segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O que vale a Paz


Nada é maior do que a paz interior da pessoa, cuja conquista deve ser primordial na encarnação. Quem tem paz interior consegue viver e conviver com todo tipo de dificuldade externa. Para conquistá-la é preciso destituir-se do medo de viver, da exigência em ser perfeito, da autopiedade, da ansiedade quanto ao futuro e da ideia de um Deus punitivo. A paz do mundo é reflexo da paz interior de cada pessoa. Quando o ser humano se dispuser a ter e doar a própria paz, o mundo será melhor. Geralmente a paz interior se manifesta no olhar de compaixão, na capacidade de acolhimento ao erro e ao mal do outro, na determinação ativa em autotransformar-se, na atitude de intervir na melhoria da sociedade e na intimidade que se estabelece com Deus. A paz interior se confunde com o amor que se sente e se expressa naturalmente nos mínimos atos da vida.

2 comentários:

  1. A liberdade é o Santo Graal da Vida. Só liberando os preconceitos, o condicionamento milenar e todo o lixo que transportamos podemos dissolver a culpa e erradicar o medo.

    A paz interior só advém quando cessar o medo, e só então poderá manifestar-se a compaixão e o amor.

    A paz interior é resultado de uma ordem interna que se estabelece na nossa alma.

    Paz interior, amor, compaixão, virtude, beleza habitam numa mesma dimensão e são incompatíveis com medo e culpa que caminham juntos e normalmente geram violência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Amorim. Estou de pleno acordo com tudo o que vc escreveu.

      Excluir