sábado, 26 de junho de 2010

Quem ou o que de fato sou

Por mais que queira responder-me, com precisão, quem ou o que de fato sou, esbarro na própria ignorância a respeito de como começaria a resposta. Limito-me também por palavras que não conseguem expressar a natureza íntima de meu ser. Sou o que? Centelha Divina? Alma? Espírito? Que significam essas palavras? Pobre linguagem ou pobre ser que sequer sabe definir-se a si mesmo? Talvez haja uma saída para esse impasse. Enquanto não consigo me definir, não recorrerei a nenhum compêndio ou manual acessório. Tentarei descobrir-me a mim mesmo, definindo-me simplesmente como algo que adquiriu a propriedade de sua ignorância e que vai fazendo o que lhe é possível, sem temer, submeter-se ou retroceder jamais. Dizer-me espírito imortal, a essa altura da vida, é afirmar o óbvio. Vou mais adiante, dizendo-me uma incógnita indo na direção de algo incognoscível. No caminho, encontro outros, aparentemente tão perdidos quanto eu mesmo, mas que me permitem a fruição de experimentar o amor. Quando isso ocorre, me acho, me encontro e me movo na direção de Deus.

3 comentários:

  1. Só poderemos falar sobre nós ao nosso nivel de percepção,mas podemos ler o que almas referenciais dizem:
    Allan Kardec diz: "Desconhecemos a origem e o modo de criação dos Espíritos; apenas sabemos que eles são criados simples e ignorantes, isto é, sem ciência e sem conhecimento, porém perfectíveis e com igual aptidão para tudo adquirirem e tudo conhecerem”.

    Léon Denis referiu: "a alma dorme na pedra, sonha na planta, move-se no animal e desperta no homem",

    André Luiz, no livro "Mecanismos da Mediunidade" explica que "Temos, hoje, o Espírito por viajante do Cosmo, respirando em diversas faixas de evolução, condicionados nas suas percepções, à escala do progresso que já alcançou"

    E em "No mundo Maior" "Não somos criações milagrosas, destinadas ao adorno de um paraíso de papelão. Somos filhos de Deus e herdeiros dos séculos, conquistando valores, de experiência em experiência, de milênio a milênio".

    ResponderExcluir
  2. O Amor é a sua nobreza.
    O que há de mais particular na sua "Centelha Divina",seu Espírito o que quer que venha a definir, é a garra e a obstinação do trabalho social que voce desbravou e conseguiu arregimentar outros tantos nobres.
    Não importa a resposta do que voce quer compreender ser. Apenas é, e está no caminho com Deus.
    Eu admiro muito seu trabalho.

    Thelma Calasans

    ResponderExcluir
  3. Pois é...Sabe que, embora os anos, ainda não consegui responder àquela perguntinha básica do orkut: quem sou eu?

    E eu pensava: sou "quem"? Ou sou "o que"? Sou o sei? O que penso? O que penso que sei? sou mais o que não sei do que o sei? Sou o que sinto que sei? Sou o sinto? Sou o que sei que sinto? Sou o que sei que sinto e o que sinto que não sei?

    Não respondi ao orkut. Básico:não sei.
    Grata pela sabedoria, pela maneira clara de dizer o que não sei, pelo levantar de questões que gostaria de saber. Grata porque, por você, sei que quero saber ( o que/quem sou, quem serei!).

    Tenho um verbo num tempo presente: sou. É só.

    ResponderExcluir