segunda-feira, 4 de março de 2013

Filhos


Tenho filhos. São amores que retornaram para alegria, aprendizado e crescimento. Quando os vejo em plena atividade, crescidos, adultos e responsáveis, penso no bem que me fazem. Nas vezes que seus caprichos me pareceram infantis e inconsequentes, lembrava-me de minha mãe, que sempre me via como um menino. Todos temos direito de ser crianças. A vida também pode nos dar filhos não gerados na carne quando os criamos ou impulsionamos os de outros para que se tornem continuadores do amor à vida. Eles, nossos ou adotados, não nos pertencem nem nos devem nada pelo que lhes façamos. Eles, hoje, somos nós, outrora quando ocupamos a mesma função. Não tê-los hoje, não implica em não saber como é, pois já fomos pais e mães em outras encarnações. A Vida nos coloca em todas as possíveis posições e funções onde poderemos aprender os segredos de Deus.

8 comentários:

  1. "A Vida nos coloca em todas as possíveis posições e funções onde poderemos aprender os segredos de Deus."
    Que Deus me permita, pois em todas as vidas que me forem possíveis e necessárias aprender os Seus segredos sendo mãe. Nada me faz mais feliz, mesmo diante de situações que magoam, mas que fortalecem o nosso amor incondicional e nossa confiança na caminhada. Obrigada pelo lindo texto Adenáuer.
    Abraços
    Carla Fabres

    ResponderExcluir
  2. Uma vez você disse que "desculpava" as pessoas com menos de 30 anos que ainda persistem em não entender a grandeza da vida, que ainda sofrem com problemas tão pueris. Naquela época eu tinha 27 anos e me sentia muito deprimida por não conseguir atingir a bondade que eu queria. Hoje eu tenho 29 anos, tenho um emprego, tenho minha casa, estou casada e a bondade está vindo com a maturidade, pois meu maior objetivo de vida é a elevação espiritual.
    Finalmente, agora que os 30 anos estão se aproximando, estou percebendo que nao há mais motivos para tanto desassossego. Que na verdade, há mais motivos para se alegrar do que chorar.
    Minha busca agora é pelo conhecimento espiritual e pela serenidade, pois é esse ensinamento que desejo passar para os filhos que virão.
    Nesses dois anos muitas atitudes melhoraram, as emoções estão mais controladas, mas ainda tenho muito que aprender.

    Caminho feliz com alguns momentos de inquietude. :)

    ResponderExcluir
  3. Ser filho é o mais facil... mas nem sempre temos o direito de ser criança.
    Dificil é ser homem/mulher.Estabelecer uma relaçãoequânime,estrutura da pela reciprocidade.

    ResponderExcluir
  4. Caro colega.

    Será que é tão fácil assim ser filho?
    Ser filho é estar grato o tempo todo. É ter paciência. É amar e respeitar. É aceitar que os pais são falíveis. É pedoar e entender quando eles erram. É compreender quando não atendem nossas expectativas. È disfarçar o incômodo causado pelo excesso de preocupação. É lidar pacientemente quando o físico e a mente já não trabalham como antes. É acreditar que o amor deles é incondicional, mas que não nos dá o direito de descuidar...enfim, é ter gratidão pelo reconhecimento de tanto esforço e dedicação desprendidos.
    Digo isso porque sei que poderia ser uma filha melhor. Espero que para você tenha sido fácil.
    Muita paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vc descreve é um SÁBIO e não um filho....rsrs. O filho é um aprendiz e erra mto, claro!

      Excluir
    2. rsrsrs...pode ser! :)

      Excluir
    3. Pois é...rsrs. Eu queria que meus PAIS fossem tão pacientes, sensiveis e generosos qto seu projeto idealisado de filho...rsrs
      Não se exija tanto! Os pais, as veses são mto chatos, autoritários,etc.... "de perto ninguem é normal". Nem pai nem filho e vamos ter que nos aturar(reciprocamente),né?rs. rs... rs...

      Excluir
  5. Os filhos, aos olhos dos pais, não crescem nunca, sempre que me pego abraçando ou beijando algum, sinto a sensação deles bem pequeninos ainda carentes do meu afeto, quando na verdade eles, de fato, pertencem à vida. Mas são amores incondicionais, pedaços de nós e dádivas de Deus!
    Maria Angélica

    ResponderExcluir