sábado, 5 de abril de 2014

Minha mãe


Guardo, em minha memória emocional, o olhar de admiração de minha mãe ao me ver homem feito, crescido e dedicado a minha família. Sua ternura, seu amor e sua inteligência nortearam a educação com que presenteou seus dez filhos. Inicialmente, ela não tinha simpatia pelo Espiritismo, porém, como era compreendida em sua religiosidade, com o tempo e observando minha determinação, passou a respeitar minha escolha. Chegou, depois de muitos anos, a me presentear, num de meus aniversários, assistindo a uma memorável palestra que fiz num Centro Espírita, em Salvador.  Ela tinha um apurado senso de justiça e inigualável obstinação pelo saber. Não descansou enquanto não colocou todos os seus filhos para estudar, fazendo-os almejar o ensino universitário. Na década de sessenta, saiu do interior da Bahia com seus dez filhos, sendo o caçula de colo, apenas com o curso primário, equivalente a quinta série. Anos depois, com esforço daqueles que querem superar limites impostos pela Vida, formou-se em Direito, exercendo com maestria sua profissão. Defendia seus filhos como se todos fossem eternas crianças e anjos, sem qualquer discriminação. Foi meu exemplo de mulher, de pessoa e meu grande amor. Sua desencarnação me trouxe profundas e sentidas emoções. Espero, um dia, que nosso reencontro aconteça em futuras encarnações para que eu continue aprendendo. Espíritos como ela nos transformam, incentivando-nos a crescer e evoluir na direção do conhecimento dos mistérios da Vida.

3 comentários:

  1. ..........oh Marcos , quanta saudade tenho de MÃE (assim eu a chamva), suas palavras sao, na íntegra, fiéis a quem era Drª Maria Terezinha Ferraz Freire de Novaes

    ResponderExcluir
  2. Marcos, ela "voltou para casa". Dê um tempo, filho!
    Logo, logo, sem que vc perceba, ela estará ao seu lado. Assim são as mães.
    Seus corações tem reservas de amor.

    ResponderExcluir
  3. Mãe: pessoa insubstituível!
    Também almejo reencontrar a minha Querida Mãe Dinalva, mulher guerreira, numa próxima encarnação, se for do meu merecimento.
    Lindo texto!!!!!

    ResponderExcluir