terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Amadurecimento

A conferência de Copenhague sobre mudanças climáticas, com sua tentativa de redução da emissão de gases poluentes na Terra, me fez pensar sobre a condição evolutiva da Humanidade. Muitas propostas apresentadas nos fazem perceber que o ser humano já pensa como uma unidade terrestre. Um dia teremos uma central mundial de controle e erradicação de doenças, uma coordenação central com os representantes de todas as religiões, uma assembléia permanente com representantes de todas as culturas do planeta, uma central de erradicação da fome, uma central financeira e patrimonial, uma central de paz etc. Talvez, a partir de agora, o planeta possa merecer ter acesso direto a outras civilizações espalhadas pelo Universo.

2 comentários:

  1. Perfeito! Como adoro suas colocações! Empreendedoras e lúcidas, como a de muitas inteligências que "tomam conta do mundo". Como a de Kardec, aliás. :-)

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante essa questão. Os seres humanos estão aos poucos percebendo sua relação de interdependência; que o seu bem-estar depende do bem estar do próximo. Problemas como o meio-ambiente ignoram as barreiras territoriais dos países, assim como os direitos humanos. Com certeza, um diálogo intercultural se faz necessário, não só como forma de respeitar as diferenças, mas entendê-las e absorver aquilo que for compatível entre elas. Os problemas ambientais farão com que a comunidade global se una em prol de um mesmo objetivo: permanecer vivendo...

    ResponderExcluir