sábado, 16 de julho de 2011

Crente Espírita

Figura especial. Aparece com ares de missionário e responsável pelo bem da humanidade. Conhece frases de efeito, extraídos de leituras muito bem decoradas. Sabe analisar o comportamento alheio, geralmente julgando-o segundo princípios rígidos, sem reflexões e contextualizações. Moralista, não entra em contato com as próprias dores e conflitos, vez que, não os reconhece. Toma o Evangelho como paradigma, porém se detém na letra, sem lhe alcançar o conteúdo libertador e fomentador da alegria de viver. É crente, mas não ciente do amor de Deus nem da destinação feliz para todo e qualquer ser humano. Vive de vaticínios e considerações moralistas, condenando o que não sabe lidar. Vive da moral, mas não da ética. Tem a alma dissociada do corpo e o Espírito prisioneiro de uma salvação imaginária. Iguais a ele, são vivos que já morreram e não sabem. Precisam sair da crença para a integração amorosa do que pregam. Prestam um desserviço à disseminação do espiritual e da imortalidade do Espírito.

3 comentários:

  1. Perfeito. Fui isso até bem pouco tempo.
    Foi preciso um cancer para eu me ver e saber que o foco das transformações todas deveria ter sido eu, desde sempre. Aprendi!

    ResponderExcluir
  2. Aff chega dar medo... kkkk
    graças ao bom DEUS sou leiga.
    e por isso APENAS VIVO .
    GOSTO de saber que quando acordo to diante da criaçao de DEUS acho que a maior de todas o UNIVERSO ,QUE CONSIDERO MEU templo maior.

    ResponderExcluir