domingo, 30 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 72

  Sua vida é como uma viagem a um porto distante, na qual enfrentará calmarias e tempestades, com um veículo que diminui sua potência a cada fase, reduzindo a certeza de que alcançará seu objetivo. Nessa viagem, você ganhará experiências diversas, pois navegará por águas inexploradas, o que proporcionará a certeza de que o novo lhe trará benefícios. Mesmo com a gradativa perda da vitalidade física em sua viagem, haverá ganhos evolutivos com a maturidade e nas muitas experiências vividas. Durante a sua viagem, não se esqueça de que sua afetividade deve ser estimulada pelo constante uso.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

sábado, 29 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 71

  Nunca deixe que sua Consciência se perturbe nem a tire de seus propósitos superiores, pois são eles que devem nortear seu destino, trazendo-lhe um sentido existencial. Sua Consciência é sua morada real, cujo acesso é por você consentido e da qual nunca deve se evadir. Tudo que ali ocorre tem sua marca, seu interesse e seu sentido. Portanto, nada tema do que lhe apareça, mesmo que lhe cause medo. O que lhe bate à porta sempre apresenta o desconhecido em você, para que você lhe decifre o significado. A vida sempre o levará a passar por perdas, razão pela qual você deverá sempre estar com seus afetos e na posse de si mesmo.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 70

  Perdas são sinais utilizados pela Vida para que o Personagem enxergue o Espírito como o senhor da evolução. Quando perdas ocorrerem em sua vida, não deixe que a morbidez lhe retire a afetividade nem o transforme em vítima da Vida, pois tudo caminha para o entendimento de sua Designação Pessoal. Cada experiência, aversiva ou não, lhe proporcionará o necessário entendimento de sua íntima natureza, com vistas a que se torne o que é sua essência. Nada nem evento algum é fora de propósito, cabendo a você a constante busca pelo significado de viver cada momento de sua vida.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 69

  Observe à sua volta e verá que tudo é movimento, transformação e exigência de significado. Portanto, considere o adoecimento um processo natural da Vida, a serviço de sua evolução. Tal processo atinge apenas uma manifestação temporária e sensível do Espírito, que você é. Ponha-se acima da dor, sem pesar ou vitimização, para que possa extrair da experiência a real habilidade a ser integrada. Você não é alvo de ninguém nem vítima da insanidade de pessoa alguma, pois tudo que lhe acontece decorre do diálogo que a Vida estabelece para a descoberta de sua máxima essência e para a colaboração na realização do melhor para todos.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 68

  Considere que o Espírito não adoece, pois é imortal. O adoecimento ocorre no Personagem, sendo um processo que se deve à necessidade de conhecer como funciona o existir, de como aprender a manipular a matéria e de explicar-se a si mesmo. Altere o modo como você encara a doença, sentindo-a como punição ou consequência de um erro pessoal. Transforme-a em leve e útil experiência para um momentâneo aprendizado. No tempo da doença, libere o Eu para o mergulho em seu Inconsciente, à procura de sua própria essência, visando a permitir que o Espírito se sobreponha aos medos e às inseguranças do Personagem. Nada a temer, quando o comando é entregue àquele que é imortal.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

terça-feira, 25 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 67

  Trate seu corpo com carinho, cuidando de sua manutenção, sobretudo no que diz respeito a sua mente, pois tudo que se passa com seu corpo é reflexo de seu mundo interior. Não se apequene com uma doença nem considere que se trata de castigo, pois qualquer avaliação de personalidade, em meio ao desequilíbrio orgânico, será enviesada. Entenda que a doença ocorre como manifestação de você mesmo, que solicita atenção para o sentido de sua vida, para a mediação entre seus desejos e suas reais necessidades. Considere o adoecer tão somente um dos muitos sinais da Vida para que você se concentre na busca de si mesmo.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 66

  A doença é sinal de que algo foge de um padrão fisiológico, requerendo atenção. Uma doença não implica, necessariamente, a existência de uma causa em outra vida, pois o organismo humano, constantemente e, muitas vezes, rapidamente, responde aos estímulos a que é submetido. Trate seu corpo da melhor forma possível, alimentando-o adequadamente, sem excessos e sem colocá-lo sob risco. Seu corpo representa o mais adequado instrumento de manifestação de sua mente, para integração de habilidades, cujo funcionamento atende a necessidades evolutivas pessoais.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

domingo, 23 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 65

  Considere as atitudes das pessoas que estejam em desacordo com seus princípios como diferentes modos de conduzir a própria vida, sem que devam ser colocadas como de qualidade inferior às suas. De sua parte, busque aplicar a seus atos a ética, o respeito à dignidade humana e a afetividade que caracteriza seu proceder nas relações interpessoais. Lembre-se sempre de que todos estão em regime de aprendizagem na escola da vida, em diferentes estágios de evolução, para o crescimento individual e coletivo. Seja compreensivo em relação ao comportamento do outro, sem lhe referendar comportamentos inadequados, mas oferecendo a oportunidade de aprender na experiência.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

sábado, 22 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 64

  Atitude é consequência de desejos íntimos, cuja natureza diz respeito a quem é você e em que estágio de evolução se encontra. Portanto, busque a autoanálise para modelar seu comportamento a partir do que se passa em seu mundo interior. Atitudes fundamentadas no afeto costumam atingir o outro no coração, desarmando-o em sua reatividade ou reduzindo possíveis tendências agressivas. Utilize a afetividade em suas atitudes para construir relações e ambientes saudáveis, o que lhe permitirá tocar o outro na sintonia do amor. Nunca se esqueça de que você constrói os cenários nos quais contracena com o outro, oferecendo-lhe o que tem de melhor.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 63

  Lembre-se de que é preciso conduzir sua vida pela moderação, pela busca do significado existencial e pela consciência da própria imortalidade, sem o que viverá algo menor e sem sentido. Na moderação, equilibre suas emoções e utilize sua afetividade; na busca do significado, viva intensamente e considere o outro como seu irmão; na consciência da imortalidade, procure viver como Espírito, aprendendo sempre e estabelecendo uma relação ótima e natural com o espiritual. Suas atitudes devem concorrer para que a condução de sua vida lhe traga harmonia interior, satisfação em viver e convier, e possam promover o melhor para a sociedade.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 62

  Em suas atitudes, sempre dê espaço ao afeto, suavizando sua personalidade, para que possa extrair de cada experiência a grande lição que a Vida oferece. Seus desejos, organizando suas ideias, que são formadas por imagens e por emoções que circulam em seu mundo íntimo, se traduzem em atitudes para que a vida aconteça. Elabore melhor seus desejos, a eles adicionando a afetividade, para que suas atitudes, de fato, sejam a fiel manifestação de sua essência divina. Busque sempre alinhar suas atitudes com seus propósitos existenciais, com o sentido maior de sua vida e com sua Designação Pessoal, a fim de alcançar sua autodeterminação.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 61

  Ofereça a todos com quem convive, independentemente de como procedam com você, sua máxima afetividade, sem lhes cobrar reciprocidade nem lhes exigir reconhecimento algum. Ninguém lhe deve nada, nem você é credor de pessoa alguma, cabendo-lhe tão somente aprender, como humilde aluno, nas experiências que a Vida lhe oferecer. Ser humilde ou expressar afeto não credita a ninguém o título de benfeitor ou de monarca, pois o verdadeiro reino de todo ser humano é sua própria imortalidade. Aja sempre como se o outro fosse seu mestre, cujo crescimento acontecerá sempre que compreender a importância de ser humilde.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

terça-feira, 18 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 60

  No ambiente doméstico, onde sua afetividade encontra amplo espaço de manifestação, a humildade deve ser a primeira ferramenta a ser utilizada para o estabelecimento do equilíbrio familiar. Sempre considere que a paz no lar é muito importante para que todos que ali vivem encontrem disposição para o enfrentamento das dificuldades e dos desafios que o mundo oferece. É no lar que o ser humano também encontra o ambiente necessário para o repouso e o refazimento de suas condições físicas e psíquicas. Transforme seu lar no lugar onde reina a paz, construída em cima de sua afetividade e da humildade que caracteriza seu proceder.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 59

  Sempre que você observar a humildade em alguém, tenha a certeza de que pode atingir a mesma condição quando se lembrar de que seu valor pessoal somente pode ser aferido por você. Quando a humildade do outro for dirigida a você, acolha sua afetividade, sem rejeição ou julgamento de valor, a fim de melhor compreender o que vê e ouve em favor do crescimento mútuo. Quando a humildade do outro lhe parecer artificial, forçada ou fora de tempo, evite crítica, demonstrações de como você agiria, ou exposição da atitude inadequada percebida. Tenha compaixão e aja humildemente.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

domingo, 16 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 58

  Ser humilde é saber de suas próprias habilidades, utilizando-as sem alarde ou exigindo aplausos. A afetividade é companheira da humildade, pois suaviza a fala, aproxima as pessoas, promovendo leveza nas relações interpessoais. Quando a humildade aparece, a tensão se desfaz, a agressividade se afasta e a harmonia se instala. Sempre que sua humildade estiver ativada, lembre-se de que o outro se espelhará em você para alcançar semelhante resultado. Sua fala, seus gestos, seu olhar e suas intenções, quando carregados de humildade, penetrarão no coração de quem com você convive, razão pela qual busque naturalizar tudo que tem sua marca.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

sábado, 15 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 57

  O afeto ao outro, aliado à empatia e seguido da compaixão, compõe atitudes capazes de mudar o curso da vida, favorecendo a que todos se antecipem à necessidade de perdoar alguém. Grande parte das ações humanas são reações ao que motiva ou incomoda, sobretudo ao que vem do outro, o que contribui para a impulsividade e uma consequente atitude intempestiva. Compreender o outro é entender-se, aprendendo a lição com a experiência de contato. Portanto, ter compaixão, emitir afeto e agir com amorosidade são úteis ferramentas acessíveis a todos. Busque antecipar-se ao pedido de perdão de alguém, assumindo a condição de aprendiz da Vida na experiência emocionalmente forte.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 56

  Agredido e agressor se encontram em sintonia de predisposições, na qual a inabilidade de um se depara com um núcleo inconsciente gerador de culpa do outro. Por essa razão, o agredido deve buscar entender a finalidade do perdão a si mesmo por qualquer semelhante atitude cometida, compreendendo que a experiência gerará alguma predisposição no destino do outro. O encontro de ambos se deve ao fato de que tudo e todos estão conectados por invisíveis elementos apropriados para uma educação conjunta. Antecipar-se às possibilidades de semelhante e desnecessário embate torna-se viável quando o provável agressor educa suas emoções e o possível agredido liberta-se de antigas culpas.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 55

  Compreender os motivos, justos ou injustos, do agressor é, de fato, tarefa difícil de quem sofre a agressão. Em geral, a raiva, a indignação ou a valorização de si mesmo assume a Consciência, exigindo reação imediata para que se restaure o equilíbrio psíquico. O Eu se vê premido a revidar o que considera uma injustiça a ser reparada. Mas, devemos nos lembrar de quando sofremos algum revide ante uma palavra não bem proferida, colocando-se, agora, em lugar do agressor e, portanto, entendendo-lhe as prováveis e infelizes razões. É nesse momento que nossa empatia será colocada em xeque, denunciando seu estágio de evolução.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 54

  O perdão é a atitude que pressupõe a importância e o valor da experiência que gerou raiva, o entendimento do convite para a compreensão dos motivos do agressor, a legitimação, sem negar a emoção sentida, e a reflexão sobre as razões de a Vida querer ensinar algo ao agredido. Perdoar é doar ao agressor a oportunidade de aprender a viver sem agredir e sem necessitar machucar ninguém com a própria inabilidade. O perdão é a certeza de que a lição foi aprendida, mesmo tendo sido vítima de alguém, dando-lhe o benefício de uma nova chance para fazer melhor. Perdoar é ser grato à Vida pela lição recebida sem ter agredido ninguém.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

terça-feira, 11 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 53

  Sua sexualidade é patrimônio pessoal, merecendo educação, respeito e uso responsável. A compreensão de sua força e a responsabilidade para com o outro são condições exigidas para que você desenvolva novas habilidades no uso da sexualidade. Considere sempre que todo uso repetitivo implica hábito, o que gera condicionamento, provocando dependência. Em matéria de sexo, não é diferente, pois seu uso promove intensas recompensas de difícil renúncia. Compreendendo a possibilidade de manter-se vinculado a alguém exclusivamente pela energia sexual, busque educar seu desejo, para não se tornar prisioneiro de fortes emoções que gerem predisposições negativas.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 52

  Sempre que você observar a erotização de seu afeto por uma pessoa amiga, à sua revelia, avalie a necessidade de mudança, para que isso não venha a inviabilizar a continuidade da amizade fraterna. Cuide para que sua sensualidade esteja suficientemente educada a fim de não promover relações amorosas instáveis e conflituosas. Estabeleça a diferença entre afeto e desejo sexual, aprendendo sempre a utilizá-los em momentos adequados e a serviço da integração da capacidade de amar. Guarde em seu mundo íntimo a possibilidade de optar pela renúncia quando perceber que a realização do desejo erótico é inconsequente.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

domingo, 9 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 51

  O afeto, na atividade sexual humana, confere-lhe a qualidade vibracional que naturaliza o ato, proporcionando aos envolvidos a sensação de bem-estar e de felicidade. A comunhão erótica, antes de ser uma experiência merecedora de um julgamento moral, deve ser tida como ato comum, que deve ser compreendido como expressão da ânsia do ser humano em se conhecer, carecendo de educação e adequação a seus propósitos evolutivos. Pelo prazer intenso que promove, merece uso responsável e consonância com a harmonização psíquica, para proporcionar os objetivos para os quais foi designada.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

sábado, 8 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 50

  A sexualidade, desde os primórdios da evolução humana, proporciona o despertar da afetividade. O prazer advindo da atividade sexual direciona o Eu para a construção da habilidade afetiva. A ânsia natural pelo prazer estimula automaticamente o Espírito ao uso do agrado afetivo, para alcançar seu objetivo. Nessa tendência e sob o reforço do prazer, o Espírito, um dia, experimentará sentir o amor, habilidade que o capacitará a atingir outras dimensões evolutivas. Sem o amor, o sexo atende apenas a necessidades psíquicas secundárias, que não lhe acrescentam habilidade evolutiva alguma.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 49

  Inclua, na definição de sua religião, a consciência de que todos somos imortais, vivendo uma experiência espiritual em um Personagem, atendendo aos Desígnios Divinos, em busca da autodeterminação. Viva sua religião como um estado íntimo de conexão profunda com o sentido e significado de sua existência, fazendo dela a máxima expressão do Criador da vida. Conecte-se à razão de sua existência em tudo que você faz, para que sua vida seja autêntica e suas ações sejam coerentes com seus princípios, sobretudo com a ética. Seja sempre você, Espírito imortal, a serviço de sua realização divina.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

quinta-feira, 6 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 48

  Que sua religião seja o amor, que sua prática se torne seu viver, que sua filosofia contenha a imortalidade e a continuidade do Eu da Consciência. Religião é espiritualidade e transcendência em ação na vida comum, sem desprezar o convívio fraterno e a participação na vida em sociedade. Observe o espectro de religiões ao seu redor e compreenda que se trata de diferentes estados da Consciência humana na percepção do Divino, sem que haja superioridade de qualquer delas. Portanto, todas merecem seu respeito. Sua religião deve ser conforto íntimo, que possa levar ao outro a palavra amiga, sem sectarismo ou desejo de cooptação para suas convicções.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 47

  Sua prática religiosa não deve ser manifestada por rígidas doutrinas nem por rituais escravizantes, mas pela leveza como você vive sua vida e como você trata o outro com o seu coração. Religião é manifestação do Divino, a serviço da evolução do Espírito em sua jornada de conquistas de habilidades. Sua prática deve estar em consonância com a amorosidade, a afetividade e o respeito à divindade do outro. Seu propósito inclui o distensionamento da Consciência para que o Espírito encontre sua Designação Pessoal, realizando-se no reconhecimento de si mesmo como um ser imortal. Sua religião deve ser libertadora, conciliatória e inclusiva, para que todos caibam dentro de você como irmãos.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

terça-feira, 4 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 46

  Sua religião é sua atitude para com a vida, para com o outro e para com o sagrado. Considere seus atos como consequências de sua relação com o Divino, que se exterioriza visando à sua realização pessoal. Por essa razão, busque coerência em seus atos para que estejam sempre em consonância com seus pensamentos e seus sentimentos. Sua religiosidade deve contemplar um mínimo de afetividade, pois seu coração sempre está envolvido em tudo que você realiza, sobretudo a serviço da manifestação do sagrado em você. Caminhe sempre em passos firmes, com o Divino em sua Consciência e com o coração repleto de amor. A Vida exige o bem em ação, a razão em equilíbrio com o sentimento e o comportamento alinhado com os Desígnios Divinos.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 45

  A harmonia de sua Consciência, a paz em seu mundo íntimo e o afeto em seu coração proporcionarão excelentes experiências nas quais você integrará importantes habilidades evolutivas. Nunca será demais oferecer a palavra amiga, o acolhimento compreensivo e o gesto afetuoso, pois todo ser humano carece do encontro amistoso que você pode promover. Ao oferecer seu melhor, você exercitará sua capacidade de conectar-se à Vida, dela extraindo a energia amorosa que o torna permanente doador. Seu afeto, quando emitido, é fator de cura a serviço do amor, permitindo-lhe a condição de agente do Divino em benefício de todas as criaturas. Utilize seu afeto como uma usina geradora de energia que alimente todos à sua volta.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

domingo, 2 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 44

  Deixe-se influenciar pela afetividade que caracteriza certos ambientes, tornando-se permeável à energia que ali é exalada. Muitas vezes, você pode se encontrar necessitado de alimentar-se de afeto. Nessa situação, permita-se absorver os fluidos que permeiam as coisas e as pessoas, os quais podem ser por você assimilados. Para tanto, é importante respirar suavemente e vibrar no sentido da gratidão pela vida e no valor em acolher o outro. Sua mente deve ser um canal de recepção de boas energias que procedem do Mais Alto em direção a todos os seres humanos. À sua volta, a Vida disponibiliza sutis vibrações acessíveis a bons e maus, a justos e injustos, bem como aos crédulos e incrédulos, conectando todas as criaturas a um único e harmonioso propósito.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.

sábado, 1 de junho de 2024

Afeto no dia a dia 43

  Lembre-se sempre de que ninguém ama sem que seja alimentado pelo afeto, pois o Espírito evolui graças às relações harmônicas que estabelece. Inclua trocas afetivas em sua vida, para que a aridez não domine sua Consciência e você possa expressar o quanto de amor há em sua essência. Ante manifestações que denunciam a falta de amor, expresse sua harmonia interior com naturalidade e afeto, para que haja crescimento mútuo. Não se deixe contaminar pela insensibilidade ou pelo excesso de racionalidade de alguém, pois nem todos foram educados com afeto. Nesses momentos, ofereça sua natural afetividade, sem provocação ou crítica, para que o coração do outro se torne campo fértil onde o amor germine.

Extraído do livro Afeto no dia a dia.