domingo, 29 de maio de 2011

Proprietário de si mesmo

Dificilmente sabemos o que a vida nos reserva. Há sempre uma ou mais dúvidas a respeito do que o destino nos reserva. Ao longo da vida vão se criando limites, normas, regras, condicionantes que interferem e estabelecem marcos demarcatórios ao Espírito, tudo por conta de sua própria ignorância, que o faz pensar que a luz que o guia é simplesmente externa. Nada está de fato definido, ou é definitivo, muito menos o momento seguinte ao agora. Sem que ao menos conheça suas origens, sem que entenda o que é e o que lhe corresponde fazer, nunca saberá, com a certeza necessária, seu futuro. Ele certamente é e sempre será o autor do que lhe acontece. Nada está escrito que possa ser absoluto, a não ser a sua própria certeza de que a vida lhe pertence. Não há um maktub. Nada está escrito. O futuro é novo e poderá acontecer qualquer coisa, sem que nada esteja absolutamente decidido. Deus outorgou ao Espírito o poder de realizar e realizar-se, autoconhecendo-se para se autodeterminar.

4 comentários:

  1. Caro Adenauer,
    Adoro seus textos. O principal motivo é que eles me fazem ter que repensar a nosso existência aqui neste planeta. Costumo ouvir no Centro Espírita que frequento que nada acontece por acaso, que todos tem uma programação e que podemos até modificá-la. Entendendo desta forma. Tudo está escrito, nós é que eventualmente modificamos, para nosso bem ou para o nosso mal. Vou seguindo com minhas incertezas e contando com os ensinamentos do espiritismo. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Realmente o segredo está em se renovar todos os dias e "esquecer" o que se foi aprendido, não ter apego ao conhecimento de fato para que não se crie barreiras em torno de si mesmo. =]

    Abrç

    ResponderExcluir
  3. Somos propietários de nós quando somos livres, liberdade significa observar sem motivo, sem viés, sem apego.

    Dentro desta liberdade, que é solidão surge o silêncio.
    Então a Vida, que flui como um rio, sempre se renovando a cada instante, inunda-nos, preenchendo esse silêncio, esse vazio.

    Num clique tudo se harmoniza, tudo se ilumina, já não há perguntas, já não são necessárias respostas. As aflições que anteriormente existiam deixam de ter qualquer sentido.

    É este o verdadeiro viver. E está ao alcance de qualquer um....

    Abr

    ResponderExcluir
  4. O texto é maravilhoso, riquíssimo para a reflexão. Faço uma síntese do meu eu. Para refletir tenho que conhecer, várias fontes devem serem pesquisadas para concluir. Hoje vivo o amor! Nele encontro minhas respostas para tocar minha vida enfrente.

    ResponderExcluir