sexta-feira, 30 de abril de 2010

Psiquismo

A alma humana tem conflitos, questionamentos e aspirações. Aceitar que a vida continua após a morte ou mesmo ter militância espírita, não são suficientes para resolver isso. É certo que a consciência da imortalidade da alma descortina novos horizontes e aquieta a mente, oferecendo as respostas aos grandes enigmas humanos, principalmente sobre suas origens; porém, aquela consciência não lhe resolve o dia-a-dia, principalmente todos os questionamentos e conflitos que dizem respeito aos seus sentimentos e aos seus relacionamentos. O problema humano não é apenas racional, mas, principalmente, emocional. O racionalismo, com seu subproduto, a lógica, domina o campo da consciência deixando pouquíssimo espaço para a vivência das emoções. A memória, atributo estrutural da mente, retém, quase que exclusivamente, o que foi vivido emocionalmente, isto é, aquilo que é carregado de afeto. Cuidar, educar e harmonizar a vida emocional é fator de desenvolvimento da personalidade, portanto, do espírito. Razão pela qual, os conhecimentos da Psicologia, sobretudo o que diz respeito à dinâmica psíquica devem ser estudados nos Centros Espíritas. C. G. Jung fez importantes considerações à respeito.

6 comentários:

  1. É sempre bom estudar espiritismo juntamente com psicologia e filosofia.
    Os horizontes se ampliam maravilhosamente!

    ResponderExcluir
  2. Sim,
    Aproximar-me do espiritismo trouxe-me um sentimento de paz que eu precisava! E também surgiram novos desafios emocionais para eu vencer sob esta nova luz.
    Concordo e compreendo quando diz que "O problema humano não é apenas racional, mas, principalmente, emocional". Então peço sempre a Deus que não me prive das novas experiências emocionais de crescimento nunca, apenas me dê sempre sabedoria para lidar com elas !

    É sempre bom estudar espiritismo juntamente com psicologia e filosofia.
    Os horizontes se ampliam maravilhosamente!

    ResponderExcluir
  3. Lidar com a razão é de longe maais fácil e menos enigmático do que dar ouvidos à emoção. Trabalhar com a razão como se lidássemos com operações matemáticas. Sempre encontrmos um resultado esperado, dentro daquela ordem que determinamos. Já com a emoção.... Mas o que seria da vida não fossem as emoções. mesmo quando estamos desistindo até mesmo da vida surge lá no fundo algo que nos diz e fulano???? e sicrano???? e se....Se Deus fez o homem a sua imagem e semelhança ele deve ser pura emoção!!!!

    ResponderExcluir
  4. A razão é mais uma interpretação colectiva (em nós) do mundo enquanto a emoção é mais individual.
    A razão é a formatação da sociedade em nós enquanto a emoção é a genuidade pessoal.
    A razão é mais comoda, a emoção é mais puro.
    Enfim duas faces da mesma moeda.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mestre!

    O ruim é se perder nas emoções...Mas, o bom é a oportunidade do reencontro nas próprias emoções...

    Um cheiro,

    ResponderExcluir
  6. Verdade, Bete.
    E o que nos fortalece quando estamos perdidos nas emoções é justamente a fé de que podemos nos reencontrar nelas !!

    bjs.

    ResponderExcluir