domingo, 30 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 106

  Ser feliz é processo que exige a consciência de sua imortalidade, bem como o sentimento de que você é o ser no mundo que atesta a manifestação da Divindade em tudo. Leve aos outros sua felicidade, incluindo-os e proporcionando-lhes que também encontrem o que você integrou em si mesmo para ser feliz. A ninguém faça exigências para ser feliz, pois a felicidade é patrimônio pessoal, conquistado internamente, sem depender do que não lhe pertence. Viabilize sua felicidade sem agredir ninguém, sem diminuir pessoa alguma e sem submeter o outro a seus caprichos.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 29 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 105

  Deus pode ser compreendido pela lógica humana como o Amor Maior, que não julga, não condena nem oferece castigos ao que surge de Sua vontade. Considere-se uma manifestação da Consciência Divina, a serviço do bem, da evolução e da realização do amor. Observe que, pela sua condição divina, você é imortal, senhor do tempo e modelador do Universo. Portanto, assuma esse lugar sem nada temer e com a certeza de que o movimento espiritual ascendente é irreversível. Lembre-se de que tanto sua origem divina como a singularidade que o individualizam só podem ser percebidas nas relações que estabelece com o outro.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 104

  Ofereça a Deus o melhor de você em realizações que o tornem uma pessoa ótima e, simultaneamente, promovam a evolução das pessoas com quem você convive. Sem qualquer explicação lógica, Deus pode ser sentido de forma ímpar por você, cujo momento lhe trará a permanente disposição de viver intensamente. Sem rituais, com o coração livre de mágoas e com a consciência de ser a obra-prima do Criador, viva com gratidão, com ética e com a vontade firme de sentir o amor. Seja você a confirmação de que há algo que permeia tudo. Esse algo o fez existir para melhorar a si mesmo e ao que está à sua volta.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 103

  Sinta Deus em você, tornando-se sua máxima representação, atuando na vida com amor, com ética e com a disposição de construir um mundo melhor, a partir de si mesmo. Traga para sua realização tudo quanto projeta no Divino, buscando materializar em habilidades o que solicita como benesse. Evite peditórios pueris, solicitações de milagres e expectativas de soluções mágicas, pois tudo se passa por sua mente, que aprendeu a deslocar seu esforço para fora de você. Seu entendimento sobre Deus deve levá-lo à autodeterminação e a conquistar o que deseja pelo trabalho digno, pela competência oriunda de seu intelecto e pela capacidade de senti-Lo.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 102

  Sua relação com o Divino deve ser tornada consciente, sem adorações e exigências, mas tão somente em busca de uma maior sintonia para a realização de Seus Desígnios. Busque, cada vez mais, sentir o Divino que pulsa em você, realizando a vida infinita que lhe foi doada, compreendendo o significado de compartilhá-la com seu semelhante e se tornando consciente de sua exuberância como Espírito. Em sua vida, nunca deixe de buscar sentir o amor, pois se trata do sentimento que torna possível atingir a consciência da presença divina em todas as coisas.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 101

  Seja sempre a pessoa que se encontra pacificada consigo, harmonizada interiormente e disposta a viver a própria vida sem a ninguém ferir. Aja com ética, escute a própria alma e realize o propósito da vida sem excluir pessoa alguma, compreendendo a importância de todos em seu processo de ascensão espiritual. Ao olhar para o outro, tente enxergar seu semelhante, cuja essência tem a mesma marca do Criador que há em você e que busca também o sentido e o significado de sua existência. Seja sempre ético em todos os momentos de sua vida, para que ela seja plena e o leve ao encontro de sua máxima essência.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 100

  Sua ética deve ser melhor, mais promotora do bem comum do que a moral social, pois, assim, você se diferenciará do coletivo, encontrando a principal razão de sua existência no mundo. Torne-se aquilo que você identifica como sua individualidade, ou sua essência, pois é nela que está sua identidade gerada pelo Criador. Quando você se perceber e resolver viver como Espírito, entenderá o sentido de sua vida, contribuirá para que o outro, com quem compartilha os momentos mais importantes, também perceba sua exuberância. E você, então, alcançará a transcendência de amar.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 23 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 99

  Quando você se sente uma pessoa realizada, quando contribui para o desenvolvimento da sociedade e quando promove o bem-estar pessoal e coletivo, certamente está se aproximando da compreensão de sua Designação Pessoal. Nessa fase de sua evolução, entenderá a relevância da ética, a importância do respeito à dignidade humana e a grande satisfação em trabalhar no bem. Colocando no lugar mais alto de sua Consciência o Desejo Soberano de sentir o amor à vida, a percepção de sua imortalidade e a necessidade de construir um destino em consonância com o Criador, tudo isso aproximará você de sua Designação Pessoal.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 22 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 98

  Designação Pessoal é a marca divina na essência do Espírito, a qual define a razão máxima de sua existência e o para quê foi criado. A descoberta da Designação Pessoal é processo existencial longo, que lhe exige a percepção de suas macrotendências, do contato com o que o realiza plenamente e do alcance do sentimento de profunda conexão com o Criador. A vivência de sua Designação Pessoal lhe exige uma ética superior de vida, a excelência, para amar profundamente o viver e experimentar um sentido existencial de valorização de tudo que signifique harmonia nas relações com o outro.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 97

  Nunca se esqueça de que quanto mais poder você tem sobre alguém menor será a sua disposição para amar a pessoa, pois seu coração estará bloqueado pelo seu desejo de dominação. Equilibre suas funções de comando de forma a não dificultar suas relações afetivas nem afastar você do bom e saudável convívio humano, pois, quando a mente se ocupa em exercer o poder, sobra pouco espaço para o afeto. Quando você se encontra no lugar de comando, geralmente as pessoas projetam em você sua visão de dominador, tirano e arrogante. Por esse motivo, exerça sua função com o máximo de ética, de amorosidade e de forma leve.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 96

  Lembre-se de que você possui um poder pessoal, inerente a todo ser humano, cujo uso deve estar sempre a serviço de sua evolução e, portanto, para integração de habilidades. É importante que você utilize esse poder com ética e sem submeter pessoas a seu controle ou torná-las dependentes. Submeter indefinidamente pessoas à sua dependência, limitando sua liberdade ou dificultando sua evolução, é como delas se imantar, tornando-se, por consequência, escravo submisso à sua existência. Saiba usar seu poder pessoal, usando-os silenciosamente, oferecendo os benefícios dele resultantes para todos.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 95

  Lembre-se de que todo poder sobre alguém, mesmo que consentido, é efêmero. Portanto, utilize-o bem e com responsabilidade, sabendo que amanhã você poderá estar no mesmo papel de quem está sob seu comando. Ninguém é, como pessoa, maior ou superior a ninguém, pois, no que diz respeito à condição de imortal, temos todos a mesma origem divina. Sua ética deve conter o entendimento da noção de filiação divina, de que todos temos os mesmos direitos e as oportunidades de evoluir. Aprenda sempre que só sabe mandar com equilíbrio quem sabe obedecer com humildade.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 94

  Quando você estiver em alguma experiência na qual pessoas estejam sob sua direção, não se esqueça de agir com ética, com humildade e com respeito à dignidade de cada pessoa. O poder que se exerce sobre alguém deve ser livremente consentido, sem o que será arrogância ou dominação indevida. Quando inevitável e no exercício de uma função, use sua capacidade de dirigir pessoas com leveza, tratando-as como a si mesmo trataria. Todo ser humano, quando sabe que deve obedecer, agirá de bom grado quando seu dirigente atuar com assertividade, compreensão e solidariedade.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 93

  Respeite o corpo alheio com o mesmo cuidado com que conduz o seu, pois a agressão dirigida ao outro retroage sobre você. Compreenda também que viciar seu corpo com qualquer substância, sobretudo aquelas que entorpecem os sentidos, implica o estabelecimento de protocolos psíquicos de difícil eliminação. Sempre que possível e quando necessário, submeta seu organismo a avaliação médica, para que sua Consciência se tranquilize sabendo que se encontra sob cuidados de especialistas em seu funcionamento. Seu corpo é extensão de sua mente, uma porta de entrada e saída de seus conteúdos.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 16 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 92

  Alegre-se com seu corpo, mesmo que haja algum problema em seu funcionamento, pois se trata de condições provocadas pela Vida para que você conquiste alguma habilidade. Lembre-se de que isso ocorre para seu desenvolvimento pessoal, cujo processo lhe oferece a melhor maneira de você integrar úteis habilidades. Olhe para seu corpo como para um experimento que o Espírito que você é está realizando, cabendo-lhe cuidar para que, em outras oportunidades, você possa ter um outro em boas ou melhores condições do que as do atual. Maneje seu corpo como quem dirige uma delicada máquina conectada à sua mente.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 15 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 91

           Cuide para que não haja excesso no atendimento às necessidades do corpo. No entanto, dê-lhe a devida atenção sem sobrecarregar sua mente, colocando-o em um hiperfoco. Evite o medo de possíveis doenças e a ansiedade em resultados de exames. Compreenda que seu corpo obedece a predisposições que podem ser alteradas, de acordo com as habilidades conquistadas. Agindo com ética, intencionando o bem e ressignificando seu passado, com a eliminação de culpas em face da ignorância havida, você poderá se modificar, atenuando ou eliminando possíveis processos que lhe causariam sofrimento.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 90

           Sua saúde é fundamental para viver certas experiências que exigem corpo e mente saudáveis. Portanto, cuidar de ambos é não perder o significado do viver. A vida merece ser vivida intensamente, de forma saudável e ética, buscando fazer com que as experiências sejam sentidas e as habilidades naturalmente conquistadas. Cuidar do corpo é também cuidar de um instrumento importante do Espírito, embora não signifique sua totalidade, pois, muito mais do que o físico, há o psíquico e o espiritual a serem percebidos e cuidados. Observe que tudo se passa em seu mundo íntimo, portanto, harmonize sua mente.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 89

  Depender de alguém, podendo, com seus esforços e com sua determinação, gerir sua própria vida, implica perda do empoderamento necessário para que sua evolução conserve o ritmo adequado à sua manutenção em um grupo de afetos. Sua resiliência, seu poder pessoal e seu sacrifício em gastar suas energias no que lhe proporciona realização interior são fundamentais para alcançar a maturidade do Espírito que você é. Não adie sua entrada na condição daqueles que são proprietários de seu destino, nem permaneça entre os que procrastinam viver a vida verdadeira.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 88

  Sua ética deve colocá-lo em condições de fazer face a possíveis condições transgressoras ou que o convidem à quebra de seus valores. Quando isso vier a acontecer, verifique se não haverá arrependimento e se as consequências de sua decisão não lhe trarão dificuldades futuras ou algum prejuízo pessoal. Quando sua escolha significar perda de sua independência, ficando a mercê do controle de alguém, analise se não seria melhor renunciar ao ganho imediato ou ao prazer instantâneo em função da paz em sua consciência, bem como da manutenção de sua ética.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 11 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 87

  Quando você abdica de sua vida para seguir ou estar ao lado de alguém, certamente uma parte de você cobrará a liberdade suprimida e a realização pessoal adiada. Portanto, cuide para que sua dependência de alguém não o transforme em uma pessoa amarga, sem realizações pessoais, pois o Espírito, quando renuncia, posterga seu desejo. Para evitar cobranças futuras, negocie seus interesses e inclua outras metas exequíveis que possam contribuir para não haver tédio em sua vida nem lhe provocar frustrações. Depender de alguém estimula a formação do complexo consciente de inferioridade, o que provoca irritações espontâneas.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 86

                  Construa sua vida de forma a alcançar autonomia de vida, independência pessoal e a propriedade de si mesmo, sempre se valendo de uma ética superior. Evite a dependência psicológica de pessoas, tomando como meta a conquista da liberdade de ser você mesmo. Depender é permitir que parte de sua vida seja vivida por outra pessoa, na medida em que você segue diretrizes alheias, sem criar os princípios de sua própria filosofia de viver. Seguir conselhos é saudável quando compreendidos e assimilados como coerentes e passíveis de serem realizados. Porém, não é salutar depender do outro para escolhas que devam ser fundamentadas na essência de si mesmo.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 9 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 85

               Ante a mediunidade ostensiva de alguém, cuja manifestação o coloca em contato com informações supostamente referentes à sua vida passada, ouça e considere apenas uma opinião. Evite transformar o médium em oráculo ou em alguém que tem contato com suposta sabedoria oriunda de seres mais evoluídos. Endeusar uma pessoa, mesmo que lhe traga úteis conselhos ou cure você de algum mal, é substituir seu discernimento e seu esforço pessoal por algo que lhe surge de forma mágica. Espíritos desencarnados são pessoas como você e merecem o mesmo tratamento dado às demais.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 8 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 84

               No seu dia a dia, perceba quando sua mediunidade está acontecendo, visto que presenças espirituais na vida humana são comuns e carecem de entendimento e trato adequado. A atenção que você deve dar à ocorrência de contatos mediúnicos não deve prevalecer sobre as obrigações que lhe cabem na vida material. Portanto, cuide para que não haja alienação nem desprezo. Lidar com a Dimensão Espiritual requer conhecimento adequado e maturidade emocional, para que você não caia em fascinações ou outros tipos de obsessão que prejudicam a vida humana.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Ética no diua a dia 83

                 O uso de sua mediunidade não é profissão nem deve estar a serviço de propósitos escusos, pois é faculdade de alto valor evolutivo que contribui para a integração de importantes e úteis habilidades. A relação com desencarnados obedece aos mesmos princípios éticos que você utiliza para lidar com os encarnados, sobretudo no que diz respeito às ocupações de cada um. Seja simples, objetivo e responsável em suas incursões na Dimensão Espiritual, pois você estará lidando com uma sociedade que se assemelha à da Terra, mas que possui características específicas a serem conhecidas.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 82

               Sua mediunidade é uma faculdade psíquica que lhe permite comunicação com pessoas que se encontram na Dimensão Espiritual. Utilize-a com a mesma ética com que você estabelece contato com pessoas das suas relações interpessoais no mundo físico. O trato é o mesmo, independentemente da condição de encarnado ou desencarnado, pois a continuidade do Eu após a morte do Personagem não demoniza nem santifica ninguém, muito menos lhes retira a condição humana. Utilize sua mediunidade sem afetação, sem exibição, mas com serenidade e naturalidade.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 81

             Lembre-se de que seus embates externos ocorrem quando não há harmonia interior em você, razão pela qual busque sua paz interior como Desejo Soberano. Quando for inevitável entrar em um embate, seja uma pessoa assertiva, não agrida a dignidade de ninguém nem perca sua paz, pois não vale a pena querer a vitória ilícita nem um ganho do que não lhe pertence. Muitas vezes, perder algo é ganhar a si mesmo. Em qualquer embate, aja com sinceridade, evite acirrar ânimos e saiba sair sem prejudicar ninguém. Quando alguém usurpa algo que lhe pertence a ganha o direito de posse, a Vida se encarrega de lhe devolver.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 80

           Quando você se encontrar na posição de mediador, mesmo que não obtenha êxito em suas intenções, ofereça às partes sua serenidade, sua ética e sua compreensão de que cada um define seu próprio destino nas emoções que abriga em seu mundo íntimo. Ante contendores, evite tomar partido quando nenhum deles tem maturidade para encontrar o caminho da conciliação. Tente levá-los à reflexão quanto ao que se passa na mente de cada um, cuja contradição se faz representar na contenda estabelecida. Ofereça-lhes a harmonia de uma pessoa lúcida, saudável e equilibrada que você é.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 79

             Ao ser colocado em uma situação de confronto com alguém, seja solidário, reduzindo a gravidade da experiência, buscando sempre um acordo saudável. Nunca se deixe levar pelo calor da exaltação, descontrolando-se ou perdendo seu equilíbrio emocional, pois sempre haverá uma maneira serena de lidar com os convites da Vida para seu crescimento pessoal. Liberte-se do ímpeto em se autoafirmar perante os outros, pois só você sabe a grandeza do Espírito que é. Você não precisa gritar para ninguém nem dominar pessoa alguma, pois sua força e seu poder estão nas intenções de seu coração.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 2 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 78

            Nos embates da vida, no enfrentamento de desafios e nas lides cotidianas, seja uma pessoa ética, pois assim você conseguirá vencê-los em harmonia com os Desígnios Divinos. Nunca perca a esperança de que sua vitória contra as inabilidades o levará ao fortalecimento de sua personalidade e ao encontro consigo mesmo. Jamais desista dos propósitos de viver e de amar, pois a Vida o conduzirá ao melhor em você mesmo. Nenhum obstáculo é maior do que você nem haverá fracasso em sua luta para a realização de sua Designação Pessoal. Não se esqueça de que você é criação divina e foi gerado para ser feliz.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 1 de novembro de 2025

Ética no dia a dia 77

            Não permita que seu orgulho assuma sua Consciência, dificultando seu discernimento, expondo você ao ridículo ou lhe trazendo desagradáveis consequências. Quando aparecerem sinais de arrogância, necessidade de se autoafirmar, ou quando as pessoas não quiserem trabalhar ou estar a seu lado, compreenda que é hora de sair da posição em que se colocou e ser mais humilde. O orgulho facilita a obsessão espiritual, dificulta a flexibilidade da personalidade e bloqueia a criatividade. Em sua ética, inclua a humildade, estabelecendo limites para seu desejo de controle.

Extraído do livro Ética no dia a dia.