pessoa assertiva, não agrida a dignidade de ninguém nem perca sua paz, pois não vale a pena querer a vitória ilícita nem um ganho do que não lhe pertence. Muitas vezes, perder algo é ganhar a si mesmo. Em qualquer embate, aja com sinceridade, evite acirrar ânimos e saiba sair sem prejudicar ninguém. Quando alguém usurpa algo que lhe pertence a ganha o direito de posse, a Vida se encarrega de lhe devolver.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 80

           Quando você se encontrar na posição de mediador, mesmo que não obtenha êxito em suas intenções, ofereça às partes sua serenidade, sua ética e sua compreensão de que cada um define seu próprio destino nas emoções que abriga em seu mundo íntimo. Ante contendores, evite tomar partido quando nenhum deles tem maturidade para encontrar o caminho da conciliação. Tente levá-los à reflexão quanto ao que se passa na mente de cada um, cuja contradição se faz representar na contenda estabelecida. Ofereça-lhes a harmonia de uma pessoa lúcida, saudável e equilibrada que você é.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 79

             Ao ser colocado em uma situação de confronto com alguém, seja solidário, reduzindo a gravidade da experiência, buscando sempre um acordo saudável. Nunca se deixe levar pelo calor da exaltação, descontrolando-se ou perdendo seu equilíbrio emocional, pois sempre haverá uma maneira serena de lidar com os convites da Vida para seu crescimento pessoal. Liberte-se do ímpeto em se autoafirmar perante os outros, pois só você sabe a grandeza do Espírito que é. Você não precisa gritar para ninguém nem dominar pessoa alguma, pois sua força e seu poder estão nas intenções de seu coração.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 2 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 78

            Nos embates da vida, no enfrentamento de desafios e nas lides cotidianas, seja uma pessoa ética, pois assim você conseguirá vencê-los em harmonia com os Desígnios Divinos. Nunca perca a esperança de que sua vitória contra as inabilidades o levará ao fortalecimento de sua personalidade e ao encontro consigo mesmo. Jamais desista dos propósitos de viver e de amar, pois a Vida o conduzirá ao melhor em você mesmo. Nenhum obstáculo é maior do que você nem haverá fracasso em sua luta para a realização de sua Designação Pessoal. Não se esqueça de que você é criação divina e foi gerado para ser feliz.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 1 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 77

            Não permita que seu orgulho assuma sua Consciência, dificultando seu discernimento, expondo você ao ridículo ou lhe trazendo desagradáveis consequências. Quando aparecerem sinais de arrogância, necessidade de se autoafirmar, ou quando as pessoas não quiserem trabalhar ou estar a seu lado, compreenda que é hora de sair da posição em que se colocou e ser mais humilde. O orgulho facilita a obsessão espiritual, dificulta a flexibilidade da personalidade e bloqueia a criatividade. Em sua ética, inclua a humildade, estabelecendo limites para seu desejo de controle.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 76

              O orgulho é uma condição psicológica de quem se coloca como superior ao outro, estabelecendo uma tentativa de domínio e de preservação de seu espaço. É insegurança quanto à possibilidade de cooptação pelo outro, com demonstração de poder e controle. Vença seu orgulho, agindo com ética, igualdade e transparência de seus atos. Ninguém é mais do que ninguém senão pelas habilidades de que é portador, sem que necessite subjugar ou dominar a pessoa para ser quem é. Seja simples, capaz e fraterno, compartilhando sua experiência com todo aquele que dela necessite.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 75

  Diante da demonstração de orgulho por parte de alguém, mantenha-se em sua humildade, evitando manifestar seu orgulho ao outro, agindo de acordo com sua ética. O orgulho é inflação de si mesmo, objetivando superar alguma inferioridade latente, cujo processo reduz o discernimento lógico e a empatia, necessários para um bom convívio humano. O remédio para o orgulho é a consciência do valor pessoal, base essencial da humildade. Quando sua ética contempla a compreensão da inferioridade inconsciente do outro, a relação fica mais leve, sem que haja competição de sua parte.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 74

  Sua ética deve conduzir ao equilíbrio, à harmonia e à paz, sendo incompatível com o orgulho, a vaidade e o egoísmo. Busque ajustar seus propósitos existenciais à sua filosofia de vida, a fim de gerar coerência entre seu pensar e seu agir. Sempre que houver desacordo entre seu sentir, seu pensar e seu agir, haverá incoerência, conflito e inquietação interior. Sua ética deve ser roteiro seguro para o alinhamento psíquico necessário a uma vida saudável. Cuide para que sua ética lhe traga a necessária humildade, bloqueando o orgulho, para que você aproveite melhor as experiências da vida.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 73

           Nas perdas patrimoniais, financeiras ou de oportunidades de negócio, lembre-se de que há outro processo existencial em curso, conduzido pela Vida, que você ainda não percebeu, pois somos um conjunto de intenções conscientes, com predisposições que trazemos do passado necessitando adequações. Não lamente perdas, pois você sempre estará ganhando objetiva ou subjetivamente, visto que tudo é para seu desenvolvimento espiritual. Em lugar do lamento, da vitimização ou da autopiedade, tente descobrir como a Vida funciona e o que ela quer ensinar.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 72

  Quando você considerar que a morte de alguém é uma perda, tente analisar pelo ângulo do valor atribuído à pessoa e tudo quanto ela lhe proporcionou de bom na vida. Assim considerando, entenda que muito você recebeu e doou. Portanto, não se perde o que se constrói dentro de si mesmo. O acréscimo do que se viveria ao lado da pessoa pode e deve ser obtido ao lado de muitas outras, em memória a quem já fez a passagem. Assim também deve se considerar nas separações, nas quais o amor ainda permanece vivo no coração. Perdas são julgamentos que fazemos em cima de expectativas que nos frustram e que merecem ser ressignificadas como lições da Vida para o nosso crescimento espiritual.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 26 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 71

  Quando você for analisar seu passado, considere perdas, derrotas ou fracassos como convites da Vida para o crescimento interior. Inclua-os na categoria de diálogos diretos com o Criador, para que seu equilíbrio interior fosse reestabelecido. No caso de você considerar que houve erros ou culpados, lembre-se de que a ignorância é mãe de todas as experiências humanas e, por causa dela, nossa vida se renova sempre. Compreenda que o passado de todo ser humano é revestido pela ignorância, razão pela qual, a todo momento, estamos integrando novas habilidades. Portanto, perdoe-se e continue aprendendo.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 25 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 70

  Perdas fazem parte da vida humana e são necessárias para que o Espírito se perceba autônomo, independente e proprietário de si mesmo. Ante perdas, pergunte-se para que ocorrem com você e como lidar com o vazio que promovem. Quando houver necessidade e oportunidade de recompor suas perdas, aja com ética e responsabilidade para que a lição seja, de fato, aprendida. Suas perdas amorosas, afetivas, financeiras ou de outra ordem denunciam a necessidade de tomar de volta para si a importância de olhar para o Espírito que você é, e que de nada depende para existir.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 69

  Ante a doença em um ente querido, ofereça sua tranquilidade e conforto ao afirmar que tudo passa e que nunca deve perder a disposição de viver. Evite falar na morte ou na continuidade da existência após o decesso orgânico, salvo se for solicitado a explicar sobre o Além. O que o doente mais quer é uma conversa amena, um sorriso franco e um descanso para a consciência fixada na doença. Seja afável, atencioso e deseje anonimamente que o melhor de sua energia saia de você em direção ao doente, pois é o que ele também espera receber. Adoecer é natural. Portanto, naturalize o momento de uma visita.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 68

  Cultive a mente serena, a harmonia interior e a paz no coração pela prática de querer o bem, de ser capaz de gerir a própria vida e de viver como Espírito imortal. Nada tema, fazendo um pacto com a Vida de não querer prejudicar ninguém, de agir com ética e de atuar com responsabilidade na vida. Considere importante investir em você, utilizando o máximo do tempo do Personagem para se capacitar, implantando, em sua mente, o Desejo Soberano de viver como Espírito. Não se retraia ante uma doença, cuidando do corpo até os limites possíveis da Ciência, continuando a dar o seu melhor enquanto o corpo funcionar.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 67

  Seu corpo físico é perecível e serve temporariamente ao Espírito para sua evolução. Por mais que se prolongue a vida útil de seu organismo físico, não se esqueça de que se trata de uma forma passageira, adequada a certos fins específicos e com limite de tempo. Pense que o Espírito que você é já utilizou organismos semelhantes e ainda viverá em muitos outros. Portanto, faça-o com gosto e com ele extraindo o melhor das experiências vividas. Cuide do corpo e viva com ética, sem lamentar quando uma doença surgir, pois a Vida tem sempre um propósito útil para tudo que lhe acontece.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 66

  Em meio ao adoecimento do corpo, não perca a disposição de viver nem deixe que a inércia ou a vitimização lhe tome a Consciência. Sua vida é maior do que uma doença, por mais grave que seja, pois seu Eu continuará para sempre, vivendo o eterno presente. Para curar-se, evite ultrapassar os limites de sua ética ou fazer promessas, barganhando com o Criador, pois adoecer é parte das predisposições humanas, cabendo-lhe ressignificar o sentido da dor. Compreenda: o vaso que abriga o Espírito, para que ele integre as mais diferentes e complexas habilidades, não é imortal como ele, sendo-lhe apenas um útil instrumento de evolução.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 65

  Ética é compromisso consigo mesmo, é coerência nas atitudes, é pautar a vida por uma filosofia que contemple cuidar de si e de todos. Lembre-se de que suas atitudes devem ser o resultado de sua ética, de seu pensar e de sua Designação Pessoal. Portanto, viva sua essência espiritual, consciente da continuidade permanente de seu Eu, do Espírito imortal que você é. Sua vida não se resume ao breve tempo do corpo físico de seu Personagem atual. Portanto, tenha a atitude de estar sempre sentindo as experiências da vida intensamente, delas extraindo o melhor para seu bem-estar e para o bem-estar coletivo.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 19 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 64

  Quando você perceber que sua vida está sem sentido, ou que nada mais vale a pena fazer, isso significa que a Vida o está convidando à percepção de sua face espiritual. Conheça tudo que diga respeito à sua essência como Espírito, pois se trata de ir ao encontro de quem verdadeiramente você é. Para tanto, tenha a atitude de, pacientemente, caminhar em outra direção, na qual se encontra o preenchimento de seu vazio existencial. Comece dizendo sim à vida e não ao desleixo de si mesmo, entendendo que a saída para o vazio é preenchê-lo com sua capacidade de vencer suas inabilidades latentes.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 18 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 63

  Evite a estagnação, o tempo perdido ou a inércia, pois, embora a vida seja infinita e lhe pertença, você deve aproveitar para alçar voos maiores. Há outras dimensões existenciais que você pode galgar, sendo necessário ter atitude, agir com ética e sentir o amor. Ninguém evolui sem esforço, nem há ascensão mágica sem sacrifício da energia pessoal de viver. Portanto, evite desperdiçar sua vida com futilidades ou excessos de distrações que costumam acrescentar protocolos psíquicos condicionantes da mente a optar pelo menor esforço. Considere que o tempo lhe pertence e que deve ser bem manejado, a serviço de sua própria evolução.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 62

  Paute sua vida por atitudes éticas, saudáveis e produtivas, de acordo com sua Designação Pessoal. Observe que a Vida lhe convida a muitas realizações, mas é necessário o estabelecimento de prioridades, cujo critério deve conter ética, sua realização pessoal e o bem-estar coletivo. Atitude para com a vida é cuidar de si para que ela valha a pena, e seu viver possibilite o máximo de integração de habilidades. Tenha atitude perante a vida, sendo protagonista de suas experiências, para se tornar proprietário de si mesmo, agindo com ética e autodeterminação.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 61

  Ante o orgulho do outro ou sob qualquer demonstração de vaidade, evite confrontos que podem acirrar disputas estéreis. Aja com humildade, mas cuide para que isso não pareça desejo de humilhar o outro com sua oposição. Humildade não é demonstração de valor superior nem simplicidade para chocar, mas ação simples, eficaz e silenciosa. Cuide para que sua humildade não se transforme sutilmente em vaidade por ser diferente, pois a fronteira entre uma e outra é tênue e costuma enganar os mais experientes. Cultive a humildade silenciosamente, capacitando-se cada vez mais, a fim de oferecer à Vida o seu melhor.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 60

             Ética é respeito à vida, ao que é melhor para todos e valorização da dignidade humana. Assim sendo, busque agir sempre em consonância com princípios altruístas e que estejam em sintonia com sua espiritualidade. Considere que a ética, a espiritualidade e sua humildade sempre colocarão você em contato com o melhor de si mesmo e dos outros, pois assim funciona a Vida, aproximando os iguais. Estabeleça critérios pessoais para viver, nos quais a humildade estará sempre presente, para que a Vida responda com experiências de alto valor agregado, na obtenção de habilidades evolutivas.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 59

            Considere a humildade uma condição interna de quem já tomou consciência de que sua própria vaidade dificulta uma maior compreensão do sentido da vida. Seu modo de agir publicamente, quando sua humildade estiver prevalecendo, atrairá mais a atenção das pessoas do que quando a vaidade se apresentar, pois atrai o julgamento crítico contra você. A humildade é sempre mais eficaz, facilitando o trabalho de todos e beneficiando sua continuidade com satisfação. Quando você aciona sua humildade, sua competência entra em ação, para que sua eficiência aconteça em maior grau.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 58

             A humildade é o reconhecimento pessoal dos valores, das competências e das habilidades que se possui, cujo uso não exige demonstrações nem necessidade de reconhecimento externo. Ela inclui a ética em tudo que faz, visto que quem age com humildade sabe respeitar o outro, busca excelência em seu trabalho e dispensa elogios. Sua humildade deve estar sempre presente e não se incomoda com a vaidade do outro, nem lhe exige correções de conduta, pois sua inadequação será evidente. Seja humilde para melhor aprender as lições que as experiências da Vida lhe oferecem.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 12 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 57

            Perdoar é sinal de maturidade, quando há a compreensão de que é necessária, para cada pessoa envolvida, a descoberta da razão que motivou a experiência. Culpar alguém, ou a si mesmo, não contribui para um bom desfecho de um conflito. Quando perceber que seu orgulho apareceu, dobre-o e evite querer demonstrar poder ao outro. Considere que sua dignidade não precisa ser atestada por ninguém e que sua competência não necessita da chancela do outro. Em sua ética de vida, devem constar a humildade e o desejo de não sintonizar com a agressividade de ninguém.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 11 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 56

  Inclua, em sua ética, a capacidade de perdoar e de contribuir, sempre que possível, para o equilíbrio de seu agressor. Evite tomar como agressão pessoal tudo que seja dirigido a você por inabilidade do outro. Torne mais leves as situações nas quais você se sentiu diminuído ou agredido por alguém, mesmo quando você esteja coberto de razões. Nem sempre ter razão é o mais importante, pois, sob o calor da emoção, ela costuma se ausentar. Evite trocar seu equilíbrio por palavras inadequadas que ferem ou contribuem para a desarmonia nas experiências da vida. Sua luta não deve ser contra alguém, mas para vencer a si mesmo.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 55

  Ao viver experiências nas quais você se sentiu sob a agressão de alguém, sua ética deve incluir a habilidade de ressignificá-las, extraindo úteis lições, sem revidar ou desejar mal a seu agressor. Entenda que as experiências aversivas, em sua vida, decorrem de suas predisposições pessoais, nas quais o outro, por inabilidade dele, entrou em seu campo de circunstâncias geradoras de aprendizado. Perdoar, portanto, é ser capaz de encontrar as razões pelas quais a Vida o colocou para vivenciar a experiência geradora do incômodo em você, sem que deseje se vingar.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 54

  Perdoar é compreender o outro em suas dificuldades de entendimento de como funciona a Vida. É dar a si mesmo a oportunidade de obter equilíbrio emocional, independentemente das atitudes do outro contra você. Trata-se de ressignificar antigos modos de reagir à agressão contra você como algo inerente à sua necessidade de integrar alguma habilidade em sua dimensão emocional. Analise o comportamento do outro, entendendo que ele também, ao agredi-lo, ignora as leis da Vida, requerendo aprendizado no tempo. De sua parte, na experiência ocorrida, tente descobrir o que você necessita integrar como habilidade.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 53

  Sua vida sexual é foro íntimo, cuja definição exterior é de sua única responsabilidade. Cuide para não se deixar influenciar por modismos ou por práticas abusivas a seu corpo e ao do outro com quem você compartilha sua vida íntima. A ninguém interessa sua definição de gênero ou de escolha sexual, cabendo-lhe ser adulto e responsável, colocando sua sexualidade em consonância com sua Designação Pessoal. O Espírito que você é, como senhor de seu destino, é artífice de sua evolução e condutor das experiências que escolhe viver. Portanto, assuma quem você é e pague o preço por ser você mesmo.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 52

  Sua atividade sexual é campo distinto de sua vida religiosa, pois sua repressão ou sua prática ritualizada não implica, necessariamente, transcendência. Cabe sempre discernimento, bom senso e equilíbrio psicofísico na utilização de qualquer força que implique comportamento rotineiro. Mais importante do que o prazer imediato é descobrir para que sua prática é feita e a serviço de que habilidade ela acontece. Sua mente é sua casa, seu ninho e sua morada. Portanto, abrigue nela tudo que lhe traz segurança, harmonia e amor. Nela, deixe que habite sempre o melhor de você e que lhe proporcione realização pessoal.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 51

              Sexo é atividade importante na vida, caracterizando-se pelo desejo de comunhão com alguém com quem se pode, consentida e responsavelmente, permutar energias prazerosas. Observe o quanto você dedica sua atenção à sexualidade, sempre avaliando se há excesso, foco demasiado ou repressão indevida, pois a Vida nos exige manejo adequado para o equilíbrio psíquico. Cuide para não se tornar presa fácil do lazer, nem se escravizar na sua utilização, cabendo autocontrole e moderação. Evite a moralização de sua vida sexual, tanto quanto uma sexualidade irresponsável e sem limites. Sexo e ética cabem em um mesmo contexto.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 5 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 50

            Sua sexualidade é um campo da vida que lhe pertence, no qual deve sempre contemplar o uso responsável e incluir sua afetividade. É por onde você deságua seus desejos de prazer e de comunhão com alguém com quem compartilha sua maior intimidade. Sua sexualidade é expressão de seu mundo interior, que revela sua natureza e a representação de como você se define. Cuide para que sua sexualidade não se torne conflituosa nem a situe nas teias do prazer desenfreado, pois se trata de uso de poderosa energia do Espírito a serviço de sua evolução. Considere que é necessário aprender a manejá-la com maestria para a aquisição de importantes habilidades afetivas.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 4 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 49

  Liberte-se de sofrimentos, de medos e de culpas, adotando uma religião que suavize sua vida, que flexibilize seu destino e que oportunize recomeços sem castigos ou punições, pois sua crença em Deus deve ser compatível com o amor. Cuide para que sua crença não torne o outro seu inimigo nem o leve a ser intolerante com aqueles que não são seus confrades. Compreenda quem se opõe a seus princípios ou os nega, pois cada Espírito tem seu próprio conjunto de raciocínios e sua forma de reverenciar seu Deus. Todos têm o direito de negar ou afirmar algo a respeito de Deus, de acordo com seu estágio de evolução.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 48

  Sua religião deve trazer felicidade, amorosidade e espiritualidade genuína, sem que haja medo da morte nem pacto que não seja com o bem, com a paz e com a harmonia. Construa propósitos superiores, elegendo como meta atingir a excelência em tudo que faz, visando o bem-estar pessoal e coletivo. Sua religião deve contribuir para que você desenvolva uma personalidade ótima, cuja principal característica é a compreensão e o propósito de dissolução do sofrimento humano. Inclua, em sua religião, a compaixão, a ética e a vivência plena do amor, para que você e todos os seres humanos se conscientizem da condição de Espíritos imortais.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 47

  Em matéria de religião, deve vigorar o amor, a caridade e a transcendência, visando o desenvolvimento pessoal e a busca pela consciência e pela vivência como Espírito imortal. Atue com sua religião para que todos adquiram a excelência como pessoa, para que o ser humano amplie a consciência da continuidade do Eu após a morte de seu Personagem e para que a Terra se torne o Além maravilhoso que se deseja encontrar. Sempre aja com ética, sobretudo em matéria de religião, não renunciando a seus princípios e crenças quando se trata de desrespeitar a vida ou prejudicar qualquer ser humano.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 46

  Sua religião deve contemplar a mais alta noção de ética, na qual a vida deve ser valorizada em todas as suas expressões. Religião é atitude para com o sagrado visando a transcendência, em colaboração com o Divino, para a construção de um mundo melhor. Pratique sua religião com ética, incluindo todos os seres humanos como seus irmãos, sem discriminar ninguém, sobretudo aqueles que não comungam com sua crença. Religião implica comunhão, fraternidade e respeito às diferenças, sem qualquer competição comparativa de valor ou exigência de supremacia. Somos habitantes de um mesmo orbe, irmanados pela procedência divina.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 45

  Considere que cada experiência inusitada de sua vida – cuja ocorrência não se deu por sua vontade consciente – constitui um convite para que você integre alguma habilidade. Portanto, sempre se pergunte para que ela se apresenta. Agindo com ética, as respostas sairão naturalmente, pois haverá sintonia com as Forças Superiores da Vida, cuja conexão permanente se tornará consciente. Eleve suas aspirações para a obtenção de habilidades úteis, pois isso o estimulará a alcançar novos patamares evolutivos. Tenha a certeza de que, agindo com ética, estará em maior sintonia com o Divino.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 44

  Considere que ter a consciência em paz e viver em harmonia requerem uma ética de vida que lhe dê sustentação interior, para fazer face aos desafios da vida. Não tema viver nem se considere vítima de nada nem de ninguém, mantendo a cabeça erguida no enfrentamento das próprias dificuldades, considerando-as oportunidades de crescimento. Seja uma pessoa ética, para que a Vida assim aconteça, já que a realidade sempre se apresentará conforme suas tendências e de acordo com suas predisposições íntimas. Viva suas experiências como oportunidades de se conhecer, pois elas estarão sempre colocando você frente a suas necessidades de aperfeiçoamento.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 28 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 43

  Quando sua ética for considerada melhor ou mais adiantada do que a social, procure disseminá-la em suas ações, de maneira a promover o progresso da sociedade. Você é agente de transformação e deve se empenhar para que haja desenvolvimento de sua personalidade, o que acarreta ganhos para todos. Realize sua vida de forma a contemplar a melhoria das pessoas com quem você convive, promovendo a harmonia e a paz à sua volta. O sentido da vida inclui o bem que você faz, o amor que você sente e a filosofia existencial que você pratica. Sempre considere, pela pessoa que você é, que todos o veem como exemplo a ser seguido.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 27 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 42

  Quando você pensar e agir com ética, perceberá leveza em sua vida, sensação de dever cumprido e a consciência em paz. Busque sempre agir com ética, pois, assim vivendo, jamais irá prejudicar alguém nem a si mesmo. Viver em harmonia requer convivência pacífica, responsabilidade nas relações interpessoais e coerência entre o pensar, o sentir e o agir. Considere que estar em paz consigo mesmo é tão importante quanto promover a harmonia à sua volta, visto que é também importante ocupar-se em estabelecer o equilíbrio onde e com quem estiver. Crie uma atmosfera saudável e harmônica em todos os momentos e experiências de sua vida, para que dela extraia o melhor.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 41

  Quando alguém lhe pedir ajuda e você se sentir com vontade de prestar auxílio à pessoa, lembre-se de avaliar o que, de fato, o outro necessita e suas possibilidades de atendê-lo. Evite exceder os limites pessoais, pois poderá estimular que seu beneficiário considere que o merece e que sua continuidade deve ser obedecida na mesma proporção inicial. Nunca se esqueça de que quem muito dá muito cobra e muito espera do Divino, pois acredita que resolve suas culpas e seus equívocos anteriores. A caridade espontânea promove bem-estar e desejo de que nada lhe seja recompensado.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 40

  Quando pretender ajudar a alguém, não se esqueça de agir com ética, pois seu exemplo terá reverberação na mente de quem recebe sua ajuda, promovendo a possibilidade de gerar atitudes semelhantes. A imitação da caridade é desejável, principalmente quando não é acompanhada de demonstrações movidas pela vaidade, ou por culpa redentora, nem do uso de qualquer ilícito para realizá-la. O anonimato, a simplicidade e a humildade na prática da caridade possibilitam que o beneficiário mantenha sua dignidade e seu desejo de desobrigar seu benfeitor de mantê-lo dependente. A caridade deve libertar o beneficiário, para que alcance autonomia em sua vida.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 39

  Caridade é um sintoma de que a bondade quer se instalar definitivamente na Consciência, como habilidade permanente. Portanto, sempre que você sentir vontade de contribuir para o processo de conquista da autonomia de uma pessoa, ou quando a compaixão surgir como desejo, busque serenamente sua realização. Considere que a caridade é uma ação positiva, cujo limite deve conter a análise do que o outro verdadeiramente precisa, a fim de auxiliá-lo sem viciá-lo ou torná-lo um cliente que não se esforça. Deve-se promover sua resiliência na construção de sua completa autonomia. Auxiliar o outro é também libertá-lo da dependência.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 38

  Caridade é a materialização do amor ao próximo, que beneficia quem a pratica e quem a recebe. É expressão da bondade que, pela compaixão, enxergando-se a necessidade do outro, promove um alívio que vem a alterar sua disposição em solucionar seus conflitos. É uma ponte entre um coração e outro, na tentativa de oferecer conforto, com empenho em melhorar e afastar a condição desfavorável em que alguém se encontra. A caridade pressupõe fraternidade e igualdade de atitude dos envolvidos, pois cada um deveria fazer o mesmo pelo outro, em idênticas circunstâncias. Caridade é irmandade, com o reconhecimento do outro como alguém que se encontra em busca de adquirir habilidades evolutivas e que conta com o auxílio do próximo.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 37

  Liberte-se do medo da morte, consciente de que tudo, no Universo, tem propósitos maiores, sobretudo para o Espírito que você é. A mentalidade coletiva predominante ainda ignora a exuberância do Espírito, bem como a continuidade do Eu após a morte de seu Personagem, optando por lamentar o fim de seu ciclo. Observe que, ao acordar após o sono reparador, tendo o cérebro entrado em modo padrão, você retoma logo sua consciência para dar continuidade a seu viver. Assim é após a passagem do Eu de uma dimensão a outra. Portanto, trate com leveza sua futura passagem, mantendo a mente lúcida e saudável, em uma vida com ética.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 21 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 36

  Desencarnar é continuar a viver, sem mudanças internas significativas, mas tão somente de domicílio. Não há tribunais de julgamento moral nem um deus que o punirá pelos equívocos cometidos. Há, em você, como em todo ser humano, um mecanismo automático que o levará a situar-se de acordo com sua natureza e com suas habilidades. Não há punições nem prisões que lhe impeçam a evolução. Passado o natural torpor, o Espírito constata a continuidade de seu pensamento, de suas emoções e de seus desejos, percebendo-se tão vivo quanto antes. Portanto, encare sua futura passagem com leveza, ciente de que você jamais deixará de existir.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 20 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 35

  Despreocupe-se quanto à morte, visto que se trata de fenômeno biológico natural, no qual seu Eu continua, sem que haja qualquer cobrança externa de performance. Você é seu único juiz hoje e sempre, cabendo-lhe agir com equilíbrio e consciente de suas responsabilidades perante a Vida. Sendo uma pessoa ética, certamente terá sua consciência em paz, sem que lhe pese qualquer cobrança nem hoje nem após sua passagem para a outra dimensão existencial. Na certeza de que um dia lhe ocorrerá, prepare-se sem ansiedade e com a certeza de que lhe será muito agradável retornar com o sentimento de que viveu o possível.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 34

  Ante a desencarnação de um ente querido, considere a continuidade da personalidade que se ausentou do corpo físico, recompondo-se e restabelecendo normalmente, agora, a relação que antes existia, com a mudança de domicílio existencial. Desconsidere a ideia de perda, de eliminação do Eu ou de julgamento divino após a passagem, entendendo que a pessoa passou a ter novas ocupações e interesses diferentes. Sempre considere que sua relação com a pessoa que desencarnou pode e deve melhorar em face da saudade ocasionada pela momentânea separação. Deseje o melhor para quem retornou, tanto quanto permaneça em paz, sabendo que um dia se reencontrarão.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 33

  Dissemine suas ideias, sua filosofia existencial e sua ética, a fim de que todos se beneficiem de seu pensar, promovendo a melhoria do ambiente à sua volta. Guarde em sua Consciência o melhor de você, para que seus atos representem sua essência e revelem seus propósitos de vida. Não se deixe intimidar pelo ambiente quando isso implique perda de sua dignidade, quebra de sua honra ou agressão aos valores do Espírito. Nesse caso, cabe-lhe afirmar sua ética, independentemente das consequências advindas. Mantenha firme seu propósito de autotransformação, integrando, cada vez mais, a habilidade de ser consciente de sua condição de imortal.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 32

  Transite na vida de forma a deixar sua marca, na qual constem características vinculadas ao amor, à espiritualidade e ao trabalho sério a serviço de sua própria evolução e do progresso social. Marque sua vida pela ética, considerando que se trata de alta qualidade evolutiva, propiciadora da construção de uma sociedade melhor. Espiritualidade em que não caiba o outro com suas inabilidades ou que exclua aqueles que não comungam com suas ideias é discricionária e menor. Inclua todo ser humano como seu semelhante, independentemente de seu estágio de evolução e dos equívocos que porventura cometa.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 31

  Espiritualidade é a realidade na qual sua essência transita em tempo real, permanentemente e de forma profunda. Seja uma pessoa ética. Inclua a ética em sua vida como componente de sua espiritualidade, sem o que ela será vazia. Atue na vida com respeito, sem agredir a si mesmo, ao outro, nem à Natureza. Considere que sua atuação no mundo deve sempre contribuir para o bem, para a paz e para o progresso social. Agregue à sua personalidade valores conquistados nas experiências significativas de sua vida, sobretudo quando a ética esteja em questão e quando você considerar que se trata de sua identidade essencial.

Extraído do livro Ética no dia a dia.