segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Sobre o ego


É comum vê-se escritos sobre o ego, considerando-o uma instância psíquica responsável pela desdita do ser humano. Parece a todos que o desejo inerente ao ego, é o principal problema do ser humano. Ora, de onde surgiu esse elemento tão criticado pela sua natureza? Não será mais um dos equívocos coletivos atacar algo que representa uma aquisição evolutiva da própria natureza humana? É de se pensar que é a costumeira postura de situar o ideal no Além, ou no que se pensa ser a plenitude do humano, que cause tamanha agressão ao ego, legítimo representante da individualidade humana. O ego é o senhor de todo processo de desenvolvimento da personalidade e o instrumento da mais alta possibilidade de autoconsciência do Espírito. O ego é o Espírito, em dado momento, no seu melhor e mais atual estágio.

2 comentários:

  1. A pergunta a fazer é, o que somos nós?
    Nós somos a humanidade que levou milhões de anos a acumular experiência, tradição, cultura, condicionamento. Todos nós de uma forma ou de outra acumulamos a mesma informação básica e reagimos da mesma maneira. Na essência somos todos iguais psicologicamente.

    Mas como vivemos em zonas diferentes criamos traços fisicos diferenciados, e isso cria a ilusão de que somos diferentes uns dos outros e o fato de haver pouco autoconhecimento leva-nos a crer que somos únicos.

    Então a nossa mente entra num processo ilusório de individuação, e escolhemos seguir as melhores "referências", queremos ser pessoas bonitas, inteligentes, ricas, etc, seguir as modas e vamos imitá-los, querer ser como eles.
    Aqui surge uma entidade que vai titular esta ânsia aquisitiva, chama-se "Ego".
    Esta entidade existirá mesmo ou será um truque do pensamento?

    ResponderExcluir
  2. Então ! ...seria de nos atentarmos ás atitudes egoícas ?
    Agradeço o que postas.

    ResponderExcluir