sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Carlos Bernardo Loureiro

Posso afirmar, com absoluta certeza, que Carlos Bernardo foi o maior historiador e pesquisador do Espiritismo, que conheci. Advogado, escritor, fundou a TELMA – Teatro Espírita Leopoldo Machado, no qual aplicou seus conhecimentos práticos de Espiritismo, beneficiando milhares de pessoas com tratamentos de desobsessão. Muito querido e admirado pelo seu estilo critico, objetivo e assertivo em se colocar. Conhecia o Espiritismo como poucos, escrevendo livros e artigos, além de proferir inúmeras palestras sobre temas espíritas. Era um entusiasta, médium e esclarecedor de espíritos, e se dedicava integralmente ao Espiritismo. Foi professor e, por muitos anos trabalhou em assessoria jurídica, se destacando em tudo que fazia. Lembro de seu jeito tranqüilo de demonstrar conhecimentos, surpreendendo com informações históricas e documentos autênticos a respeito de tudo que fosse mediúnico. É dele o robusto trabalho “Os Investigadores da Alma e do Espírito – Cinco Séculos de Pesquisas”. Seu nome ficará na galeria dos maiores vultos da ciência espírita. Meus respeitos a Carlos Bernardo Loureiro.

12 comentários:

  1. Tive a oportunidade de conviver de perto com Carlos Bernardo, que conheceu os meus pais no trabalho espírita e tornou-se um grande amigo da minha família. Bernardo era uma grande figura. Polêmico, despertava em uns a simpatia e em outros a antipatia. Conheci o trabalho dele quando adolescente, e até hoje sou muito grata a ele pois, com sua ajuda, pude me resgatar e começar a promover em minha vida uma grande transformação.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos!
    Tudo bem?
    Adimiro muito seu trabalho, conheço você há muito tempo, sou filha de Sylvio Santos Souza. Conheci também Bernardo, trabalhei com ele muito tempo no TELMA, realmente ele era tudo isso.Um tanto polêmico!! Mas seu conhecimento da doutrina e seu trabalho com desobsessão eram inquestionáveis.Sinto falta das noites de estudos com ele!
    Encontrei seu blog por acaso, pesquisando alguma coisa para ler sobre espiritismo. Mas fiquei triste ao ler um blog também sobre o TELMA. Uma "certa pessoa" que também conheci, fala com muita arrogância e prepotência desmerecendo alguns espíritas, inclusive você. Gostei muito de seu comentário sobre Bernardo neste Blog!! Fico muito triste quando vejo esse tipo de coisa dentro da Doutrina Espírita! Afinal não é isso que o Mestre Jesus tanto pregou!

    Beijos!
    Silvinha

    ResponderExcluir
  3. Prezados, boa noite!

    Gostaria de endossar as palavras do Adenáuer, trabalhei com Bernardo no TELMA, alias, continuo trabalhando o que me dá prazer; mas, é preciso que o movimento espírita reconheça que o nosso querido amigo Bernardo era uma excêlencia na luta contra a obsessão e na pureza doutrinária dos ensinamentos espíritas.
    Fique em paz!

    Edvaldo Tavares

    ResponderExcluir
  4. UMA PESSOA MARAVILHOSA
    APRENDI MUITO COM BERNARDO
    UM AMIGO, UM IRMÃO, MESTRE
    MUITO INTELIGENTE
    UMA VISÃO ENORME DE CONHECIMENTOS
    FAZ FALTA

    ResponderExcluir
  5. ESCRITOR, PESQUISADOR, PROF, ENFIM BERNARDO DEIXOU SUA MARCA PROFUNDA NA DOUTRINA ESPÍRITA
    UM ESPÍRITO ELEVADO. ESTÁ EM UM LUGAR, COM CERTEZA AJUDANDO MUITA GENTE, AINDA ENCARNADA.

    ResponderExcluir
  6. BERNARDO, NUNCA ESQUECEREI DE TI
    NA MINHA CAMINHADA, SEUS ENSINAMENTOS TOCARAM EM MIM, COM UMA PROFUNDIDADE QUE VC FOI O RESPONSÁVEL, MUITA LUZ, PAZ.OBRIGADA BERNARDO
    GRATA POR TUDO QUE VC ME TRANSMITIU.TCHAU
    ATÉ UM DIA

    ResponderExcluir
  7. MEU SAUDOSO PROFESSOR,QUERIDO E AMADO CARLOS BERNARDO LOUREIRO, GRANDE PESQUISADOR,GRANDE ESCRITOR,COM QUEM TIVE A HONRA DE TRABALHAR NO TEATRO ESPÍRITA LEOPOLDO MACHADO, APRENDER A CONDUZIR A MINHA VIDA,APRENDER A SER HUMILDE E PURO DE CORAÇÃO E RESPEITAR O PRÓXIMO.MUITO OBRIGADO,VC ESTAR PRESENTE NO MEU CORAÇÃO, COM TODO RESPEITO TE AMO!! MUITA PAZ!! LÚCIA PEREIRA.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada meu amigo por tudo que me ensinaste e ter oportunidade de fazer parte dos trabalhos mediúnicos no Teatro Espirita Leopoldo Machado durante 13 anos, sei que continuo trabalhando pq vc dizia que não deixaria de trabalhar após desencarne.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá Adenáuer Novaes, por favor permita-nos divulgar o nosso canal no youtube, onde consta muitas aulas e palestras de Carlos Benardo Loureiro, obrigado!
    https://www.youtube.com/channel/UC0PvSzUT3DvCObyGJIC3jnw

    ResponderExcluir