terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O sofrimento

A dor é uma sensação física que denuncia alguma disfunção orgânica. Sofrimento é uma inadequação psíquica que traz desconforto ao ego. Portanto, todos os seres vivos sentem dor, mas apenas o ser humano pode sofrer. O sofrimento ocorrerá sempre que o ego sair de sua zona de conforto, em face da instabilidade provocada por algum processo não bem assimilado. Sobre a dor, deve-se buscar a causa para imediatamente erradicá-la. Sobre o sofrimento, deve-se, em primeiro lugar, buscar a causa, consciente ou inconsciente, que o provoca; em segundo, deve-se perguntar o que necessita ser aprendido com o que está acontecendo; e, em terceiro, entender que deve ser buscado um sentido maior para sua ocorrência. Sofrer ou não sofrer pode ser uma escolha relativamente fácil de se fazer, desde que cada ser humano se perceba um espírito imortal e entender que cada experiência tem seu tempo e seu valor relativos. Toda dor deve ser entendida como sinal do corpo e todo sofrimento como sintoma da alma que pede atenção, cuidado e encontro com Deus.

4 comentários:

  1. Irmão Adenauer, obrigado pelo aprendizado.

    Continue a dar-nos a mão e a ajudar-nos no caminho.

    ResponderExcluir
  2. Adenáuer, e quando a dor quem nos causa é o outro?

    ResponderExcluir
  3. O sofrimento nunca é causado pelo outro ou por fatores externos,é sim,sempre e impreterivelmente,"gerado" por nós mesmos.Da mesma forma que para sermos respeitados temos que nos impôr em uma sociedade competitiva,assim também o é quando relacionado aos sentimentos que atraimos e criamos em nossa mente,fica tudo gravado no subconsciente.


    Se temos apreço e respeito ao próximo,bem como amor-próprio,sem dúvida que tudo ocorrerá bem em derredor de nós,ao passo que;se colocamos a culpa nos outros(pais,cônjuges,patrões,"diabo",sociedade...)e não assumimos o controle de tudo,óbvio que nos sobrevêm cataclismos/hecatombes de culpa e,a dor assume a dianteira em nossas vidas!

    Pensamos muito nos fatos,jamais nas causas!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante esse olhar... Vc consegue falar sobre coisas complexas de uma forma descomplicada e leve... Sinto que é "a síntese da simplicidade..."

    ResponderExcluir