segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 58

             A humildade é o reconhecimento pessoal dos valores, das competências e das habilidades que se possui, cujo uso não exige demonstrações nem necessidade de reconhecimento externo. Ela inclui a ética em tudo que faz, visto que quem age com humildade sabe respeitar o outro, busca excelência em seu trabalho e dispensa elogios. Sua humildade deve estar sempre presente e não se incomoda com a vaidade do outro, nem lhe exige correções de conduta, pois sua inadequação será evidente. Seja humilde para melhor aprender as lições que as experiências da Vida lhe oferecem.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 12 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 57

            Perdoar é sinal de maturidade, quando há a compreensão de que é necessária, para cada pessoa envolvida, a descoberta da razão que motivou a experiência. Culpar alguém, ou a si mesmo, não contribui para um bom desfecho de um conflito. Quando perceber que seu orgulho apareceu, dobre-o e evite querer demonstrar poder ao outro. Considere que sua dignidade não precisa ser atestada por ninguém e que sua competência não necessita da chancela do outro. Em sua ética de vida, devem constar a humildade e o desejo de não sintonizar com a agressividade de ninguém.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 11 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 56

  Inclua, em sua ética, a capacidade de perdoar e de contribuir, sempre que possível, para o equilíbrio de seu agressor. Evite tomar como agressão pessoal tudo que seja dirigido a você por inabilidade do outro. Torne mais leves as situações nas quais você se sentiu diminuído ou agredido por alguém, mesmo quando você esteja coberto de razões. Nem sempre ter razão é o mais importante, pois, sob o calor da emoção, ela costuma se ausentar. Evite trocar seu equilíbrio por palavras inadequadas que ferem ou contribuem para a desarmonia nas experiências da vida. Sua luta não deve ser contra alguém, mas para vencer a si mesmo.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 55

  Ao viver experiências nas quais você se sentiu sob a agressão de alguém, sua ética deve incluir a habilidade de ressignificá-las, extraindo úteis lições, sem revidar ou desejar mal a seu agressor. Entenda que as experiências aversivas, em sua vida, decorrem de suas predisposições pessoais, nas quais o outro, por inabilidade dele, entrou em seu campo de circunstâncias geradoras de aprendizado. Perdoar, portanto, é ser capaz de encontrar as razões pelas quais a Vida o colocou para vivenciar a experiência geradora do incômodo em você, sem que deseje se vingar.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 54

  Perdoar é compreender o outro em suas dificuldades de entendimento de como funciona a Vida. É dar a si mesmo a oportunidade de obter equilíbrio emocional, independentemente das atitudes do outro contra você. Trata-se de ressignificar antigos modos de reagir à agressão contra você como algo inerente à sua necessidade de integrar alguma habilidade em sua dimensão emocional. Analise o comportamento do outro, entendendo que ele também, ao agredi-lo, ignora as leis da Vida, requerendo aprendizado no tempo. De sua parte, na experiência ocorrida, tente descobrir o que você necessita integrar como habilidade.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 53

  Sua vida sexual é foro íntimo, cuja definição exterior é de sua única responsabilidade. Cuide para não se deixar influenciar por modismos ou por práticas abusivas a seu corpo e ao do outro com quem você compartilha sua vida íntima. A ninguém interessa sua definição de gênero ou de escolha sexual, cabendo-lhe ser adulto e responsável, colocando sua sexualidade em consonância com sua Designação Pessoal. O Espírito que você é, como senhor de seu destino, é artífice de sua evolução e condutor das experiências que escolhe viver. Portanto, assuma quem você é e pague o preço por ser você mesmo.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 52

  Sua atividade sexual é campo distinto de sua vida religiosa, pois sua repressão ou sua prática ritualizada não implica, necessariamente, transcendência. Cabe sempre discernimento, bom senso e equilíbrio psicofísico na utilização de qualquer força que implique comportamento rotineiro. Mais importante do que o prazer imediato é descobrir para que sua prática é feita e a serviço de que habilidade ela acontece. Sua mente é sua casa, seu ninho e sua morada. Portanto, abrigue nela tudo que lhe traz segurança, harmonia e amor. Nela, deixe que habite sempre o melhor de você e que lhe proporcione realização pessoal.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 51

              Sexo é atividade importante na vida, caracterizando-se pelo desejo de comunhão com alguém com quem se pode, consentida e responsavelmente, permutar energias prazerosas. Observe o quanto você dedica sua atenção à sexualidade, sempre avaliando se há excesso, foco demasiado ou repressão indevida, pois a Vida nos exige manejo adequado para o equilíbrio psíquico. Cuide para não se tornar presa fácil do lazer, nem se escravizar na sua utilização, cabendo autocontrole e moderação. Evite a moralização de sua vida sexual, tanto quanto uma sexualidade irresponsável e sem limites. Sexo e ética cabem em um mesmo contexto.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 5 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 50

            Sua sexualidade é um campo da vida que lhe pertence, no qual deve sempre contemplar o uso responsável e incluir sua afetividade. É por onde você deságua seus desejos de prazer e de comunhão com alguém com quem compartilha sua maior intimidade. Sua sexualidade é expressão de seu mundo interior, que revela sua natureza e a representação de como você se define. Cuide para que sua sexualidade não se torne conflituosa nem a situe nas teias do prazer desenfreado, pois se trata de uso de poderosa energia do Espírito a serviço de sua evolução. Considere que é necessário aprender a manejá-la com maestria para a aquisição de importantes habilidades afetivas.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 4 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 49

  Liberte-se de sofrimentos, de medos e de culpas, adotando uma religião que suavize sua vida, que flexibilize seu destino e que oportunize recomeços sem castigos ou punições, pois sua crença em Deus deve ser compatível com o amor. Cuide para que sua crença não torne o outro seu inimigo nem o leve a ser intolerante com aqueles que não são seus confrades. Compreenda quem se opõe a seus princípios ou os nega, pois cada Espírito tem seu próprio conjunto de raciocínios e sua forma de reverenciar seu Deus. Todos têm o direito de negar ou afirmar algo a respeito de Deus, de acordo com seu estágio de evolução.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 48

  Sua religião deve trazer felicidade, amorosidade e espiritualidade genuína, sem que haja medo da morte nem pacto que não seja com o bem, com a paz e com a harmonia. Construa propósitos superiores, elegendo como meta atingir a excelência em tudo que faz, visando o bem-estar pessoal e coletivo. Sua religião deve contribuir para que você desenvolva uma personalidade ótima, cuja principal característica é a compreensão e o propósito de dissolução do sofrimento humano. Inclua, em sua religião, a compaixão, a ética e a vivência plena do amor, para que você e todos os seres humanos se conscientizem da condição de Espíritos imortais.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 47

  Em matéria de religião, deve vigorar o amor, a caridade e a transcendência, visando o desenvolvimento pessoal e a busca pela consciência e pela vivência como Espírito imortal. Atue com sua religião para que todos adquiram a excelência como pessoa, para que o ser humano amplie a consciência da continuidade do Eu após a morte de seu Personagem e para que a Terra se torne o Além maravilhoso que se deseja encontrar. Sempre aja com ética, sobretudo em matéria de religião, não renunciando a seus princípios e crenças quando se trata de desrespeitar a vida ou prejudicar qualquer ser humano.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 46

  Sua religião deve contemplar a mais alta noção de ética, na qual a vida deve ser valorizada em todas as suas expressões. Religião é atitude para com o sagrado visando a transcendência, em colaboração com o Divino, para a construção de um mundo melhor. Pratique sua religião com ética, incluindo todos os seres humanos como seus irmãos, sem discriminar ninguém, sobretudo aqueles que não comungam com sua crença. Religião implica comunhão, fraternidade e respeito às diferenças, sem qualquer competição comparativa de valor ou exigência de supremacia. Somos habitantes de um mesmo orbe, irmanados pela procedência divina.

Extraído do livro Ética no dia a dia.