segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Descoberta

Gosto quando descubro que não tenho controle sobre algo, quando constato que não domino determinado assunto, quando percebo que não determino sobre meus sentimentos, quando reconheço que meus argumentos não são tão consistentes como pensava, quando sinto desconforto perante alguém ou em algum lugar, quando algo se opõe categoricamente contra mim, quando atesto minha inferioridade diante de alguém, quando assumo que minha inteligência não alcança alguma ideia, quando me sinto impotente diante da doença, quando me faltam forças para vencer um obstáculo, quando sou preterido sendo o mais apto, quando tudo parece conspirar contra mim, quando me vejo em completa inadequação, quando me recolho ante o inevitável, quando minha liberdade é cerceada, quando me roubam a ideia, quando perco em competição, quando meus limites me impedem de vencer, e, principalmente, quando minha enorme sombra aparece. Gosto porque posso dizer em alto e bom som: sou um ser humano e tenho todas as possibilidades de superação, resiliência e autodeterminação.

5 comentários:

  1. A descoberta e a aceitação de si mesmo, com suas virtudes e defeitos, percebendo seus limites e possibilidades depende do amor que todo ser humano deve dispensar a si próprio. Este amor é essencial para o equilíbrio psíquico, sua harmonia vital.

    Perceber a sua sombra inconsciente, que contém os aspectos negativos e ocultos da própria personalidade, aceitando-os e entendendo-os como factores dinâmicos do processo de auto conhecimento em favor de seu crescimento pessoal.

    Aceitar com resignação as “injustiças” de Deus é colaborar na Sua Justiça Divina, participando no crescimento e na evolução da humanidade. Não há ninguém esquecido, sem amor, na obra da criação.

    Os defeitos que assinalamos em nós, estão presentes em todos os seres humanos e constituem sinais pelos quais devemos iniciar a nossa reforma íntima. Jamais se entregando ao derrotismo nem as falsas influências e armadilhas psíquicas de que nos rodeiam.

    Quem não se descobre e não se aceita, não se ama e acaba por morrer acreditando que viveu uma vida sem sentido.

    ResponderExcluir
  2. Oi Adenauer,
    Gostei do seu texto! Se descobrir humano a cada dia é bom demais! Acredito que seja esse o caminho da evolução.
    Um abraço
    Bia

    ResponderExcluir
  3. A MAIOR AMBIÇÃO DO SER HUMANO É DESCOBRIR-SE (CONHECER-SE) A SI PRÓPRIO.

    Um humano só se torna um ser integrado, tranquilo, fértil e feliz, quando o seu processo de individuação está completo e realizado, e só então. Quando o consciente e o inconsciente aprenderem a conviver em paz completando-se mutuamente.

    O consciente é uma estrutura pequena, frágil e recente na longa história da nossa evolução encontrando-se num estágio experimental;
    A psique humana está longe de estar unificada, aliás ameaça fragmentar-se muito facilmente sob o assalto de emoções incontidas. O risco de sofrer uma dissociação e perder-se a nossa identidade, é muito grande.

    Assim a consciência por razões práticas de estabilidade e da própria sobrevivência da unidade psíquica, trabalha com pouca informação, impõe limites muito severos à percepção dos sentidos, que dando mais energia (atenção) ao essencial faz com que o enorme restante, por ter pouca energia (menos atenção), passe directamente para o inconsciente, bem como aos conhecimentos que já foram importantes e que no momento já não lhes interessa, fazendo-os perder energia e assim também serem “perdidos” para o inconsciente.

    O inconsciente guarda eventos e informação desde o big bang individual da própria criação, Guarda o “momento zero”, o contacto com a “mão” de Deus. Mas não é só e apenas um simples depósito do passado, está cheio de germes de novas ideias e de situações psíquicas futuras, prontas a aflorarem ao consciente, provocando atos de genialidade.

    Como gerenciar esta auto descoberta está o sucesso da nossa evolução. Da nossa e da Humanidade.

    ResponderExcluir
  4. Aprendi a gostar, mas gostaria que fosse diferente.

    ResponderExcluir
  5. Penso Adenauer que gostar é assim mesmo, e evoluir é se descobrir um pouco a cada dia.Não desistir jamais ! É perguntar sempre: Como? Porque? É querer acertar mesmo errando as vezes sem querer e seguir em frente!Se ajustar!
    Um abraço,
    Alessandra.

    ResponderExcluir