terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Solidão


Lamentar estar só implica em reclamar de si mesmo, em atestar a inércia diante do impulso natural que nos impele ao outro. Enfadar-se da convivência é desgostar de si mesmo, excluindo-se da própria condição humana. O solitário se basta, cristaliza-se no diálogo interno, cíclico e redundante, sem possibilidade de crescimento. Não solucionar o problema da solidão implica na falta de amadurecimento da alma. Eventualmente, optar por estar só pode ser providência necessária para novas formas de contato adiante. Para quem quer sair do incômodo de uma solidão indesejável, o remédio é deixar o coração disponível à bondade e a razão acessível à própria ignorância.

7 comentários:

  1. Adenauer,
    LUZ
    "Pra quem quer sair do incomodo de uma solidão indesejável, o remédio é deixar o coração disponível à bondade"... É preciso renunciar ao controle absoluto do ego racional.Fortalecer a FÉ pra acessar o fluxo natural da Vida.E assim poder receber a grande novidade desconhecida(tão esperada embora temida).

    ResponderExcluir
  2. Muito linda a última frase. Queria saber escrever assim, mas já fico feliz por ler essas palavras!! Um abraço, Marcele.

    ResponderExcluir
  3. Por favor responda Adenauer, o que quer dizer ENFADAR-SE DA CONVENIENCIA? Ou seria CONVIVENCIA?
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. caro Anônimo
    Paz

    Muito grato pela percepção. O correto é convivência. Já corrigi.

    Um fraternal abraço

    Adenáuer Novaes

    ResponderExcluir
  5. "Os poetas de Bhakti nos brindam com a compreensão de que o amor (prema) se encontra oculto nos olhos de quem o procura. De modo que a eterna brincadeira de esconde-esconde intensifica em nós o desejo (kama) que se transforma em pura absorção (samyoga). Sendo assim, o amor que desejamos encontrar no futuro só estará lá na medida em que experimentarmos aqui e agora e nos PERMITIRMOS ser transformados e lapidados por ele no presente."

    ResponderExcluir
  6. "O solitário se basta, cristaliza-se no diálogo interno, cíclico e redundante, sem possibilidade de crescimento."

    Eu quero dizer que discordo completamente dessa frase, pois creio que nos meus 54 anos de existência nessa vida, eu nunca cresci tanto, interiormente, como nos ultimos 4 ou 5 anos de minha opcional e muito proveitosa solidão.

    ResponderExcluir
  7. ...Por isso o "eventualmente".


    Quanto à imaturidade da alma. Tendo o indivíduo reconhecido-a em si e constatando-se ineficaz em ajudar-se neste propósito, como lidar com a solidão - claramente opcional - uma vez que esta serve-lhe enquanto mecanismo para não persistir ou recriar o erro (uma vez que tais situações sejam recorrentes)?

    ResponderExcluir