domingo, 21 de novembro de 2010

A outra margem

Todos querem ir a outra margem do rio. Ultrapassar obstáculos, desbravar fronteiras, conhecer o desconhecido, extrapolar limites, cometer alguma hybris. Essa é a razão do progresso, pois nasce do desejo de sair da condição meramente humana e transcender ao divino. Todos devem quer ir adiante, alcançando as fronteiras do conhecimento, não se contentando com o óbvio ou o que acomoda a mente. Alçar vôo na direção do que foi proibido ao humano, do que não lhe foi permitido por Deus, paradoxalmente, deve ser desejo de todos. Limites psíquicos são convites ao crescimento. Quem pensou num paraíso, com regras previamente estabelecidas para que o humano ali habitasse indefinidamente, esqueceu-se da inteligência e amorosidade do Criador, pois, ele mesmo, proporcionou o surgimento dos opostos para incitar o humano a integrá-los. Todo mar deve ser desbravado, toda dor deve ser eliminada, todo espaço deve ser conquistado, todo horizonte dever ser ultrapassado, toda a ignorância deve ser vencida, toda a vida deve ser vivida com amor. Na outra margem haverá sempre o oposto.

2 comentários:

  1. Boa noite Adenáuer!
    Quem não se permite pensar diferente, analisar outros ângulos, experimentar novas cores, sonhar outros sonhos nunca conhecerá a outra margem!

    Obrigada pelas palestras maravilhosas suas que tive a oportunidade de assistir em Poços.

    Um Abraço
    Thaís

    ResponderExcluir
  2. Adenáuer,

    Superar tudo o que nos aprisiona é um desafio, dia-a-dia, nadando um pouquinho para chegarmos ao outro lado da margem, é na verdade um mergulho de autoconhecimento ao nosso interior. O mais importante, de tudo isso, é viver a vida com amor.

    Beijos na alma,

    ResponderExcluir