quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Liberdade no dia a dia 16

  A família que você recebe ao nascer, a que você toma como sendo seu grupo espiritual afetivo e aquela que você consegue manter constituem representação de sua capacidade de desenvolver o amor à sua volta. O grupo que escolhemos viver e que chamamos de família expressa nosso mundo emocional na forma como nele transitamos emocionalmente. A família é um grupo de Espíritos no qual manifestamos o que o coração é capaz de sentir como vibração amorosa. Esforce-se para manter seu coração em vibração superior por aqueles que o aceitaram com membro de uma família.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Liberdade no dia a dia 15

  Em família, seja solidário, colabore e respeite as diferenças, pois somos todos Espíritos em evolução com diferentes habilidades e predisposições em cada existência em um corpo físico. Nunca se esqueça de que somos todos livres para semear, para plantar e para colher o amor que disseminamos. Portanto, construa uma vida em família de maneira que possa nela exercitar as habilidades de unir pessoas, de ser solidário e de fomentar a harmonia de todos. Seja a ponte fraterna que liga todos como irmãos em humanidade.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Liberdade no dia a dia 14

  Sua família é campo de realizações no qual todos se interligam para o aprimoramento conjunto. De acordo com a disposição familiar que você encontra ao nascer e como sua família se estrutura, pode ter uma ideia do desafio a vencer na atual experiência de seu Personagem. Busque sempre conciliar, unir e colaborar com a manutenção de sua família, pois é nela que você poderá conquistar novas habilidades evolutivas. Evite desagregar, desestabilizar ou viver às custas da família quando pode colaborar com sua manutenção.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

domingo, 28 de dezembro de 2025

Liberdade no dia a dia 13

  Cultive a flexibilidade em suas relações, sendo compreensivo ante a instabilidade do outro com quem você se relaciona, buscando o diálogo franco e amoroso, a fim de que ambos se beneficiem. Relacionamentos são úteis, pois proporcionam que ambos se percebam pelas reações que provocam um no outro. Por esse motivo, compreenda que sua forma de agir e reagir com o outro contribui para moldar a personalidade de ambos. Aja com sinceridade, respeito e amorosidade para com as pessoas, tornando-as capazes de mostrar o melhor delas.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

sábado, 27 de dezembro de 2025

Liberdade no dia a dia 12

  Em suas relações amorosas, evite cecear a liberdade da pessoa com quem você se relaciona, pois, assim, estará reduzindo seu próprio aprendizado. A liberdade é a base de uma relação saudável, na qual se estruturam a confiança e a amizade. Compreenda sempre que as dificuldades de uma relação decorrem de inabilidades internas de cada um, exigindo adequado manejo para a devida harmonia. Evite culpar alguém pelos desentendimentos em uma relação, considerando que se trata de expressão do que falta em cada um dos contendores.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Liberdade no dia a dia 11

                 Relacionamento é conexão entre seres que vibram na mesma frequência, em busca do necessário encontro evolutivo. Portanto, busque sempre oferecer o melhor, para que, assim, o outro possa crescer com você. Considere que ninguém evolui sozinho nem cresce sem a relação com seu contraditório, razão pela qual você deve compreender o outro, deixando-o livre para manifestação de sua natureza, sem se tornar seu opositor ou rejeitá-lo por suas ideias. Liberte-se do desejo de poder sobre alguém, visto que isso provoca a cegueira na percepção de sua fala e intenções, dificultando uma relação transparente e saudável.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Liberdade no dia a dia 10

            Em seus relacionamentos interpessoais, considere importante o respeito à dignidade do outro, o trato cordial e a possibilidade de com ele aprender algo. Seja uma pessoa ética, amistosa e reservada, a fim de que suas relações se tornem mais seguras, mais confiáveis e produzam crescimento espiritual para todos. Assim como você se relaciona bem com os que ama, deixando-os livremente viverem suas vidas, assim proceda com os que eventualmente surgem em seu caminho. Viva e deixe que os outros livremente vivam suas vidas, compreendendo que cada um tece o destino que lhe é possível construir.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Liberdade no dia a dia 9

  Ser amigo é poder compartilhar com o outro suas particularidades, tendo a liberdade de dizer o que pensa, consciente do sigilo subentendido na relação. Guarde reservas em tudo que seus amigos compartilharem com você, pois, assim, também terá a liberdade de com eles expor seus mais íntimos sentimentos. Quando um amigo, por qualquer motivo, passar adiante um segredo seu, alivie-se do peso de guardá-lo e da necessidade de lhe chamar a atenção, agora sabendo da dificuldade de reserva por parte do outro.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Liberdade no dia dia 8

  Quando seu amigo intencionar cercear sua liberdade, avalie se lhe traz algum prejuízo funcional ou se haverá alteração da igualdade que vigorava. Se assim ocorrer, dialogue para que o equilíbrio seja mantido. Liberdade não permite opressão de qualquer natureza, cabendo a cada um exprimir seu incômodo com naturalidade para o outro. Não permita que sua amizade provoque melindres nem se deixe envolver pela decepção com o comportamento do outro, sempre considerando que todos somos passíveis de equívocos.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Liberdade no dia a dia 7

  Suas amizades não são posses de que você dispõe quando quer, nem objetos que permanecem os mesmos. Sempre considere que, tanto quanto você, as pessoas mudam e podem emitir diferentes ideias e comportamentos, cabendo-lhe respeitar a liberdade de cada um. Compreenda quando um ou outro amigo se comportar em desacordo com suas expectativas, ou mesmo quando não estiver disponível para você no momento que você mais precisava. A liberdade do outro é bem precioso, merecendo seu respeito e compreensão.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

domingo, 21 de dezembro de 2025

Liberdade no dia a dia 6

  Estabeleça relações de amizade, buscando perpetuá-las na base da liberdade recíproca de manifestação de sua personalidade. Compreenda sempre que ninguém é igual, tendo o mesmo direito, que lhe é natural, de ser como é. Respeitar as características do outro, permanecendo você mesmo em sua condição de singularidade, significará dar-lhe liberdade de manifestar-se, mesmo quando sua opinião lhe for contrária. Ser amigo é ser solidário sem ser subserviente ou querer ser o dominante, mas apenas deixando reinar a liberdade de ambos.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

sábado, 20 de dezembro de 2025

Liberdade no dia a dia 5

            Quando sua Consciência está em paz, quando você se sentir proprietário de si mesmo e autor do próprio destino, sua liberdade estará assegurada pela educação de seus instintos e dos impulsos de controle. Ser livre é entender que a vida pessoal é patrimônio inalienável, inacessível ao outro e constructo permanente. Livre-se de intenções de poder, de desejos de controle de tudo e de subtrair a liberdade de alguém. Favoreça, sempre que possível, a liberdade do outro, cujo desejo inato pressupõe o respeito de todos.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Liberdade no dia a dia 4

             Evite dificultar a natural manifestação da liberdade do outro, dentro dos limites de seu legítimo direito. No entanto, reserve-se a reivindicar sua liberdade quando lhe convier, em face da ameaça à sua dignidade. Ninguém tem poder sobre você se não houver consentimento de sua parte. Portanto, seguir o comando de alguém, por inciativa própria, não lhe cerceia a liberdade. Sua liberdade deve ser manifestada com consciência de que igual direito tem toda pessoa humana, cujo respeito lhe é merecido.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Liberdade no dia a dia 3

              Nada tema nem considere que o morrer é algo trágico, pois a continuidade do Eu garante que todo acontecimento tem o propósito de conduzir o Espírito ao encontro de sua Designação Pessoal. Quanto menos medos você tiver, mais livre se sentirá, pois entenderá que o Criador não pune ninguém nem projetou um fim para a vida humana. Lembre-se de que todos os seres humanos têm a liberdade como condição essencial, inerente a seu pensar. Portanto, nesse aspecto, sua liberdade não é maior nem menor do que a de seu semelhante. Seja livre e compreenda que o outro também tem o mesmo direito e desejo de assim viver.

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Liberdade no dia a dia 2

               Sua liberdade é um bem precioso, a ser administrado com responsabilidade e com bom-senso, para não ser transformado em obstinação aprisionante. Ser livre não é poder fazer o que quer, mas saber escolher o que pretende e deve fazer para o bem-estar pessoal e coletivo. Livre-se das amarras que adquiriu quando não tinha a consciência de sua imortalidade, buscando viver como Espírito, eliminando seus medos e atuando na vida em sintonia com o Divino. Sua liberdade também contempla a capacidade de se deixar conduzir quando o propósito estiver alinhado com a sua Designação Pessoal. 

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Liberdade no dia a dia 1

A liberdade é bem natural, inerente à condição de Espírito, senhor da vida, do tempo e de sua Designação Pessoal. Utilizar a liberdade com responsabilidade é atitude a ser conquistada à medida que o Espírito integra habilidades evolutivas que o capacitam a dominar seus instintos, a utilizar seu potencial e a amar o viver. Ser livre não é conquista evolutiva, pois é condição inata, razão pela qual o Espírito precisa aprender a educar sua liberdade, colocando-a a serviço da busca pelo descobrimento de sua Designação Pessoal. Seja livre para viver em paz consigo mesmo, a fim de construir seu próprio destino e aprender a amar, respeitando seu semelhante como se estivesse diante da divindade que também há em você.  

Extraído do livro Liberdade no dia a dia.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 121

  Jesus se propôs a divulgar uma mensagem que estava além de seu tempo, sem condicioná-la à religião dominante, tampouco a enquadrou aos conhecimentos de sua época. Constituindo sua religião pessoal, aplique-a em todos os momentos de sua vida, sem a ninguém impor condutas ou querer converter pessoas a suas convicções. Jesus falava para os que queriam ouvir, sendo assertivo nas palavras e sem se furtar a dizer o que pensava. Considere que, no centro da mensagem de Jesus, está a ideia do ser humano como uma criatura interdimensional, criada para, cada vez mais, integrar habilidades.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 14 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 120

  Seguir Jesus não é ser fundamentalista, pois seus ensinamentos podem ser encontrados em todas as religiões e filosofias que visam levar o ser humano à transcendência espiritual. As religiões oferecem ensinamentos coletivos, Macrovias de acesso à interioridade de cada um, para que encontrem a religião pessoal. Portanto, reflita sobre os ensinamentos de Jesus, buscando a aplicabilidade em sua vida particular. Mais importante do que ter uma religião é espiritualizar-se sem perder a própria humanidade. Exercite sua espiritualidade na vida comum, independentemente de sua vivência no templo religioso.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 13 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 119

  Jesus é referência de alguém que viveu uma vida voltada para sua Designação Pessoal, aplicando-a no intuito de ampliar a Consciência humana para a autopercepção da continuidade do Eu. Imitá-lo é realizar-se segundo a sua própria, sem adotar ritos ou comportamentos padronizados de conduta. Seja você mesmo, seguindo sua ética, em consonância com sua condição essencial de ser imortal e de ser uma criatura divina. Paute sua existência na certeza de sua continuidade como Espírito, na busca pela realização de sua Designação Pessoal e no permanente desejo de agir com amor.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 118

  A mensagem de Jesus apresenta uma ética a favor da vida, do desenvolvimento da Personalidade Ótima e da ampliação da consciência humana para a imortalidade e para a percepção da Dimensão Espiritual. Considere que sua adesão às ideias de Jesus não implica necessariamente adotar uma religião, mas compreender-se um Espírito imortal, que vive um experimento como Personagem na vida material. Aderir a uma das religiões derivadas das palavras de Jesus ou de seus colaboradores pode ser uma forma de inserir-se em um grupo referencial, o que nem sempre significa vivenciar a condição de Espírito imortal.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 117

  No casamento, aplique a máxima de que se trata da união de Espíritos que se amam, que têm identidade de propósitos e que desejam compartilhar sua intimidade com afeto. Procure reduzir tensões, eliminar qualquer tentativa de obter poder sobre o outro ou de submetê-lo a seu desejo. Casamento pressupõe encontro de duas pessoas que estabelecem uma relação de alteridade e que se reconhecem capazes de dividir responsabilidades para somar propósitos. Evite projetar suas deficiências no outro, reconhecendo seu lado sombrio e suas inabilidades.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 116

  Em seu casamento, aja com ética, contribuindo para que o outro também cresça e se desenvolva no contato com seus valores nobres. Plante, na relação, a fraternidade, o diálogo maduro e a amorosidade de quem tem a leveza no viver. Regue a relação com o companheirismo, com a alegria e com a disposição de colaborar com a realização de quem vive em sua companhia. Evite confrontos ou medição de forças, pois nem sempre vencer é unir. Opte pela construção de uma relação saudável, pautada na confiança e desejo sincero de proporcionar um ambiente rico e espiritualizado para ambos.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 115

  Casamento é união de propósitos para a realização da família, para o desenvolvimento de habilidades e para a materialização do amor. Busque agir de forma coerente em seu casamento, transformando-o em base sólida para que você possa compartilhar opiniões, vivenciar experiências afetivas e para a realização de seus melhores sonhos. Na troca de experiências no casamento, você terá a oportunidade de entrar em contato com outra pessoa com a qual aprenderá a se conhecer, da mesma forma que possibilitará o mesmo a ela. Dê sempre o seu melhor, sobretudo na relação a dois, pois ela pavimentará o solo que você mesmo pisa.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 114

  Case-se consigo mesmo, pacificando seu mundo interior, eliminando demandas e exigências para que o outro lhe resolva a vida e evitando projetar nele suas sombras e necessidades primárias. Evite partir para uma vida marital acreditando que o outro o fará feliz, pois cada um é que deve construir, em seu mundo íntimo, o que pretende alcançar na convivência a dois. Ninguém é obrigado a corresponder ao ideal de pessoa sonhado pelo outro para atingir suas necessidades existenciais, pois só o próprio é capaz de dissolver a perfeição que projetou na relação. Duas pessoas que decidem se casar devem compreender que terão de compartilhar suas habilidades em meio às inabilidades de cada um, buscando eliminá-las.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 7 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 113

  O movimento da vida é para que o Espírito alcance sua máxima expressão de amor e melhor compreenda o sentido e o significado de sua própria existência, visando colaborar com a obra divina. Atue conscientemente a serviço do Criador, para que o ser humano compreenda que as habilidades que necessita integrar em sua evolução não precisam ocorrer com sofrimento. Uma expiação sempre ocorre pela ignorância do Espírito quanto ao funcionamento da vida, cujo conhecimento acontece quando aprende a amar, a se autodeterminar e a reconhecer seu importante papel na evolução de todos.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 6 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 112

  Diante de expiações em seu semelhante, independentemente da necessidade evolutiva do Espírito que esteja por elas passando, sempre busque eliminá-las, pois seu gesto de compaixão, proporcionado pela solidariedade, repercutirá como valiosa lição de amor. Ninguém precisa sofrer para evoluir, pois haverá outras formas de aprender a dissolver predisposições dolorosas, pelas vias do amor. Sua intervenção para minorar o sofrimento de alguém terá a participação divina que foi, por sintonia, acessada por você e que irá atender à finalização alcançada pelo aprendizado conquistado pelo outro. Muitas vezes, você se coloca como agente divino para eliminar a dor do outro.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 111

  Expiações são duras experiências que pretendem guiar sua Consciência para a compreensão sobre o funcionamento da Vida, construídas pelas inabilidades acumuladas em sua evolução. Decorrem do princípio de que tudo deve proporcionar o equilíbrio psíquico, a harmonia das relações do Espírito com o outro e a serenidade pessoal. Nada acontece senão para o restabelecimento do ritmo da vida, para a manutenção do movimento ascensional do Espírito e para que o amor esteja vibrando em seu coração. As dores advindas das expiações cessarão quando o amor for sentido na essência do Espírito e transbordar como felicidade plena.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 110

  Vivendo experiências difíceis, que lhe causem grande e prolongado sofrimento, impostas pela Vida que a todos educa, lembre-se de que nada é para sempre nem implica punição divina. Sua vida é um conjunto de campos para o desenvolvimento de habilidades, nos quais benesses e reveses são manifestações de seu mundo interior. Tudo o que neles ocorre é para a sua evolução, mesmo que impeça ou dificulte sua caminhada, ou que lhe cause perdas significativas. Sempre se pergunte para que aquilo está acontecendo e que lições podem ser extraídas. Considere que há sempre uma atenuação divina que ameniza suas dores.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 109

  Ser feliz é estar em paz consigo mesmo, é nada dever ou exigir a ninguém e é ter um projeto de vida que leve o Espírito à autodeterminação. Significa ter ciência de que se encontra de comum acordo com suas convicções, de que é coerente com o que acredita e sabe viver sua felicidade sendo uma pessoa socialmente produtiva. Quem é feliz se apresenta alegre, sem afetação, acolhedor sem ser sufocante e flexível sem ser indiferente. Torne sua vida um experimento feliz, compartilhando sua felicidade, contribuindo para que todos atinjam suas metas existenciais. Viva e contribua para a felicidade de todos.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 108

  Ante a felicidade manifestada pelo outro, demonstre alegria, mesmo que você não se considere feliz, pois estamos juntos em um mesmo planeta, no qual todos crescem quando um alcança uma vitória sobre si mesmo. Lembre-se de não dificultar a felicidade do outro, criando empecilhos que você poderia retirar, pois, quando atrasamos a marcha de alguém, todo o grupo perde. Trabalhe, em colaboração com o Divino, a fim de proporcionar melhores condições de vida para as pessoas, ensinando-lhes, pelo exemplo, como é possível ser feliz em meio a dificuldades múltiplas.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Ética no dia a dia 107

  Sua felicidade passa por uma ética pessoal que a ninguém discrimina nem se vale do esforço do outro para evoluir e que busca sempre promover o bem-estar para si e para todos. Seja feliz por existir, por realizar a vida e por amar o que constrói como seu próprio destino. Conscientemente, projete sua paz interior no que faz, criando, em torno de você, um ambiente em que as pessoas se sintam bem e motivadas a atingir o que você expressa. Que sua vida seja o resultado de sua paz e de sua felicidade, conquistada pela certeza de sua imortalidade e pelo desejo de manifestar seu amor.

Extraído do livro Ética no dia a dia.