domingo, 7 de março de 2010

Expansão

Não se pode conter o avanço ou expansão da própria consciência. Há no íntimo de cada Psiquê uma marca divina que a impulsiona a ir além de seus próprios limites, na direção de algo muito mais complexo e inimaginável. Aquela imprescindível marca, quando recebe a contribuição da autodeterminação consciente do ego, leva o próprio espírito a um estágio mais elevado de percepção do universo. Para essa contribuição ocorrer é necessário: renúncia a qualquer tipo de reconhecimento externo, percepção da designação pessoal, autoconsciência da própria imortalidade, além de se tornar proprietário de si mesmo. São requisitos importantes e que devem se constituir em desafio ao espírito para que alcance as finalidades últimas da Criação. Adianta muito pouco conhecer as coisas, ter grande quantidade de informações, ter uma inteligência invulgar, se não se envolver com a própria vida, se, obstinadamente, não se sacrificar para alcançar o objetivo da autotransformação. Expandir a consciência é não se contentar com uma evolução rasteira, dentro dos limites estreitos das concepções materialistas de viver, ou enclausurada nos dogmas religiosos.

4 comentários:

  1. Adenáuer, adoro seus textos! Principalmente por ir mais além no entendimento desse encontro entre o espiritismo e a autotransformação.Valeu!
    Muita Paz
    Bia
    (http://perfumeespiritual.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Estou ainda no primeiro estágio, buscando a "autodeterminação consciente do ego", mas já tenho claro que a autotransformação e a expansão da consciência não se dá mediante clausuras...

    É muito bom lê-lo e ouvi-lo... Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Deus quando nos criou, implantou naquela centelha divina a TOTALIDADE (fez-nos à sua semelhança).

    A vida é a descoberta interna dessa totalidade, (a descoberta de Deus) para isso passamos por diversos estágios (reinos).

    Sendo a consciencia uma aquisição recente, e portanto muito limitada, ainda precisa de grande desenvolvimento (em mediunidade e outras percepções).

    A semelhaça de um computador que precisa grande capacidade de memória RAM para trabalhar com aplicativos de grandes dimensões.

    Também a nossa consciência precisa se desenvolver para trabalhar com a enorme quantidade de informação que fomos descobrindo ao longo de inumeras reencarnações e que se encontra armazenada em zona inacessivel na sua maioria.

    ResponderExcluir
  4. Em aditamento e que o irmão Adenauer me permita, mais uma singela reflexão:

    O homem vive impulsionado pela descoberta de Deus em si.Tudo o que faz é motivado pelo amor, semeado em si por Deus. Tudo tem um objectivo que é vivenciar e aprender as Leis de Deus.

    Dizer-se que tem de fazer sacrificios para a reforma intima ou autotransformação é na prática desnecessário, como sabe, (já li alguns livros seus(obrg)).

    O homem passa pelas experiências e vivências absolutamente necessárias, e estas são outorgadas por Deus.

    Fazer o mal é também descobrir o bem.(Não advogo o mal). Mas o mal é feito por quem ainda não descobriu as vantagens de fazer o bem e para isso ainda precisa fazer o mal.

    A autotransformação ou reforma intima é a consequencia de termos descoberto as vantagens em fazer o bem.

    ResponderExcluir