quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Não consigo


Há pessoas que gostam de dizer isso. Tem um prazer inconsciente e mórbido de afirmar sua incapacidade. Sentem-se pressionadas a todo tempo, culpando fatores internos e externos pela sua inércia e pela sua incapacidade de mudar. Colocam os processos externos como obstáculos inamovíveis e vivem diariamente afirmando para si mesmas que naquele dia vai ser diferente, frustrando-se por não conseguir. Buscam desculpas para tudo e encontram culpados muito facilmente. Geralmente não querem ir para o sacrifício de viver; querem soluções mágicas, apelando para os poderes divinos que acreditam. São idealistas teóricos, com medo de viver. Ainda não percebem que a solução está em aprender a voar com os pés nos chão, em olhar para o espelho e enxergar o invisível aos olhos, em entregar-se à experiência simultaneamente racionalizando-a e sentindo-a. É preciso arriscar-se, confiar na Vida e aprender a amar, sobretudo a si mesmo.

Um comentário:

  1. Não consigo: um dos grandes obstáculos da nossa evolução. Sei que o tema da palestra de hoje é Vida Espiritual, mas seria maravilhoso se você pudesse inserir esse tema na palestra.
    A justificativa para o meu 'não consigo' está nas constantes tentativas frustradas. E aí eu me pergunto: será que estou dando o meu melhor, será que a tentativa não é uma maneira de camuflar um prazer doentio que está escondido, ou uma maneira de não se sentir tão impuro?
    O segredo se escontra na sua última frase - aprender a amar. Mas como amar? Como não confundir egoísmo com amor prórprio, altruísmo com descuido consigo mesmo em favor do outro, orgulho com respeito a sim mesmo?
    Forte abraço!

    ResponderExcluir