segunda-feira, 24 de junho de 2013

Em Assis


Novamente retorno a Assis, na região da Úmbria. Não à procura de Francisco, mas ao encontro de sua essência; daquilo que norteou sua vida, ao lado da pobreza, da castidade e da obediência: a autodeterminação. Na Porziuncola, templo da maior fase de sua vida, onde trabalhou reconstruindo uma pequena igreja, seus  vestígios foram encobertos pela suntuosidade de um outro edifício, contrastando com seus ideais. Quem procurar espiritualidade ali, só vai encontrar dentro de si mesmo, caso assim se porte. Francisco é o amor ao Cristo, na sua mais intensa devoção. Ele é uma grande luz na escuridão em que entrou o Ocidente após a morte de Jesus. Sua sabedoria e simplicidade ultrapassam o senso comum, vencendo os séculos, iluminando até hoje a Humanidade. Francisco é o melhor de cada um de nós, materializado numa pessoa.

3 comentários:

  1. Francisco : - " Senhor, fazei- me instrumento de vossa Paz..."

    Paz !

    ResponderExcluir
  2. Lindo, tb me assustei um pouco com a suntuosidade da igreja mas feliz em ver suas vestes daquele tempo tao simples e com tao pouco pode fazer tanto pelos outros.

    ResponderExcluir
  3. Indo ao encontro da essencia dos ensinamentos de São Francisco e aprendendo com ele que a a castidade é a pureza da intenção; a pobreza é a simplicidade e claresa dos sentimentos e que ambos obedecem aos designos do coração.
    E em nome desses compromissos é que Francisco desafia o Papado encoberto de suntuosidade.E tb tem êxito na reconstrução da pequena igreja de pedra.
    BOA JORNADA,
    Amarelo.

    ResponderExcluir