terça-feira, 30 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 45

  Considere que cada experiência inusitada de sua vida – cuja ocorrência não se deu por sua vontade consciente – constitui um convite para que você integre alguma habilidade. Portanto, sempre se pergunte para que ela se apresenta. Agindo com ética, as respostas sairão naturalmente, pois haverá sintonia com as Forças Superiores da Vida, cuja conexão permanente se tornará consciente. Eleve suas aspirações para a obtenção de habilidades úteis, pois isso o estimulará a alcançar novos patamares evolutivos. Tenha a certeza de que, agindo com ética, estará em maior sintonia com o Divino.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 44

  Considere que ter a consciência em paz e viver em harmonia requerem uma ética de vida que lhe dê sustentação interior, para fazer face aos desafios da vida. Não tema viver nem se considere vítima de nada nem de ninguém, mantendo a cabeça erguida no enfrentamento das próprias dificuldades, considerando-as oportunidades de crescimento. Seja uma pessoa ética, para que a Vida assim aconteça, já que a realidade sempre se apresentará conforme suas tendências e de acordo com suas predisposições íntimas. Viva suas experiências como oportunidades de se conhecer, pois elas estarão sempre colocando você frente a suas necessidades de aperfeiçoamento.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 28 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 43

  Quando sua ética for considerada melhor ou mais adiantada do que a social, procure disseminá-la em suas ações, de maneira a promover o progresso da sociedade. Você é agente de transformação e deve se empenhar para que haja desenvolvimento de sua personalidade, o que acarreta ganhos para todos. Realize sua vida de forma a contemplar a melhoria das pessoas com quem você convive, promovendo a harmonia e a paz à sua volta. O sentido da vida inclui o bem que você faz, o amor que você sente e a filosofia existencial que você pratica. Sempre considere, pela pessoa que você é, que todos o veem como exemplo a ser seguido.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 27 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 42

  Quando você pensar e agir com ética, perceberá leveza em sua vida, sensação de dever cumprido e a consciência em paz. Busque sempre agir com ética, pois, assim vivendo, jamais irá prejudicar alguém nem a si mesmo. Viver em harmonia requer convivência pacífica, responsabilidade nas relações interpessoais e coerência entre o pensar, o sentir e o agir. Considere que estar em paz consigo mesmo é tão importante quanto promover a harmonia à sua volta, visto que é também importante ocupar-se em estabelecer o equilíbrio onde e com quem estiver. Crie uma atmosfera saudável e harmônica em todos os momentos e experiências de sua vida, para que dela extraia o melhor.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 41

  Quando alguém lhe pedir ajuda e você se sentir com vontade de prestar auxílio à pessoa, lembre-se de avaliar o que, de fato, o outro necessita e suas possibilidades de atendê-lo. Evite exceder os limites pessoais, pois poderá estimular que seu beneficiário considere que o merece e que sua continuidade deve ser obedecida na mesma proporção inicial. Nunca se esqueça de que quem muito dá muito cobra e muito espera do Divino, pois acredita que resolve suas culpas e seus equívocos anteriores. A caridade espontânea promove bem-estar e desejo de que nada lhe seja recompensado.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 40

  Quando pretender ajudar a alguém, não se esqueça de agir com ética, pois seu exemplo terá reverberação na mente de quem recebe sua ajuda, promovendo a possibilidade de gerar atitudes semelhantes. A imitação da caridade é desejável, principalmente quando não é acompanhada de demonstrações movidas pela vaidade, ou por culpa redentora, nem do uso de qualquer ilícito para realizá-la. O anonimato, a simplicidade e a humildade na prática da caridade possibilitam que o beneficiário mantenha sua dignidade e seu desejo de desobrigar seu benfeitor de mantê-lo dependente. A caridade deve libertar o beneficiário, para que alcance autonomia em sua vida.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 39

  Caridade é um sintoma de que a bondade quer se instalar definitivamente na Consciência, como habilidade permanente. Portanto, sempre que você sentir vontade de contribuir para o processo de conquista da autonomia de uma pessoa, ou quando a compaixão surgir como desejo, busque serenamente sua realização. Considere que a caridade é uma ação positiva, cujo limite deve conter a análise do que o outro verdadeiramente precisa, a fim de auxiliá-lo sem viciá-lo ou torná-lo um cliente que não se esforça. Deve-se promover sua resiliência na construção de sua completa autonomia. Auxiliar o outro é também libertá-lo da dependência.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 38

  Caridade é a materialização do amor ao próximo, que beneficia quem a pratica e quem a recebe. É expressão da bondade que, pela compaixão, enxergando-se a necessidade do outro, promove um alívio que vem a alterar sua disposição em solucionar seus conflitos. É uma ponte entre um coração e outro, na tentativa de oferecer conforto, com empenho em melhorar e afastar a condição desfavorável em que alguém se encontra. A caridade pressupõe fraternidade e igualdade de atitude dos envolvidos, pois cada um deveria fazer o mesmo pelo outro, em idênticas circunstâncias. Caridade é irmandade, com o reconhecimento do outro como alguém que se encontra em busca de adquirir habilidades evolutivas e que conta com o auxílio do próximo.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 37

  Liberte-se do medo da morte, consciente de que tudo, no Universo, tem propósitos maiores, sobretudo para o Espírito que você é. A mentalidade coletiva predominante ainda ignora a exuberância do Espírito, bem como a continuidade do Eu após a morte de seu Personagem, optando por lamentar o fim de seu ciclo. Observe que, ao acordar após o sono reparador, tendo o cérebro entrado em modo padrão, você retoma logo sua consciência para dar continuidade a seu viver. Assim é após a passagem do Eu de uma dimensão a outra. Portanto, trate com leveza sua futura passagem, mantendo a mente lúcida e saudável, em uma vida com ética.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 21 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 36

  Desencarnar é continuar a viver, sem mudanças internas significativas, mas tão somente de domicílio. Não há tribunais de julgamento moral nem um deus que o punirá pelos equívocos cometidos. Há, em você, como em todo ser humano, um mecanismo automático que o levará a situar-se de acordo com sua natureza e com suas habilidades. Não há punições nem prisões que lhe impeçam a evolução. Passado o natural torpor, o Espírito constata a continuidade de seu pensamento, de suas emoções e de seus desejos, percebendo-se tão vivo quanto antes. Portanto, encare sua futura passagem com leveza, ciente de que você jamais deixará de existir.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 20 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 35

  Despreocupe-se quanto à morte, visto que se trata de fenômeno biológico natural, no qual seu Eu continua, sem que haja qualquer cobrança externa de performance. Você é seu único juiz hoje e sempre, cabendo-lhe agir com equilíbrio e consciente de suas responsabilidades perante a Vida. Sendo uma pessoa ética, certamente terá sua consciência em paz, sem que lhe pese qualquer cobrança nem hoje nem após sua passagem para a outra dimensão existencial. Na certeza de que um dia lhe ocorrerá, prepare-se sem ansiedade e com a certeza de que lhe será muito agradável retornar com o sentimento de que viveu o possível.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 34

  Ante a desencarnação de um ente querido, considere a continuidade da personalidade que se ausentou do corpo físico, recompondo-se e restabelecendo normalmente, agora, a relação que antes existia, com a mudança de domicílio existencial. Desconsidere a ideia de perda, de eliminação do Eu ou de julgamento divino após a passagem, entendendo que a pessoa passou a ter novas ocupações e interesses diferentes. Sempre considere que sua relação com a pessoa que desencarnou pode e deve melhorar em face da saudade ocasionada pela momentânea separação. Deseje o melhor para quem retornou, tanto quanto permaneça em paz, sabendo que um dia se reencontrarão.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 33

  Dissemine suas ideias, sua filosofia existencial e sua ética, a fim de que todos se beneficiem de seu pensar, promovendo a melhoria do ambiente à sua volta. Guarde em sua Consciência o melhor de você, para que seus atos representem sua essência e revelem seus propósitos de vida. Não se deixe intimidar pelo ambiente quando isso implique perda de sua dignidade, quebra de sua honra ou agressão aos valores do Espírito. Nesse caso, cabe-lhe afirmar sua ética, independentemente das consequências advindas. Mantenha firme seu propósito de autotransformação, integrando, cada vez mais, a habilidade de ser consciente de sua condição de imortal.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 32

  Transite na vida de forma a deixar sua marca, na qual constem características vinculadas ao amor, à espiritualidade e ao trabalho sério a serviço de sua própria evolução e do progresso social. Marque sua vida pela ética, considerando que se trata de alta qualidade evolutiva, propiciadora da construção de uma sociedade melhor. Espiritualidade em que não caiba o outro com suas inabilidades ou que exclua aqueles que não comungam com suas ideias é discricionária e menor. Inclua todo ser humano como seu semelhante, independentemente de seu estágio de evolução e dos equívocos que porventura cometa.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 31

  Espiritualidade é a realidade na qual sua essência transita em tempo real, permanentemente e de forma profunda. Seja uma pessoa ética. Inclua a ética em sua vida como componente de sua espiritualidade, sem o que ela será vazia. Atue na vida com respeito, sem agredir a si mesmo, ao outro, nem à Natureza. Considere que sua atuação no mundo deve sempre contribuir para o bem, para a paz e para o progresso social. Agregue à sua personalidade valores conquistados nas experiências significativas de sua vida, sobretudo quando a ética esteja em questão e quando você considerar que se trata de sua identidade essencial.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 30

  Sua espiritualidade deve incluir a ética no trato com a Dimensão Espiritual, pois se trata da continuação de seu Eu. Considere que sua vida jamais se acaba e que seu ser transcende o corpo físico. Portanto, dê atenção a sua evolução como algo permanente. Espiritualidade é encontro consigo mesmo e conexão íntima com o que gerou sua essência. Ao se referir à própria espiritualidade, lembre-se de que se trata de dimensão real, mesmo que tratada como imponderável, na qual habitam seres como você, cujos sentimentos a seu respeito permanecem e que merecem sua atenção. Da mesma forma como você trata as pessoas com as quais estabelece relações de afeto, estenda-a àqueles que fizeram a passagem para a Dimensão Espiritual.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 14 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 29

  Quando o outro decidir sair da relação, compreenda, libertando-o para que siga seu destino e seja feliz. Ninguém é obrigado a estar a seu lado nem você deve cobrar a eterna presença em sua vida. Amar alguém contempla desejar sua felicidade, independentemente de estar ou não a seu lado. A vida a dois é uma experiência que deve produzir crescimento e aquisição de habilidades. Portanto, não a desperdice com litígios que aprisionam e dificultam novas oportunidades de convivência a dois. Torne-se tutor da relação a dois, dividindo com o outro a responsabilidade de manter a chama do amor sempre acesa.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 13 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 28

  Ofereça seu melhor sempre que estiver em uma relação amorosa, pois, assim, estará contribuindo para que outro aja da mesma forma. O amor deve ser libertador, favorecendo o crescimento mútuo, sem o que será uma prisão para ambos. Liberte o outro do controle, da posse e da rigidez que oprimem, construindo uma relação saudável, ética e feliz para os dois. Acolha o outro em seus momentos difíceis tanto quanto facilite sua compreensão quando você necessitar de escuta para suas aflições. Paciência, acolhimento e amorosidade são sempre instrumentos úteis em todas as relações humanas.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

 

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 27

  O amor é força interior que renova a vida e impulsiona o Espírito para o melhor de si mesmo. Quando você sentir algo por alguém, cujo sentimento se aproxime do amor, aproveite para construir uma relação que favoreça seu desenvolvimento, pois se trata de um convite da Vida para sua própria evolução. Evite qualquer atitude que possa prejudicar o outro, ferindo-lhe os sentimentos ou falseando com promessas vãs. Utilize-se da sinceridade, para que o amor encontre, em seu mundo interior, o ambiente propício para florescer. Sua transparência e seu cuidado com o outro favorecerão a leveza da relação e a continuidade de seus propósitos com o amor.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

 

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 26

  Sentir o amor é o meio para encontrar o sentido pessoal e a principal razão de seu viver. Amar é sintonizar com o que de melhor existe no ser humano como herança divina. Cuide para que, durante sua vida, haja espaço em seus propósitos para a integração da habilidade de amar. Quando se vincular a alguém pelos laços de amor, não se esqueça da ética, buscando coerência do sentir com o agir. Trate a outra pessoa com dignidade, respeito e leveza, para que, juntos, possam aprender a arte de amar. Ninguém com quem você estabelece relações de afeto merece ser tratado de forma diferente daquela como você gostaria que o tratassem.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 25

  Considere que sua ética não deve ser afetada quando você estiver sob o calor de emoções fortes. Seu equilíbrio emocional é importante fator evolutivo, cuja aquisição deve se dar dentro da ética superior que caracteriza sua essência espiritual. Quanto maior for seu equilíbrio emocional, mais próximo você estará da Espiritualidade Superior, sintonizando com a paz, a ética e a harmonia dela advindas. Aqueles que agem com ética, que se ocupam de promover o bem e que persistem em ampliar a consciência humana para a percepção da imortalidade mais facilmente sentem o Divino em si mesmos.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 24

  Lembre-se de que suas ideias e atitudes são permeadas por emoções conscientes e inconscientes. Portanto, eduque-as para que suas expressões dirigidas ao mundo se tornem equilibradas. A história da evolução do Espírito contempla longo tempo de vida instintiva, com diferentes expressões emocionais carecendo de harmonização. Em seu dia a dia, nunca se esqueça de que todos os seres humanos, tanto quanto você, se movimentam em meio a emoções de todo tipo, o que lhes exige discernimento, reflexão e modelagem para uma convivência pacífica. Liberte-se de emoções desencontradas, que teimam em permanecer em seu repertório de respostas, assumindo o Desejo Soberano de adotar a serenidade.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Ética dia a dia 23

  Seu equilíbrio emocional deve acontecer independentemente da forma como o outro expressa as emoções dirigidas a você. Cuide para não se contaminar com o desequilíbrio alheio, considerando que cada um vive conforme sua própria experiência, mas isso poderá mudar a partir da forma como você lhe dirige a palavra. Seja sempre receptivo ao outro, mesmo quando ele se encontre ainda sem o domínio emocional, pois todos devem caber em você para que possa chamá-los de irmãos. Sua reação ante a momentânea instabilidade psicológica do outro será estimuladora ou educativa para você mesmo.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 7 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 22

  O equilíbrio de suas emoções é importante conquista evolutiva, a serviço da integração da serenidade interior. Modele uma personalidade emocionalmente estável, para que suas ações possam alcançar a leveza desejada por você. Considere que o tom com que você emite uma palavra guarda estreita relação com as emoções que circulam em sua mente, consciente ou inconscientemente. Seus atos são o resultado de suas intenções, suas ideias e emoções, que fazem parte de seu mundo íntimo. Busque alinhar seus atos com o que você pensa e, simultaneamente, com o que você sente, tornando-se uma pessoa coerente e ética.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 6 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 21

  Guarde a certeza de que o mais importante de tudo que você constrói na vida é o que você aprendeu como habilidade útil para uso em todas as dimensões em que se situar. Saber fazer, depois de constatar que é capaz de realizar algo útil, implica aquisição de habilidade que jamais se perde e que poderá ser utilizada para sempre. O Espírito aprende integrando habilidades úteis, que servirão em todas as dimensões existenciais. Não se preocupe com o esquecimento do passado por parte dos personagens futuros, visto que as habilidades adquiridas se tornam parte de sua essência. A naturalização do saber se constata pela integração da habilidade correspondente, razão pela qual o intelecto deve ser acompanhado do saber fazer.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 20

  Sua profissão é um caminho onde você vive experiências que permitem a integração de novas habilidades e de consolidação de tendências que contribuem para sua evolução. Certifique-se de que sua profissão atende a seu desejo de desenvolvimento pessoal, bem como contribui para o progresso da sociedade, permitindo-lhe colaborar com o bem comum. Eleja valores éticos que permeiem sua prática profissional, para que sirvam de exemplo aos que trabalham com você e que seguem sua trajetória. Ao avaliar sua vida profissional, considere que o mais importante de seu legado é como e em que bases éticas ele foi construído, e o resultado, que trouxe benefícios a todos.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 19

  Ao escolher uma profissão, lembre-se de fazê-lo de acordo com tendências favoráveis à evolução do Espírito, para que haja aproveitamento do tempo no Personagem. Toda profissão deve ser exercida com ética, com dedicação e excelência, a fim de se obter o máximo de aproveitamento para o Espírito. Todo trabalho exercido simultaneamente em benefício próprio e da sociedade resulta em ganho espiritual e em bases sólidas para a construção de um futuro melhor para todos. Sua atividade profissional deve ser a linha de conduta que lhe permitirá inúmeras aquisições de úteis habilidades em sua vida. Portanto, empregue todas as suas energias para torná-la profícua.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 18

  No exercício de uma profissão, busque sempre dar o seu melhor, primando pela competência, seriedade e dedicação. Realize seu trabalho dentro das normas de segurança, com ética e qualidade, para dar conta das obrigações que lhe foram confiadas. Sempre considere que sua competência será posta à prova. Portanto, execute sua atividade deixando uma marca pessoal, presente em tudo que você faz. O trabalho que você executa é seu cartão de visitas, representação de sua competência e impulsionador de sua carreira. Por essa razão, valorize-o e o realize com disciplina e com a certeza de que se trata da melhor maneira de se sentir digno.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 17

  Estimule seus familiares ao pensamento dentro da ética do bem, estimulando-os a uma leitura que promova o desenvolvimento pessoal. Torne-se catalizador do bem junto àqueles que convivem com você, com os quais você mantém laços de afeto e que se encontram a distância. Conviver é possibilitar influência recíproca, dando de si o que possui e recebendo o que tem predisposição para vivenciar. Quando sua ética estiver acima das conveniências da vida comum, que atrasam a evolução do Espírito, não deixe de dar sua contribuição efetiva, a fim de que prevaleçam valores superiores e a sociedade ganhe com suas atitudes no bem.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Ética no dia a dia 16

  Quando você observar uma conduta inadequada ou antiética por parte de alguém com quem convive, procure o diálogo leve, não crítico e ponderado, de forma a produzir reflexões no outro. Nem sempre acusar é a melhor estratégia para que o outro mude sua conduta. Melhor é observar, compreender a dificuldade do outro e, depois, oferecer possíveis conselhos de mudança. Nem sempre é fácil conviver com a falta de ética, porém é possível tentar contribuir para que um ente querido ceda ao conselho amigo de mudar. Estando ao lado de quem se encontra no equívoco ético, sem pactuar com o ilícito do outro, ofereça sua persistência no bem.

Extraído do livro Ética no dia a dia.