quarta-feira, 17 de março de 2010

Evangelismo

Percebo o quão de transcendência está contido nas parábolas de Jesus. Recebi, de um grande e espiritualizado amigo, em dois volumes, comentários de Yogananda, distribuídos em 1642 páginas, sobre as parábolas de Jesus. O título dos livros é "The Second Coming of Christ (A segunda vinda de Jesus) e "The Resurrection of the Christ Within You" (A ressurreição do Cristo dentro de você). Um trabalho robusto e que merece ser entendido como um tributo ao Evangelho. De fato, ali, nas parábolas de Jesus, está algo extraordinário e profundo, a ser melhor estudado pelos ocidentais e orientais. Não creio que também não haja profundidade e transcendência em outros escritos (Torá, Alcorão, Livro dos Mórmons etc.). Os sinais que revelam a essência do Criador não têm proprietários. Aqueles trabalhos vindos de um yogue de incontestável espiritualidade demonstram a magnitude dos ensinamentos do Evangelho. Porém, tamanha luminosidade pode cegar os mais desavisados. Essa claridade, quando em contato com mentes frágeis, promove um processo de conversão e de alienação do ego, que assume, por identificação com o Self, uma postura de poder, inflado no complexo de deus. O excesso, em qualquer atitude consciente, requer um adicional de energia para ser liberado ou expurgado. E isso precisa ser bem assimilado para evitar-se alienação, fanatismo ou fundamentalismo. Quando Allan Kardec escreveu o livro que continha explicações das parábolas de Cristo, deu-lhe o nome de "Imitação do Evangelho". Sob orientação permanente dos Espíritos, alterou, prudentemente, para “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, construindo a obra para explicar, à luz do Espiritismo, aquelas luzes. Assim deveria ser. Porém, parece, por força da intensidade daquelas luzes, que está havendo uma inversão. Toma-se a parte pelo todo. O evangelismo parece querer se sobrepor ao Espiritismo.

5 comentários:

  1. O Espiritismo nunca há-de ser sobreposto devido à sua sua capacidade de explicar a arquitectura universal e a evolução humana.

    Agora que o homem gosta de segregar o seu semelhante é irrefutável:
    Primeiramente entre patrícios e escravos, depois entre nobres e plebeus, seguidamente entre brancos e pretos, depois entre capitalistas e comunistas, presentemente entre ricos e pobres.

    Pensa-se que no futuro será entre civilizações (a ocidental, a eslava, a àrabe, a japonesa, a hindu, a chinesa, a africana e a da américa latina).E associada está sempre uma religião.

    O espiritismo é superior a Cristo e ao cristianismo, é superior à terra e a todas as religiões e ao sistema solar, abrange o universo, com milhares de cristos, de maomés, de budas.

    Encarar o espiritismo como uma religião cristã, apesar da enorme referencial que é Jesus Cristo, é deixar fora do prato 3 quartos da humanidade encarnada e biliões e biliões de almas por esse universo.

    O espiritismo, assim, será como a 2ª mudança de um carro só servirá para o lever dos 20 aos 50 Km/h, terá de haver uma 3ª, uma 4ª, etc.

    Penso que vai ser o grande desafio do Espiritismo nos próximos anos, é a minha opinião pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Adenáuer !

    Lendo o seu texto sobre Evangelismo, em seu blog, destaquei um trecho que me chamou mais atenção, por fazer parte de um tema que me interessa, psicologia e religião- podendo até ser analizado sob a ótica das relações políticas-, mas é um trecho que não entendi tão bem, certamente pois me falta mais conhecimento do assunto.

    "O excesso, em qualquer atitude consciente, requer um adicional de energia para ser liberado ou expurgado. E isso precisa ser bem assimilado para evitar-se alienação, fanatismo ou fundamentalismo".

    Poderia me explicar melhor o que significa requerer um adicional de energia que precisa ser liberado?

    Compreendi a "idéia", que o excesso à alienação do ego ou fanatismo. Mas o que é a identificação com o Self e como ele leva ao complexo de deus?

    Estudo Direito e me interesso muito por psicologia. Já fiz o curso de introdução à psicologia junguiana e sou espiritualista, gosto muito de ler textos sobre religião. E quando estes três temas entram em intersecção, ai então é bem estimulante estudar ! Além disso estudo danças orientais, e assim mergulhar na cultura orientalista me completa. Por tudo isso quero fazer Diplomacia e as relações internacionais com o Oriente Médio me intrigam. Sob meu ponto de vista, seu texto sobre Evangelismo traz idéias que podem ser desenvolvidas sob a luz de todos estes temas !

    Além de tudo isso, me encantou a notícia de um livro de um yogue sob os escritos maravilhosos de Jesus, que sempre me encantam quando interpretados por mentes inteligentes, sensíveis, iluminadas, que nos inspiram e fortalecem ! Vou buscar no google a capa deste livro.

    Um abraço e até o evento sobre os 100 anos de Chico Xavier, que não quero perder.

    ResponderExcluir
  3. Ah...se as pessoas conhecessem a Seicho-No-Ie!

    ResponderExcluir
  4. Querida Nanda, por acaso desconhecia essa filosofia...

    Está um elefante no meio da savana e cada um de nós vê um animal diferente, depende do local em que o observamos, a alguns até parecerá uma grande pedra.

    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  5. Olá...

    tem algum email ou telefone que eu possa entrar em contato com o senhor?

    meu nome é Samanta eu sou de Salvador-BA
    meu tel 88681010
    e email e msn samantinha@limao.com.br

    Gostaria de me informar sobre TVP, sobre terapia mesmo e sobre seu site.. =]
    obrigada

    ResponderExcluir