sábado, 27 de agosto de 2011

Depressão

Depressão é dor na alma que se irradia pela consciência, atingindo a disposição da pessoa, interferindo em seu estado geral. Sua insidiosa ação é sutil, muitas vezes surpreendendo seu portador, apresentando-se principalmente como uma ausência de desejo e falta de sentido para a vida. Indiretamente, a depressão é um convite coercitivo para que o indivíduo entre em contato com conteúdos inconscientes que carecem de atenção, conscientização e resolução. Em contato com a depressão o ego sucumbe, formando uma espécie de subpersonalidade, como se a adotasse em compensação a alguma dificuldade que se avizinha. Adota uma postura antagônica a que normalmente admite para si, retraindo-se com medidas contrárias ao enfrentamento direto do que lhe parece aversivo. Seus sintomas denunciam a perda de importantes âncoras psíquicas de sustentação ao equilíbrio do eu, exigindo o sacrifício da acomodação e da vitimização. Afirmar seus próprios valores, suas habilidades e sua autodeterminação, exigindo-se coragem e autoconfiança é a condição para que se evite ou se saia de uma depressão.

6 comentários:

  1. Quando uma pessoa é uma coisa e quer muito ser outra, tenta entrar em processo de mudança, para isso é necessário mobilizar muita energia píquica. Mas essa mudança na realidade só se efetua se os pressupostos daquilo que o fazem ser assim, mudarem para substanciarem aquilo que ele quer ser.

    Não é fácil e necessariamente entra-se em conflito interno que se agrava e se projeta no exterior, entrando em debilitação psiquica.

    Como resposta tenta-se mobilizar mais energia, que se esgota, o espirito entra então em modo de seguança, fecha-se sobre si próprio para se proteger do exterior, mas ao fechar-se perde o contacto com o meio envolvente.

    O seu pensamento entra em looping, e vai alterar sutilmente a sua biblioteca de imagens que tem sobre o mundo, criando-lhe um outro mundo ainda mais artificial onde encontra a lógica para executar as ações mais disparatadas.

    (Ao ler o texto do Adenauer vieram-me estas ideias, serão verdadeiras? Não sei, mas aqui estão...)

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que não sou uma coisa....
    ainda mais DESEJAR ser outra COISA.
    ULTIMAMENTE com a ajuda do LAR HARMONIA
    PERCEBI QUE SOU UM espirito me educando prá MELHOR.
    ESTOU CADA VEZ MAIS CONCIENTE DISSO.
    obrigado a todos vocês que me ajudam
    a perceber e me sentí assim.
    fiquem com DEUS.(SUAS IDEIAS VERDADEIRAS OU NÃO EU GOSTEI DE LER. BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. Gostei do "VERDADEIRAS OU NÃO" mas como voce também me sinto imensamente tranquila com os ensinamentos que aos poucos vou adquirindo, verdadeiros ou não. Abraços

    ResponderExcluir
  4. O ser humano, obviamente, não é uma coisa...

    Mas se ele, das centenas de países, escolher um, dos milhares de teams de futebol, escolher um, das milhares de religiões escolher uma, das centenas de filosofias, escolher uma, dos milhões de pessoas, escolher um amigo, etc, etc, etc...

    Ele não passa de um fragmento no meio de outros tantos fragmentos que se chama humanidade, de um pedaço bem pequenino do que deveria ser um ser humano em plenitude...

    ResponderExcluir
  5. Sempre entendi que depressão é o maior mal da humanidade. Ela transforma pessoas que por algum segundo fragilizaram-se ao não compreender algo negativo em sua vida. Vive algo que considerei uma pré-depressão, em 2000 nasceu prematuramente minha filha, ficou na UTI e pude amamenta-la mesmo estando na incubadora, certa manhã recebi a notícia que a bebe tinha contraido uma infecção estomacal. Deduzi de imediato que ela tinha rejeitado meu leite e imediatamente decidi rejeitá-la, atirei-me numa cama e não desejava sair por nada daquele mundo só meu que estava criando debaixo daquelas cobertas, não queria ver ninguém, nem saber de nada que se passasse no mundo além cama. Graças à algum Espírito de Plantão, em poucas horas que pareceram uma eternidade, senti "alguém" puxar as cobertas que me cobriam e me puxar pelo braço esquerdo. Levantei de imediato obedecendo e agradecendo àquele Ser. Retomei as rédeas da minha vida, amo muito minha filha que hoje tem 11 anos e também me ama muito. Desejo que as pessoas deixem-se puxar por esses seres maravilhosos que nos cercar e fazem parte da nossa vida diariamente.

    ResponderExcluir
  6. Tenho 35 e meu marido tinha bipolaridade motivada por diversos problemas de saúde e aceitação - hemofilía e HIV, bebia e usava droga.E, apesar do sentimento que nutríamos um pelo outro, e vontade de que a realidade fosse diferente, o fardo ficou muito pesado e decidi me separar.
    Um ano depois, sem que tivessémos mantido qualquer tipo de contato, recebo a notícia do seu desencarne como um choque. Me sinto co uma lacuna por não termos um último encontro e nos perdoar. Apesar de saber que, sem uso de coquetel, o prazo para sobrevida é no máximo 20 anos, me sinto responsável por ter me separado e, em seguida, ele ter falecido.
    Comecei a namorar com uma pessoa que vem sendo um companheiro maaravilhoso e, ele teve um AVC perdendo os movimentos do lado esquerdo que MILAGROSAMENTE já foi recuperado.
    O fato é que após muito relutar, coomeçei a fazer terapia e fui indicada à busca psiquiátrica para uso de medicamento por processo depressivo.
    Acompanhei muitas palestras suas no Joana D`Ângelis e Lar Harmonia.
    Sei que depressão "abre portas" para um processo obssessivo. Me distancei, no momento em que mais precisava do Centro.
    Esse será o próximo passo para busca de recuperação e evolução.
    Peço luz, oração e equilíbiro espiritual para mim e para ele.

    ResponderExcluir