quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Autoconsciência

O Espiritismo é a doutrina que propõe a continuidade da consciência humana após a morte. Em toda parte, principalmente no Brasil, irmanam-se milhões de adeptos no mister de divulgar essa ideia central de acordo com suas experiências e com um planejamento reencarnatório prévio. Se não há uma uniformidade na prática do Espiritismo, na compreensão de seus princípios percebe-se uma unidade muito bem consistente. É essa unidade, garantida pela veracidade de seus paradigmas, calcados nas Leis da Natureza, que o torna fácil e simples de ser assimilado. As dificuldades estão por conta da forma tradicional e conservadora de tratar o que é da Natureza. Ainda não se vê uma prática espírita acompanhado o progresso das ciências nem de acordo com as novas formas do ser humano lidar com o que desconhece e que precisa ser revelado. Segredos, rituais restritos e obscuros, informações veladas, demonstrações de conhecimentos meramente históricos, fenômenos excepcionais, bem como práticas sacerdotais e exigências veladas de santidade às pessoas, soam como algo arcaico e inibidor da razão e da criatividade. O Espiritismo deve ser divulgado como algo simples, natural e alegre. O ser humano deve e merece receber a luz para que ela o ilumine e o faça se autodeterminar.

Um comentário:

  1. Ter autoconsciência é percorrer o caminho do autoconhecimento, conhecer a sua verdadeira essência que está intimamente ligada a restante sociedade (um individuo funciona como a sociedade e vice-versa).

    O ser humano só desenvolve um verdadeiro autoconhecimento quando alia o espírito científico ao autêntico espírito religioso.

    A mente cientifica é objectiva, a sua missão consiste em descobrir, compreender, e a partir daí tira conclusões, constrói teorias, move-se de facto em facto, explora a matéria.

    A mente religiosa é aquela que é livre e que descobre, que diretamente experimenta o que é Deus, o que é a Verdade. É uma mente sã, renovada, maleável, subtil, não está pré condicionada, nem pertence a nenhuma seita ou religião, porque estas com os seus dogmas e crenças, com os seus rituais e as suas compulsões, condicionam o ser humano, separam-no do seu semelhante, provocando o ódio e o conflito.

    O espiritismo orienta o homem mas deixa-o livre para escolher o seu caminho...

    ResponderExcluir