sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 76

              O orgulho é uma condição psicológica de quem se coloca como superior ao outro, estabelecendo uma tentativa de domínio e de preservação de seu espaço. É insegurança quanto à possibilidade de cooptação pelo outro, com demonstração de poder e controle. Vença seu orgulho, agindo com ética, igualdade e transparência de seus atos. Ninguém é mais do que ninguém senão pelas habilidades de que é portador, sem que necessite subjugar ou dominar a pessoa para ser quem é. Seja simples, capaz e fraterno, compartilhando sua experiência com todo aquele que dela necessite.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 75

  Diante da demonstração de orgulho por parte de alguém, mantenha-se em sua humildade, evitando manifestar seu orgulho ao outro, agindo de acordo com sua ética. O orgulho é inflação de si mesmo, objetivando superar alguma inferioridade latente, cujo processo reduz o discernimento lógico e a empatia, necessários para um bom convívio humano. O remédio para o orgulho é a consciência do valor pessoal, base essencial da humildade. Quando sua ética contempla a compreensão da inferioridade inconsciente do outro, a relação fica mais leve, sem que haja competição de sua parte.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 74

  Sua ética deve conduzir ao equilíbrio, à harmonia e à paz, sendo incompatível com o orgulho, a vaidade e o egoísmo. Busque ajustar seus propósitos existenciais à sua filosofia de vida, a fim de gerar coerência entre seu pensar e seu agir. Sempre que houver desacordo entre seu sentir, seu pensar e seu agir, haverá incoerência, conflito e inquietação interior. Sua ética deve ser roteiro seguro para o alinhamento psíquico necessário a uma vida saudável. Cuide para que sua ética lhe traga a necessária humildade, bloqueando o orgulho, para que você aproveite melhor as experiências da vida.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 73

           Nas perdas patrimoniais, financeiras ou de oportunidades de negócio, lembre-se de que há outro processo existencial em curso, conduzido pela Vida, que você ainda não percebeu, pois somos um conjunto de intenções conscientes, com predisposições que trazemos do passado necessitando adequações. Não lamente perdas, pois você sempre estará ganhando objetiva ou subjetivamente, visto que tudo é para seu desenvolvimento espiritual. Em lugar do lamento, da vitimização ou da autopiedade, tente descobrir como a Vida funciona e o que ela quer ensinar.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 72

  Quando você considerar que a morte de alguém é uma perda, tente analisar pelo ângulo do valor atribuído à pessoa e tudo quanto ela lhe proporcionou de bom na vida. Assim considerando, entenda que muito você recebeu e doou. Portanto, não se perde o que se constrói dentro de si mesmo. O acréscimo do que se viveria ao lado da pessoa pode e deve ser obtido ao lado de muitas outras, em memória a quem já fez a passagem. Assim também deve se considerar nas separações, nas quais o amor ainda permanece vivo no coração. Perdas são julgamentos que fazemos em cima de expectativas que nos frustram e que merecem ser ressignificadas como lições da Vida para o nosso crescimento espiritual.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 26 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 71

  Quando você for analisar seu passado, considere perdas, derrotas ou fracassos como convites da Vida para o crescimento interior. Inclua-os na categoria de diálogos diretos com o Criador, para que seu equilíbrio interior fosse reestabelecido. No caso de você considerar que houve erros ou culpados, lembre-se de que a ignorância é mãe de todas as experiências humanas e, por causa dela, nossa vida se renova sempre. Compreenda que o passado de todo ser humano é revestido pela ignorância, razão pela qual, a todo momento, estamos integrando novas habilidades. Portanto, perdoe-se e continue aprendendo.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 25 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 70

  Perdas fazem parte da vida humana e são necessárias para que o Espírito se perceba autônomo, independente e proprietário de si mesmo. Ante perdas, pergunte-se para que ocorrem com você e como lidar com o vazio que promovem. Quando houver necessidade e oportunidade de recompor suas perdas, aja com ética e responsabilidade para que a lição seja, de fato, aprendida. Suas perdas amorosas, afetivas, financeiras ou de outra ordem denunciam a necessidade de tomar de volta para si a importância de olhar para o Espírito que você é, e que de nada depende para existir.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 69

  Ante a doença em um ente querido, ofereça sua tranquilidade e conforto ao afirmar que tudo passa e que nunca deve perder a disposição de viver. Evite falar na morte ou na continuidade da existência após o decesso orgânico, salvo se for solicitado a explicar sobre o Além. O que o doente mais quer é uma conversa amena, um sorriso franco e um descanso para a consciência fixada na doença. Seja afável, atencioso e deseje anonimamente que o melhor de sua energia saia de você em direção ao doente, pois é o que ele também espera receber. Adoecer é natural. Portanto, naturalize o momento de uma visita.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 68

  Cultive a mente serena, a harmonia interior e a paz no coração pela prática de querer o bem, de ser capaz de gerir a própria vida e de viver como Espírito imortal. Nada tema, fazendo um pacto com a Vida de não querer prejudicar ninguém, de agir com ética e de atuar com responsabilidade na vida. Considere importante investir em você, utilizando o máximo do tempo do Personagem para se capacitar, implantando, em sua mente, o Desejo Soberano de viver como Espírito. Não se retraia ante uma doença, cuidando do corpo até os limites possíveis da Ciência, continuando a dar o seu melhor enquanto o corpo funcionar.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 67

  Seu corpo físico é perecível e serve temporariamente ao Espírito para sua evolução. Por mais que se prolongue a vida útil de seu organismo físico, não se esqueça de que se trata de uma forma passageira, adequada a certos fins específicos e com limite de tempo. Pense que o Espírito que você é já utilizou organismos semelhantes e ainda viverá em muitos outros. Portanto, faça-o com gosto e com ele extraindo o melhor das experiências vividas. Cuide do corpo e viva com ética, sem lamentar quando uma doença surgir, pois a Vida tem sempre um propósito útil para tudo que lhe acontece.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 66

  Em meio ao adoecimento do corpo, não perca a disposição de viver nem deixe que a inércia ou a vitimização lhe tome a Consciência. Sua vida é maior do que uma doença, por mais grave que seja, pois seu Eu continuará para sempre, vivendo o eterno presente. Para curar-se, evite ultrapassar os limites de sua ética ou fazer promessas, barganhando com o Criador, pois adoecer é parte das predisposições humanas, cabendo-lhe ressignificar o sentido da dor. Compreenda: o vaso que abriga o Espírito, para que ele integre as mais diferentes e complexas habilidades, não é imortal como ele, sendo-lhe apenas um útil instrumento de evolução.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 65

  Ética é compromisso consigo mesmo, é coerência nas atitudes, é pautar a vida por uma filosofia que contemple cuidar de si e de todos. Lembre-se de que suas atitudes devem ser o resultado de sua ética, de seu pensar e de sua Designação Pessoal. Portanto, viva sua essência espiritual, consciente da continuidade permanente de seu Eu, do Espírito imortal que você é. Sua vida não se resume ao breve tempo do corpo físico de seu Personagem atual. Portanto, tenha a atitude de estar sempre sentindo as experiências da vida intensamente, delas extraindo o melhor para seu bem-estar e para o bem-estar coletivo.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 19 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 64

  Quando você perceber que sua vida está sem sentido, ou que nada mais vale a pena fazer, isso significa que a Vida o está convidando à percepção de sua face espiritual. Conheça tudo que diga respeito à sua essência como Espírito, pois se trata de ir ao encontro de quem verdadeiramente você é. Para tanto, tenha a atitude de, pacientemente, caminhar em outra direção, na qual se encontra o preenchimento de seu vazio existencial. Comece dizendo sim à vida e não ao desleixo de si mesmo, entendendo que a saída para o vazio é preenchê-lo com sua capacidade de vencer suas inabilidades latentes.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 18 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 63

  Evite a estagnação, o tempo perdido ou a inércia, pois, embora a vida seja infinita e lhe pertença, você deve aproveitar para alçar voos maiores. Há outras dimensões existenciais que você pode galgar, sendo necessário ter atitude, agir com ética e sentir o amor. Ninguém evolui sem esforço, nem há ascensão mágica sem sacrifício da energia pessoal de viver. Portanto, evite desperdiçar sua vida com futilidades ou excessos de distrações que costumam acrescentar protocolos psíquicos condicionantes da mente a optar pelo menor esforço. Considere que o tempo lhe pertence e que deve ser bem manejado, a serviço de sua própria evolução.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 62

  Paute sua vida por atitudes éticas, saudáveis e produtivas, de acordo com sua Designação Pessoal. Observe que a Vida lhe convida a muitas realizações, mas é necessário o estabelecimento de prioridades, cujo critério deve conter ética, sua realização pessoal e o bem-estar coletivo. Atitude para com a vida é cuidar de si para que ela valha a pena, e seu viver possibilite o máximo de integração de habilidades. Tenha atitude perante a vida, sendo protagonista de suas experiências, para se tornar proprietário de si mesmo, agindo com ética e autodeterminação.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 61

  Ante o orgulho do outro ou sob qualquer demonstração de vaidade, evite confrontos que podem acirrar disputas estéreis. Aja com humildade, mas cuide para que isso não pareça desejo de humilhar o outro com sua oposição. Humildade não é demonstração de valor superior nem simplicidade para chocar, mas ação simples, eficaz e silenciosa. Cuide para que sua humildade não se transforme sutilmente em vaidade por ser diferente, pois a fronteira entre uma e outra é tênue e costuma enganar os mais experientes. Cultive a humildade silenciosamente, capacitando-se cada vez mais, a fim de oferecer à Vida o seu melhor.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 60

             Ética é respeito à vida, ao que é melhor para todos e valorização da dignidade humana. Assim sendo, busque agir sempre em consonância com princípios altruístas e que estejam em sintonia com sua espiritualidade. Considere que a ética, a espiritualidade e sua humildade sempre colocarão você em contato com o melhor de si mesmo e dos outros, pois assim funciona a Vida, aproximando os iguais. Estabeleça critérios pessoais para viver, nos quais a humildade estará sempre presente, para que a Vida responda com experiências de alto valor agregado, na obtenção de habilidades evolutivas.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 59

            Considere a humildade uma condição interna de quem já tomou consciência de que sua própria vaidade dificulta uma maior compreensão do sentido da vida. Seu modo de agir publicamente, quando sua humildade estiver prevalecendo, atrairá mais a atenção das pessoas do que quando a vaidade se apresentar, pois atrai o julgamento crítico contra você. A humildade é sempre mais eficaz, facilitando o trabalho de todos e beneficiando sua continuidade com satisfação. Quando você aciona sua humildade, sua competência entra em ação, para que sua eficiência aconteça em maior grau.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 58

             A humildade é o reconhecimento pessoal dos valores, das competências e das habilidades que se possui, cujo uso não exige demonstrações nem necessidade de reconhecimento externo. Ela inclui a ética em tudo que faz, visto que quem age com humildade sabe respeitar o outro, busca excelência em seu trabalho e dispensa elogios. Sua humildade deve estar sempre presente e não se incomoda com a vaidade do outro, nem lhe exige correções de conduta, pois sua inadequação será evidente. Seja humilde para melhor aprender as lições que as experiências da Vida lhe oferecem.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 12 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 57

            Perdoar é sinal de maturidade, quando há a compreensão de que é necessária, para cada pessoa envolvida, a descoberta da razão que motivou a experiência. Culpar alguém, ou a si mesmo, não contribui para um bom desfecho de um conflito. Quando perceber que seu orgulho apareceu, dobre-o e evite querer demonstrar poder ao outro. Considere que sua dignidade não precisa ser atestada por ninguém e que sua competência não necessita da chancela do outro. Em sua ética de vida, devem constar a humildade e o desejo de não sintonizar com a agressividade de ninguém.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 11 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 56

  Inclua, em sua ética, a capacidade de perdoar e de contribuir, sempre que possível, para o equilíbrio de seu agressor. Evite tomar como agressão pessoal tudo que seja dirigido a você por inabilidade do outro. Torne mais leves as situações nas quais você se sentiu diminuído ou agredido por alguém, mesmo quando você esteja coberto de razões. Nem sempre ter razão é o mais importante, pois, sob o calor da emoção, ela costuma se ausentar. Evite trocar seu equilíbrio por palavras inadequadas que ferem ou contribuem para a desarmonia nas experiências da vida. Sua luta não deve ser contra alguém, mas para vencer a si mesmo.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 55

  Ao viver experiências nas quais você se sentiu sob a agressão de alguém, sua ética deve incluir a habilidade de ressignificá-las, extraindo úteis lições, sem revidar ou desejar mal a seu agressor. Entenda que as experiências aversivas, em sua vida, decorrem de suas predisposições pessoais, nas quais o outro, por inabilidade dele, entrou em seu campo de circunstâncias geradoras de aprendizado. Perdoar, portanto, é ser capaz de encontrar as razões pelas quais a Vida o colocou para vivenciar a experiência geradora do incômodo em você, sem que deseje se vingar.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 54

  Perdoar é compreender o outro em suas dificuldades de entendimento de como funciona a Vida. É dar a si mesmo a oportunidade de obter equilíbrio emocional, independentemente das atitudes do outro contra você. Trata-se de ressignificar antigos modos de reagir à agressão contra você como algo inerente à sua necessidade de integrar alguma habilidade em sua dimensão emocional. Analise o comportamento do outro, entendendo que ele também, ao agredi-lo, ignora as leis da Vida, requerendo aprendizado no tempo. De sua parte, na experiência ocorrida, tente descobrir o que você necessita integrar como habilidade.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 53

  Sua vida sexual é foro íntimo, cuja definição exterior é de sua única responsabilidade. Cuide para não se deixar influenciar por modismos ou por práticas abusivas a seu corpo e ao do outro com quem você compartilha sua vida íntima. A ninguém interessa sua definição de gênero ou de escolha sexual, cabendo-lhe ser adulto e responsável, colocando sua sexualidade em consonância com sua Designação Pessoal. O Espírito que você é, como senhor de seu destino, é artífice de sua evolução e condutor das experiências que escolhe viver. Portanto, assuma quem você é e pague o preço por ser você mesmo.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 52

  Sua atividade sexual é campo distinto de sua vida religiosa, pois sua repressão ou sua prática ritualizada não implica, necessariamente, transcendência. Cabe sempre discernimento, bom senso e equilíbrio psicofísico na utilização de qualquer força que implique comportamento rotineiro. Mais importante do que o prazer imediato é descobrir para que sua prática é feita e a serviço de que habilidade ela acontece. Sua mente é sua casa, seu ninho e sua morada. Portanto, abrigue nela tudo que lhe traz segurança, harmonia e amor. Nela, deixe que habite sempre o melhor de você e que lhe proporcione realização pessoal.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 51

              Sexo é atividade importante na vida, caracterizando-se pelo desejo de comunhão com alguém com quem se pode, consentida e responsavelmente, permutar energias prazerosas. Observe o quanto você dedica sua atenção à sexualidade, sempre avaliando se há excesso, foco demasiado ou repressão indevida, pois a Vida nos exige manejo adequado para o equilíbrio psíquico. Cuide para não se tornar presa fácil do lazer, nem se escravizar na sua utilização, cabendo autocontrole e moderação. Evite a moralização de sua vida sexual, tanto quanto uma sexualidade irresponsável e sem limites. Sexo e ética cabem em um mesmo contexto.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

domingo, 5 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 50

            Sua sexualidade é um campo da vida que lhe pertence, no qual deve sempre contemplar o uso responsável e incluir sua afetividade. É por onde você deságua seus desejos de prazer e de comunhão com alguém com quem compartilha sua maior intimidade. Sua sexualidade é expressão de seu mundo interior, que revela sua natureza e a representação de como você se define. Cuide para que sua sexualidade não se torne conflituosa nem a situe nas teias do prazer desenfreado, pois se trata de uso de poderosa energia do Espírito a serviço de sua evolução. Considere que é necessário aprender a manejá-la com maestria para a aquisição de importantes habilidades afetivas.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sábado, 4 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 49

  Liberte-se de sofrimentos, de medos e de culpas, adotando uma religião que suavize sua vida, que flexibilize seu destino e que oportunize recomeços sem castigos ou punições, pois sua crença em Deus deve ser compatível com o amor. Cuide para que sua crença não torne o outro seu inimigo nem o leve a ser intolerante com aqueles que não são seus confrades. Compreenda quem se opõe a seus princípios ou os nega, pois cada Espírito tem seu próprio conjunto de raciocínios e sua forma de reverenciar seu Deus. Todos têm o direito de negar ou afirmar algo a respeito de Deus, de acordo com seu estágio de evolução.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 48

  Sua religião deve trazer felicidade, amorosidade e espiritualidade genuína, sem que haja medo da morte nem pacto que não seja com o bem, com a paz e com a harmonia. Construa propósitos superiores, elegendo como meta atingir a excelência em tudo que faz, visando o bem-estar pessoal e coletivo. Sua religião deve contribuir para que você desenvolva uma personalidade ótima, cuja principal característica é a compreensão e o propósito de dissolução do sofrimento humano. Inclua, em sua religião, a compaixão, a ética e a vivência plena do amor, para que você e todos os seres humanos se conscientizem da condição de Espíritos imortais.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 47

  Em matéria de religião, deve vigorar o amor, a caridade e a transcendência, visando o desenvolvimento pessoal e a busca pela consciência e pela vivência como Espírito imortal. Atue com sua religião para que todos adquiram a excelência como pessoa, para que o ser humano amplie a consciência da continuidade do Eu após a morte de seu Personagem e para que a Terra se torne o Além maravilhoso que se deseja encontrar. Sempre aja com ética, sobretudo em matéria de religião, não renunciando a seus princípios e crenças quando se trata de desrespeitar a vida ou prejudicar qualquer ser humano.

Extraído do livro Ética no dia a dia.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Ética no dia a dia 46

  Sua religião deve contemplar a mais alta noção de ética, na qual a vida deve ser valorizada em todas as suas expressões. Religião é atitude para com o sagrado visando a transcendência, em colaboração com o Divino, para a construção de um mundo melhor. Pratique sua religião com ética, incluindo todos os seres humanos como seus irmãos, sem discriminar ninguém, sobretudo aqueles que não comungam com sua crença. Religião implica comunhão, fraternidade e respeito às diferenças, sem qualquer competição comparativa de valor ou exigência de supremacia. Somos habitantes de um mesmo orbe, irmanados pela procedência divina.

Extraído do livro Ética no dia a dia.