sábado, 11 de junho de 2011

Arrogância Espiritual

Aquele que já sabe, está em risco. Risco de se tornar arrogante de sua merecida condição. Caminha entre situações fronteiriças, em que, a qualquer momento, pode resvalar para o fundamentalismo interior. Nesse ponto, tenderá a rejeitar outras ideias, dificultar a criatividade, além de desconectar-se das Forças Superiores da Natureza. Acredita-se salvo, resolvido e longe do alcance do mal (do próprio mal). Transita entre honrarias, aplausos e seguidores fervorosos, como se fosse mensageiro do Altíssimo, numa via igualmente messiânica. Prega o bem, o amor e a norma coletiva a ser seguida por todos, esquecido de que, nem sempre, o que é melhor para o coletivo serve ao indivíduo. Por atender a alguns requisitos de sua doutrina, sente-se confortável em suas práticas, percebendo-se cumpridor fiel, no entanto, julga-se pela ignorância de seus adeptos. É pobre porque, inconscientemente, deixou a condição humana, endeusando-se. Como ninguém escapa dela, ele sucumbe a si mesmo, à sua espiritualidade pequena.

5 comentários:

  1. Olhe a vida brincando com vc...tantos adeptos e quanta gente ignorante ao teu lado para te fazer gigante.
    Eu mesma sou uma delas, tomo a sua lucidez e as suas atitudes como exemplo. Mas tb sei da sua condição humana e até espero umas "maldadezinhas"...rs

    ResponderExcluir
  2. O Adenauer com grande coragem moral, escreve preto no branco, um dos grandes problemas que o Movimento Espirita enfrenta na atualidade (minha opinião).

    Mais, refere uma situação que se nos vai colocar a todos nós que começamos a desenvolver os nossos estudos na Doutrina.

    Eu só lhe chamava "Arrogância".

    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Um espelho, delicada e, até, poeticamente - colocado de frente aos estudisosos, dirigentes, militantes e simpatizantes do espiritismo: sentir-se acima dos que ainda não conhecem a doutrina libertadora e conscientizadora. Uma armadilha!
    Grata!
    Iluminação!

    ResponderExcluir
  4. Quanta verdade! Mais ainda necessário pois aqueles que os endeusam são os que ainda precisam dos ''deuses''.Somente quando percebemos o quão imperfeitos esses ''Deuses'' são é que começamos a entender esse processo de fuga da nossa realidade (muito demorado e doloroso).Como falar de caridade e fraternidade à aqueles que estão sempre pregando-as?Usamos o chavão das máscaras e não conseguimos ver a nossa própria!! No entanto, quem é que já virou anjo? Obrigado meu querido. Tuas palestras continuam criando ondas de esclarecimentos por aqui em Londres.Como seria bom que alguns dirigentes daqui pudessem acompanhar o teu blog(especialmente este)''Ninguem aplaude por aqui nao?- Priceless''

    ResponderExcluir