segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ego e Espírito

Como autêntica manifestação do Espírito, o ego serve-lhe de expressão para o aprendizado necessário em seu primitivo estágio de evolução. É o ego sua atual máxima aquisição para o desenvolvimento de habilidades imprescindíveis ao alcance de suas finalidades superiores. O ego é seu melhor instrumento, no qual projeta suas qualidades a serviço da conexão com a dimensão interexistencial. Ao mesmo tempo que expõe o patamar evolutivo em que se encontra, o Espírito, por ele e com ele, processa sua evolução. O ego é o grande e maravilhoso acontecimento na evolução do Espírito, sendo-lhe, inconscientemente, sua maior obra prima. Propagar sua anulação, menos valia ou inferioridade é desconhecer seu significado. Na noite escura em que situava o Princípio Espiritual, eis que surge o farol luminoso da consciência de si, representado pelo ego, ou eu. Quanto mais, no ego, o Espírito apresentar sua totalidade, maior será sua realização.

3 comentários:

  1. Concordo plenamente.Como evidenciaríamos nossa presença no mundo?Vane

    ResponderExcluir
  2. Vc anda inspirado.Fale mais para o povo. Com toda sua simplicidade. Sei da sua competência, mas atrás de vc. mora um anjo.
    Olvanir M.de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. A questão central da abordagem ao Ego como elemento de manifestação do espirito, é a liberdade, não a ilusória liberdade de poder escolher o que lhe apetecer, mas sim estar "livre" de tudo o que distorse e turva a observação e por isso enviesa a sua ação.

    Refiro-me ao condicionamento, quer seja externo imposto pela sociedade, quer interno construido pelo próprio baseado em imagens projetadas por si próprio.

    Se não formos livres na ação, não há amor, haverá outra coisa: ciume, ansiedade, ódio, prazer sexual, etc..

    Se não formos livres não poderemos ver claramente e não haverá sentido de beleza e a vida será cinzenta e triste (como acontece frequentemente)

    MPz
    Amorim
    MPz

    ResponderExcluir