terça-feira, 17 de agosto de 2010

Forças Superiores

Um contato com as forças superiores do Universo, com o que existe de mais misterioso, por detrás de tudo que a consciência humana já foi capaz de conceber, com o grande enigma, com o mais oculto do oculto ou com o que considera ser Deus, deve levar o ser humano a uma espécie de êxtase que se assemelha a um surto que beira a psicose. Tudo aprece indicar que, no êxtase dos místicos, considerado como a mais profunda conexão com o divino, inicia-se pela entrada em contato com o próprio inconsciente. Experimentar aquele real contato é para poucos; é para os que se arriscam em viver sua mais audaciosa viagem interior, desconectando-se do ego e das circunstâncias materiais, sem sair do mundo. Depois desse contato, sendo breve ou longo, de minutos, de dias, de meses ou de anos, decorre um período de intensa criatividade que, em geral, se demora por muito tempo. Alguns tentam sentir ou viver aquele contato por vias artificiais, muitas vezes sem a estrutura necessária para suportar o encontro com seu próprio inconsciente, utilizando-se de entorpecentes sem os devidos cuidados, arriscando-se desregradamente a se perderem no próprio inconsciente ou vítima de obsessões espirituais perigosas. Talvez devêssemos experimentar, escutando a própria alma com o coração e com o mais profundo amor à vida, às pessoas e a si mesmo.

2 comentários:

  1. Que armadilhas o subconsciente e o inconsciente preparam aos incautos? (nós mesmos) ainda desconhecedores do universo interior, a ponta do iceberg dita as regras e máscaras necessárias para a sobrevivência do mundo ilusório de átomos aglutinados, as fantasias de maia, necessárias para os estágios que ainda nos encontramos, enganam e iludem através das experiências sensórias que os sentidos limitados do corpo permitem. É necessário dar um basta e reformular os conceitos do “eu”, adicionando Ele (O Pai) e vós, analogamente “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Mas, a viagem é solitária e no final da jornada o coletivo prepondera com individualidades iluminadas, quanto tempo ainda marcharemos nessa “roda de samsara”? Desequilibrando às vezes a balança, onde a diferença é marcada, pelos débitos que ainda impregnam o espírito, potencialmente elevado, mas ainda dormente, profundamente adormecido. Preparemo-nos todos para lavar a sujeira que habita os porões da alma, que às vezes vêm à tona e lança o cheiro fétido de nossos propósitos. Só nos resta, abaixar as cabeças de joelhos, suplicar, Senhor! Tenha piedade, destes seres que tanto ainda necessitam progredir, para alcançar a paz, e que somente com a força da mente consigam sentir os doces eflúvios que emanam dos céus, sem necessitarem recorrer aos subterfúgios “artificiais” nocivos, que desvirtuam e desviam do caminho iluminado que preparaste. Avante.

    ResponderExcluir
  2. Os seres humanos tiveram sua origem num campo pensante, que é DEUS;
    O mundo real não é este fisico e tangível mas outro imaterial e energético do qual este é só uma projecão ilusória;
    O espiritismo mostra-nos que o Universo é povoado por seres inteligentes, e que o mundo espiritual é o mundo causal de onde viemos e para onde regressaremos.
    A organização intermédia do Universo apenas se vislumbra...

    ResponderExcluir