domingo, 26 de fevereiro de 2012

Transtorno de Deficit de Sentido da Vida II

Viver apenas buscando o sucesso financeiro ou intelectual, sem horizontes espirituais efetivos para o depois da morte parece ser o principal problema que leva o ser humano a sutilmente apresentar os sintomas do transtorno. Instala-se uma certa neurose de desempenho, na qual o individuo se vê na obrigação de corresponder a exigências culturais que não o levam a resolver o enigma da vida. Viver passa a ser uma obrigação pesada e difícil, pois não consegue atender às exigências que lhe são feitas e que brotam de dentro de si mesmo. É comum as pessoas serem acometidas de outros transtornos associados, tais como: Depressão, Síndrome de Pânico, Transtornos de Ansiedade e Transtornos Obsessivos. Ocorre em ambos os sexos, inicia-se na fase adulta jovem, a partir dos 21 anos, é mais comum na meia-idade e nas classe sociais A, B e C. Apresenta-se em quatro tipos: a) com estagnação funcional; b) com retraimento social; c) com sintomas orgânicos de baixa imunidade; e, d) com alto nível de ansiedade. O transtorno é sutil, de diagnóstico difícil, com buscas frequentes a médicos, com recorrência constante a parceiros e com hábitos e desejos intensos em presentear-se. É comum a pessoa apresentar dificuldade, desde a juventude, em se definir profissionalmente e em consolidar uma relação amorosa. Em alguns casos nota-se dificuldades em submeter-se a provas e testes profissionais.

3 comentários:

  1. Gosto de ler seus textos, para tentar compreender a mi mesmo. É deveras engraçado ver a sua sombra e como ela é parecida com a de muitos outros e com a minha também.
    A sua mente, é muito astuta, muito cedo saiu do material para o inteletual e estagia agora no espiritual. A Imago Dei, a respeitabilidade e a sabedoria projetadas,..., muito interessante.
    Como nós vamos retificando o caminho da mente,
    Mas continua, o mundo está melhor também por sua causa.
    Mpz

    ResponderExcluir
  2. Tem tanta gente com esses problemas e vivendo uma vida que não tem perspectivas de crescimento. A espiritualidade falta apesar de sobrarem religiões. É uma benção quando se consegue influenciar alguém no sentido de buscar a própria espiritualidade.

    ResponderExcluir
  3. O Adenauer descreve a sintomalogia associado a esta problemática. Mas interessa, não compreender a sintomologia, mas sim saber a origem, saber o que leva o ser humano a agir assim.
    E uma das origens, é sem dúvida: "o que nos leva a procurar o sucesso", por quê necessitamos tanto do sucesso? quer seja material, social, inteletual ou religioso (é tudo igual, porque serve o mesmo), responder a esta pergunta é meio caminho para compreender a "doença".
    Precisamos do sucesso para ser importante, ser respeitado, ser considerado, porque ligamos muito à opinião dos outros.
    E quando não conseguimos ter sucesso? Como ficamos? Ficamos com esta doença de nome engraçado.
    Mpz

    ResponderExcluir