terça-feira, 17 de maio de 2011

Senso Crítico

A razão nem sempre é o melhor meio de julgar uma questão. Muito embora seja o meio mais comum, muitas vezes, torna-se enrijecida, portanto, cega para entender algo que lhe escape a competência. Quando se pretende desenvolver a criatividade, a amorosidade e a transcendência, sua incompetência se manifesta. Todas as vezes que se cristaliza uma forma de enxergar-se a realidade, o senso crítico sobre si mesmo desaparece. Não basta conhecer ou discernir sobre as coisas, nem tampouco alçar o próprio intelecto, recôndito nos escaninhos do Inconsciente, para desenvolver-se espiritualmente. É preciso conscientizar-se da importância de perceber sua própria incapacidade de alcançar a verdade. É fundamental que se tenha senso crítico sobre si mesmo, sobre o próprio modo de ver as coisas e de julgar-se. O Espírito é a razão e o fim de tudo que existe, mas, acima de si, estará sempre a Consciência Divina, que lhe oferece o amor como máximo implemento a ser conquistado.

Um comentário:

  1. Nos aspectos cientificos, a razão é sem dúvida a ferramenta usada, com um pouco de intuição à mistura.

    Nos aspectos psiquicos ou espirituais o ser humano deve se peocupar com a sociedade, compreender a sociedade é compreender-se a si próprio. É perceber que somos produto da evolução.

    Acumulamos ao longo dos milénios, muitas esperiências traumáticas, sofrimento, medo, ódio, inveja, reagimos e somos gananciosos, violentos, tudo isto provoca um viés à nossa conduta, à percepção da Vida e tudo isto se projecta na sociedade, imputando-lhe as mesmas carateristicas.

    Para desmontar este condicionamento, é necessário um processo de reforma intima, que deve ter o seu enfoque no autoconhecimento, compreendendo o problema, cessa a impulsão para a autocompensação.

    Assim, o homem conhecendo-se, compreende-se, compreende os outros, compreende a Vida, já não precisa criticar, nem ter senso critico. Torna-se parte da Vida, tudo é simples, tudo é natural, tudo é belo, tudo é Amor. É o reino da Felicidade. Já dizia Cristo ele (reino) está no meio de nós mas poucos o encontram....

    ResponderExcluir