segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Transtorno de Déficit de Sentido da Vida


A característica comum desse transtorno é a perda do interesse pela vida e a redução dos horizontes pessoais. A dificuldade em vencer desafios e a estagnação são observados como fatores preponderantes para a instalação do transtorno. A busca pela religião como forma de resolver os problemas parece constante, mas ineficaz em face da intensidade da crise. Os sintomas são observáveis a partir de sessenta dias, muito embora possa ser, em certos casos, em tempo menor. Por outro lado, esse tempo pode se dilatar, levando anos para que se tenha uma precisão maior no diagnóstico. Estressores típicos: fracassos amorosos, financeiros e intelectuais; perda de entes queridos; traumas graves; casar; separar-se dos pais; assumir grande responsabilidade; doenças crônicas; educação infantil deficitária; traumas etc.. Sintomas típicos: perda do interesse em viver; constatação de que a vida se resume a meras repetições de obrigações e afazeres; redução no desempenho cognitivo; comprometimento no desempenho profissional; redução nos horizontes da vida; angústia persistente; medo de viver; medo de ficar só (sem parceiro); saudade de algo desconhecido; perda do senso de pertencimento; nostalgia recorrente; baixa estima; vontade constante de morrer. Tratamento: psicoterapia baseada na consciência de que se é um Espírito imortal.

5 comentários:

  1. Esses são os verdadeiros sintomas da sociedade moderna...

    PENSAMENTO: " O Nirvana está em nós.O que mata é a culpa, a raiva, e o maldito superego." (Léa Waider)

    ResponderExcluir
  2. Tenho sentido exatamente esses sintomas. Tenho 32 anos e perdi minha mãe há quase dois meses. Sou filho único de pais separados e morava com ela, juntamente com minha esposa. Tenho me sentido um órfão solitário, cuja mãe, de apenas 62 anos de idade, levou consigo o sentido de minha própria vida. São tantas as dificuldades que tenho enfrentado para lidar com todas as coisas do mundo, com meu sofrimento, que a desistência é algo que me surge todo o tempo como uma tentação. Tenho lido muito sobre o Espírito e sua eternidade e muitas outras coisas, mas não sei até que ponto consiguirei suportar. Como diria Estêvão, já entrevendo sua morte após a lapidação imposta por Saulo, "Encomendo-me ao Cristo!" ("Paulo e Estêvão", F.C.Xavier/Emmanuel). É impressionante como a corrosão diária da dor da perda é capaz de vergar completamente um ser humano, sobre si próprio.
    Washington

    ResponderExcluir
  3. Alexandre
    Nossa vida deve estar centrada na determinação em viver bem e realizar nossa Designação Pessoal. Com certeza sua mãe não gostaria de ver o filho melancólico ou focado no passado da relação que teve com ela. Levante-se e não permita que suas energias sejam sugadas pelo seu complexo materno. Aja e viva a vida que tem para ser vivida, com determinação e coragem para vencer.
    Abçs

    Adenáuer Novaes

    ResponderExcluir
  4. Obrigado,
    É absurdamente difícil a missão, mas não há como negá-la. Re-inventar a própria vida, em tese, é algo belo e muito nobre; na prática, é dolorosíssimo e angustiante ao extremo. É ter que admitir a seguinte verdade inolvidável: toda a "segurança" que proporcionava a "felicidade" era fictícia. Tratava-se de um emaranhado de circunstâncias tão complexas quanto frágeis.É assim a vida: tão complexa, quanto frágil. O problema é que a gente só enxerga a proporção correta disso quando o momento está triste demais para novas descobertas.

    Washington.

    ResponderExcluir
  5. estou sentindo isso em minha vida atualmente gostaria de tirar isso de min e de minha vida mais e muito difícil..

    ResponderExcluir