domingo, 6 de abril de 2014

Ditadura religiosa


Não concordo com a ditadura religiosa que se implantou na mente humana. Tudo que se pretende fazer submete-se ao crivo de uma religião. Por um lado, isso é positivo, pois as religiões visam o bem e o desenvolvimento espiritual do ser humano; do outro, porém, o limita indefinidamente aos trilhos nem sempre atualizados dos preceitos i interpretações religiosas. O ser humano é reduzido ao conteúdo de um livro, de uma norma dogmática, cuja atualização, quando ocorre, demora séculos, muitas vezes, milênios. As proibições contidas, muitas resultantes das repressões e limitações do psiquismo de uma época, ou de uma corrente religiosa, costumam provocar privações e sofrimentos que poderiam ser evitáveis para muitas gerações. Sem conseguir alcançar a amorosidade divina, as religiões, movidas por tendências psíquicas coletivas condenam os que não lhes seguem os dogmas cristalizados no tempo. Não concordo com o supremo absolutismo de regras rígidas que não acompanham a evolução do Espírito imortal. As religiões não representam Deus nem suas interpretações dogmáticas falam em Seu nome. Concordo com o amor, com a liberdade e com a prerrogativa de que todo Espírito representa Deus. Sua evolução o levará a autodeterminação.

5 comentários:

  1. O homem não precisa de religião para viver. Tampouco para ser feliz.

    ResponderExcluir
  2. Veja a religião como uma forma de apoio indispensavel no nosso atual estado evolutivo Pra alguns ela dá uma direção e ajuda o ser a transitar pela vida sem cometer muitos desatinos. E cada um se adequa a uma determinada religião. Outros nem necessitam tanto do apoio mas gostam ou se identificam de verdade e estao felizes com a religião que escolheram. Outros existem que não se identificam com nenhuma religiao e por seu grau evolutivo ja conseguem viver uma vida digna sem necessariamente um vinculo religioso. Tudo é relativo .

    ResponderExcluir
  3. Querido Adenauer, voce falou pela minha alma!!! Que delicia ler o seu texto!! Infelizmente as Religioes sao cabrestos humanos ditando Normas que foram em determinados Tempos concebidas a fim de controlar uma determinada sociedade. Ao "meu ver" ate Agora ainda nao vi " Religioes" que nao teem como principal objetivo o controle de seus fieis! Existem pessoas que acham que seja necessario esse tipo de conduta por instituicoes religiosas, eu acredito que controle e manipulacao ja poderiam ha muito tempo atraz terem sido substituido por INSTRUCAO E EXCLARECIMENTO, levando o Homem a sua propria "Alma" e aprendendo assim a ter reponsabilidade por seu proprios atos, ensinando-o a querer o seu crescimento espiritual atraves da sabedoria e consciencia do cosmos e a ter discernimento! E muito claro que muitos ainda nao poderiam viver nessa situacao, mas nao se nasce aprendendo a ler e escrever, pra isso se faz necessario o ensino! Nao adianta confesar-se ao padre, ir uma vez por semana no centro espirita e tomar um passe, ler o corao! E aprender a pedir e a temer!! Somos seres multidimensionais, cosmicos, fazemos parte de um todo, e nao desta mesquinhez intelectual e religiosa!! Anseio pela libertacao da Humanidade e sonho em um dia ver todos nos vivendo no equilibrio, no respeito a humanos, nao humanos, a Terra, ao animais, aos vegetais e ao universo, em pleno equilibrio, no Amor! Sem ter que temer a um Deus que castiga, Sem ter que pedir pra ele quando estou com medo pelas minhas proprias imcapacidades, Sem ter que viver no medo!! Pra isso serao necessario instrucaoes e mestres! Nao religioes!
    Grande abraco!
    Tais rufer

    ResponderExcluir
  4. Entendo perfeitamente Adenauer quando isso é uma proposta de compreenção do que contemporizamos, do que vivemos agora em tempo real. É só observarmos quando religiosos se misturam a representações políticas e querem fazer de seus dogmas as leis que operarão em benefício de seus partidos. Misturar essas coisas é de um perigoso ensaio a cegueira da alma quando nos limitamos a um único caminho para ser lido e interpretado, portanto uma Ditadura religiosa. Somos um País Laico! Um conquista humanista!

    ResponderExcluir