terça-feira, 7 de maio de 2013

Tendências


O conceito de Inconsciente como aquilo que não cabe na Consciência, seja pela repressão ou pelo surgimento de ideias, imagens e emoções que se formam involuntariamente no interior do psiquismo humano, pode ser melhor compreendido à luz da reencarnação. São as múltiplas experiências do Espírito que alicerçam as bases e as intrincadas redes dos conteúdos do Inconsciente. Afirma-se, sobretudo na Psicologia Analítica, a necessidade de se realizar o Inconsciente, contrapondo-se ao natural esquecimento do passado, preconizado pelo Espiritismo. Um não eu, existente no Inconsciente, deve se tornar conhecido, ampliando-se o alcance do ego. No Inconsciente, por força das experiências reencarnatórias formam-se tendências diversas, à espera de realização, redirecionamento ou simbolização. Realizar essas tendências, de forma consciente, torna-se imperativo para que o ego avance no propósito de atender aos ditames do Espírito imortal.

2 comentários:

  1. Ontem vivenciei minha primeira e espero última discussão de trânsito. Após o ocorrido, eu chorei bastante e não compreendia porque estava dando tanta força para o ocorrido. Parecia uma TPM fora de época, em que os hormônios são os responsáveis pelo desequilíbrio emocional. Comecei a investigar no meu inconsciente o que me levara àquele descontrole. Seria dor da rejeição? Seria arrependimento pela possibilidade de ter magoado a pessoa? Sentimento de culpa, pois poderia ter evitado? Insatisfação por estar infeliz por motivo fútil? Enfim, percebi que o universo chamado Inconsciente é muito vasto e pode abrigar não somente uma causa para os nossos sofrimentos, mas várias. E aí, é muito difícil, pois enxergo três etapas: 1ª reconhecimento da sombra; 2ª incorporá-la ao consciente; 3ª educá-la. Se forem essas as etapas, confesso: ainda estou na primeira! Ainda bem que são apenas momentos infelizes. Vou ficar no anonimato, pois é um mico confessar isso. rsrs Abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  2. Quantas tendências em nós ainda esperando serem descobertas para serem trabalhadas. Bendito aquele que faz bom uso do processo reencarnatório!!!
    Abraços,
    Carla

    ResponderExcluir