domingo, 27 de setembro de 2009

Lazer

O lazer é uma válvula de escape necessária ao espírito. Sua mente, importante órgão de expressão e comunicação, ainda em processo de amadurecimento, acumula tensões geradas nas experiências de contato com o desconhecido, que, a todo momento, naturalmente lhe surgem, seja pelo medo ou por ansiedade, provocando a necessidade de alívio. Quando não vivido, projeta-se ao assistir eventos esportivos das mais diversas modalidades. Mesmo assim, faltará a experiência direta para alívio daquelas tensões. O lazer continuará sendo requisitado para aquela importante função de aliviar tensões físicas e psíquicas. Acreditar que a prática esportiva e o lazer sejam meramente cultos ao corpo é não entender a dinâmica psíquica. Os campeonatos mundiais, as olimpíadas e outros eventos coletivos que visam a competição e o lazer, além dos benefícios diretos que trazem à economia, são extremamente importantes ao equilíbrio psíquico da humanidade.

5 comentários:

  1. Amigo Adenáuer quanto tempo.Parabéns pelos seus comentários sempre pertinentes. Te acompanho muito pelo seu blog.
    Saudade de te entrevistar na rádio e dos conselhos também..rsrsr
    Beijos
    Aline Castelo Branco

    ResponderExcluir
  2. Irmão Adenauer, boas...

    Como sabe o espírito não se cansa, só o nosso corpo precisa de repouso.
    O lazer servirá como disse, para alívio desse desconforto, transportando-o para o inconsciente (?).
    Em relação aos campeonatos mundiais, geram energias psíquicas de alta intensidade, nem sempre benéficas ao objectivo proposto.

    Abraço
    Amorim

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o amigo Adenáuer. O lazer quando pode ser praticado é muito benéfico para o alívio das pressões acumuladas em nossas atividades diárias.

    Qualquer pessoa pode ter momentos de lazer, não apenas quem pode pagar por ele. Atividades prazerosas de lazer podem ser vivenciadas com um mínimo de possibilidades, nem que seja um jogo num campo improvisado de futebol em terreno empoeirado, promovendo o alívio de tensões.
    Vejo nessas pessoas após essas atividades, corpos cansados, suados, e grandes sorrisos nos rostos e uma leveza de alma aparente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Adenauer!

    A minha opinião pessoal quanto aos jogos(competição) é que quando alguém compete,já perdeu para seu próprio EGO. Se estudarmos a história dos jogos olímpico veremos que surgiram no período entre guerras, onde os generais colocavam os soldados para competir para evitar a ociosidade. Além disso, o clima da competiçao é de extremo conflito; imagine as formas pensamento geradas num jogo Bahia X Vitória em que as torcidas se odeiam e desejam a destruição da outra. Quem vai ao estádio sabe muito bem disso. Defendo e esporte como um trabalho psiquico e corporal. Porém, acredito que a competição ainda é uma prática de uma sociedade primitiva e decadente.
    Abraços.
    César Ximenes
    Fortaleza-CE

    ResponderExcluir
  5. Boas...
    No artigo, o irmão Adenauer juntou estes 2 tipos de actividade aparentemente distintas, o lazer e a competição, levando a dois comentários dos irmãos Marcelo e Cesar, com os quais concordo plenamente para cada contexto.
    Agora amigo adenauer como podemos conexar 2 actividades com resultados tão distintos?
    Eu sei que só são diferentes porque o ser humano ainda não alcança o nivel de amorosidade adequada.
    Explique-nos como isso é possivel à luz da Vida deste planeta de 2ª geração...
    obrigado.
    Amorim

    ResponderExcluir