sábado, 5 de agosto de 2017

Amor a si mesmo 1

Amor a si mesmo


Jesus demonstrou o amor a si mesmo quando renunciou a ferir, imolando-se em favor da Humanidade e pela equivalência entre suas atitudes e suas palavras. O amor a si mesmo é essencial para o equilíbrio psíquico do ser humano na Terra. Sua harmonia vital só é possível graças ao amor que se autodedica. Amar a si mesmo é perceber-se como ser no mundo. Quem não se ama acaba por morrer, acreditando que a vida não tem sentido.  Aceitar-se é condição fundamental para a continuidade da coesão interna do ser pensante. O aparelho psíquico humano utiliza-se da libido (energia psíquica) para sua dinâmica e ela se alimenta do amor do Eu Superior a si mesmo. Amar-se é autovalorizar-se sem exceder-se no culto à própria personalidade. Essa valorização pressupõe a aceitação de si mesmo com suas virtudes e defeitos; aceitar-se como pessoa, percebendo seus limites e possibilidades.

Extraído do livro Amor Sempre.

Um comentário:

  1. Saudades de um íntimo
    amigo que me chama de amiga,
    como amiga enamorada e necessária essa amiga,
    como eterna esperança, sou criança desse amigo.

    Sou um pouco até de tudo desse resto de esperança,
    sou lembrança de outro mundo,
    sou fantasma que vagueia na lembrança desse moço, tão profundo
    que me leva ao encontro dessa chama que encanta

    a cada vez que a distância se alonga na idéia
    e que vaidade articular se separar,
    se a saudade pega fundo e se aloja em amar
    cada virada de uma lua viajando em odisseia,

    sou saudades que se lembra bem de mim
    de cada modo e maneira, cada fuga só de mim
    e do retorno reluzente

    sou eu mesma meu amigo, e que saudade
    da partida indefinida e sem a data programada, sem idade,
    que saudade desse Deus desconhecido
    esse Elo meu amigo, que nos fez tão dependentes!

    ResponderExcluir