domingo, 25 de setembro de 2011

Pecado

Considerar que o Espírito, numa encarnação, expia (sofre) as consequências dos males por ele praticados em uma outra vida como sendo uma lei, equivale a revitalizar o dogma do pecado e da consequente condenação ao inferno. Sabe-se que a mente cria seu próprio sistema e nele se estabelece consignando um modus vivendi no qual funciona. Sob esse paradigma é que o ser humano se considera culpado, se pune e se corrige por considerar-se algoz e vítima de si mesmo. Só quando compreender o significado de sua própria existência é que entenderá a presença de Deus em si mesmo. O Espiritismo veio principalmente para lhe mostrar a imortalidade do Espírito, bem como seja propriedade do Universo. Deus se realiza no Espírito.

4 comentários:

  1. Pecado é não respeitar os próprios limites.

    Pecado é não cuidar de si mesmo e se expôr a situações (ainda que prazerosas), que dispersam, ferem e magoam.

    ResponderExcluir
  2. Nós hoje somos uma consequência do passado e hoje mesmo estamos a construir o nosso futuro, a vida é um movimento contínuo.
    O pecado foi inventado como penalizaçaõ a um conjunto de normas introduzidas por uma elite religiosa na sociedade.
    A culpa é um mecanismo psicológico de alívio por infraçaõ aquelas normas.
    É tudo ilusório, e o ser humno cai neste ciclo vicioso porque se quer proteger das incertezas da vida e adota essas normas como se de lei divina e inviolavel se tratasse.
    É a minha opiniao
    Mpz

    ResponderExcluir
  3. Expiação, pecado, reparação, a nomenclatura é o que menos importa, mas todos eles nos remete às consequencia de tudo que fomos em outras vidas e ou mesmo nessa. É isso que venho estudando no espiritismo. Mas nao deixo de associar Deus como um pai relapso que deixa os filhos agirem para repois dizer: eu te avisei!!!!!Quando eu o encontrar vou cobrar isso dele.

    ResponderExcluir
  4. PECADO É ABRIR MÃO DE SER FELIZ POR CULPA E
    MEDO - DO OUTRO E DE SI MESMO.

    ResponderExcluir