terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Eu e o Espírito

Na dimensão do Espírito, individualidade e essência divina, nada pode ser compreendido pelo eu ou ego. Tudo ali se dá de forma incompreensível à lógica temporal e espacial do ego. O que se dá naquela dimensão é puramente metafísico, não sendo objeto de compreensão precisa. As coisas ocorrem sem sustentação concreta. A ascensão do Espírito à dimensão material inaugura a possibilidade da consciência de si, mesmo que indiretamente, a partir de elementos simbólicos. O símbolo é a única via possível de compreensão da própria natureza do Espírito. O aparente mergulho do Espírito na dimensão da matéria densa é, na realidade, uma atualização da consciência de si, no seu processo de evolução. Trata-se do ápice de sua evolução, que o torna consciente e capaz de revelar-se. É um processo ascensional e ininterrupto. Há, portanto, uma outra percepção do significado da matéria para o Espírito. Antes encarada como inferior, da qual deve desapegar-se, pode ser vista como um ente que o permite perceber-se sob outro ângulo, com novos e diferentes propósitos. Na matéria, o Espirito atualiza-se na evolução infinita, adquirindo nova consciência de si.

3 comentários:

  1. concordo plenamente com a sua percepção do processo de evolução: ascensional e ininterrupto, e portanto, mto além dos ciclos de vida e morte que vê a tragédia como a única via da evolução humana.
    A lógica passa a ser outra:transcendência e conecção com dimensões cada vez mais puras. Não é preciso mais morrer (tragicamente) p/evoluir pq a consciência torna-se capaz de revelar-se a si mesma cada vez mais e inexoravelmente.
    CF

    ResponderExcluir
  2. No nosso lar vimos uma colónia muito organizada sob critérios muito 3ªdimensão. Tenho a intuição que as coisas nos 2 lados não são exatamente o mesmo, e que existe um filtro a separar as 2 realidades, que condiciona muito a sua percepção. Basta analisar os sonhos e o seu ridiculo aparente em vista dos valores desta dimensão.

    Agora o adenauer vem expor ideias que se aproximam do que penso e por isso são muito plausiveis. Por vezes as ideias espiritas são repetidas vezes sem conta e nada de novo é acrescentado. Pelo que importa saber se é uma ideia ou uma teoria do adenauer o de quêm? Ou se são retirados de fatos. Em resumo qual a origem desta ideia?

    Mpz

    ResponderExcluir