sexta-feira, 4 de junho de 2010

A Fala do Coração

Quem escuta com a alma tem o hábito de falar com o coração. A escuta da alma é a que se conecta com a freqüência da necessidade espiritual do outro. Significa a capacidade de escutar a alma do outro, sem a ela se impor ou querer demonstrar maior conhecimento ou algum tipo de superioridade. A escuta é o lugar do aprendiz. Aquele que já sabe, e que de fato é sábio, escuta e devolve com o coração, isto é, com o Eros da vida. Na dimensão espiritual, matriz da material, em geral, os espíritos mais esclarecidos falam com o coração, buscando o aprimoramento na educação das próprias emoções. A fala do coração é a amorosidade, típica daqueles que descobriram o quanto é bom e traz paz de espírito, que visa o estabelecimento de conexões de espiritualidade superior com o outro. Escutar com a alma e falar com o coração são passos para se alcançar o que se entende como “Amar a Deus”. Muito dizem amar a Deus, mas ainda não conseguem ouvir o clamor das mentes em desalinho, solicitando uma escuta amorosa. Falam sobre Deus, elogiam a Deus, temem a Deus, porém, ainda não conseguem escutar a alma de seu irmão.

3 comentários:

  1. Esse é um excelente exercício: escutar o outro (captando inclusive o que ele não diz) e falar sempre o que nosso "coração" quer dizer. Isso, portanto, exige muito aprimoramento, pois primeiro precisamos saber escutar a nossa alma, os nossos sentimentos, e educá-los para o bem.
    .
    Com disse o Amado Mestre:
    "O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração e o mau tira as más do mau tesouro do seu coração; pois a boca fala do que está cheio o coração".

    ResponderExcluir
  2. A linguagem da Alma é o Amor, ouvir com a alma é sintonizar o amor. Falar com o coração é falar com amorosidade.
    O homem só percebe aquilo que lhe é dado enxergar.
    Nós só sentimos, pensemos e agimos ao nosso nivel, ver mais além requer novas aquisições.
    Quem não consegue escutar a alma de seu irmão é porque ainda não consegue escutar a sua. E a nossa é sempre a mais dificel de ouvir...

    ResponderExcluir
  3. Escutar

    O olhar silencia.
    A alma cala-se. Paira luz solta no ar.
    Um lampejo, nada mais. Depois,

    Escutar-se.

    (há tanto falar!)
    (há tanto olhar!)

    Um sino (pequenino),
    o marulho do mar.
    Farfalho de borboletas,
    zumbido de moscas,

    (Quero falar!)

    Então, tola
    bolha a flutuar,
    rola pra lá... rola pra cá...

    Cansada, melhor parar.

    (Quem ouve?)

    ResponderExcluir