sexta-feira, 27 de junho de 2014

Dizer não

O ser humano necessita dizer não. Porém é preciso aprender a fazê-lo para não se tornar amargo, agressivo ou pessimista. Por ter passado muito tempo tendo que concordar, aceitar por temer, enviesou sua mente para uma única polaridade. Ser otimista, aceitar o sofrimento e rejeitar o mal sem entender-lhe o significado passaram a ser fundamentais. Deve entender que a negativa diante do que não concorda serve-lhe como reforço ao seu direito de escolha, ante a quase obrigatoriedade em dizer sim. Não se trata de dizer não pelo não, mas quando considerar que sua opinião é exigida, tem o direito de negar o que o coletivo diz sim. O ser humano é um ser social, forjado nas experiências coletivas, mas deve perceber sua singularidade, sua individualidade, bem como se realizar levando em consideração esta condição. Deve dizer não à repressão, à opressão e a qualquer forma de domínio externo, aprendendo a educar seus próprios instintos e impulsos inconsequentes. É uma arte dizer não, assim como é fundamental dizer sim ao seu direito de ser ele mesmo, Espírito imortal, singularidade divina, proprietário de sua existência.


Um comentário:

  1. Aprendi a dizer não depois de dizer muitas vezes sim querendo dizer não, porém, só aprendi mergulhando na minha dor ao descobrir que quis agradar para ser aceita e não precisava nada disso, aprendi que deixei de amar a mim mesma buscando o amor do outro. O melhor de tudo é que aprendi a me amar rasgando uma veste que eu não precisava mais usar e que mesmo entendendo que era necessário deixar sair eu senti dor, muita dor. Foi no contato de um grande amor, uma linda alma que fui percebendo e assimilando o melhor de mim. O verdadeiro amor lhe da paz e serenidade ainda que esteja no turbilhão do seu eu...."viver é afinar o instrumento de dentro pra fora de fora pra dentro. Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo, a toda hora, a todo momento, de dentro para fora, de fora pra dentro..." (Leila Pinheiro)
    Obrigada Adenáuer pelos textos que me traz grandes reflexões, hoje me amo, e amo uma alma que aguça minha essência e me ensina com esse amor a transitar na minha polaridade com tranquilidade e um olhar de acolhimento. FELIZ!!

    ResponderExcluir