quinta-feira, 21 de abril de 2011

Soberania do Eu

Quando você se surpreende com o seu sucesso, creditando-o a forças superiores;

Quando você se entrega ao domínio da mágoa, submetendo-se ao pensamento revanchista;

Quando você elege como inimigo alguém ou alguma ideia contrária à sua, entregando-lhe o controle sobre sua mente;

Quando você abdica de sua palavra, renunciando à sua dignidade, escudando-se numa humildade incipiente;

Quando você, por influência da cultura, abdica de expor uma lágrima, alegando vergonha;


Certamente, nesses momentos, você esqueceu de sua humanidade, de sua autodeterminação e da soberania de seu Eu.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o texto, mas é importante valorizar o sentimento de gratidão com aqueles colegas que ajudam a realizar um trabalho tendo assim total êxito no resultado. Também é importante desejar ao outro, mesmo que este outro não seja do seu conhecimento, um bom dia, uma boa tarde ou uma boa noite a esse alguém que está no seu caminho. É necessário ter consciência que ao passarmos por alguém estamos passando por um outro espírito igual a gente. É importante sermos humildes, pois a vaidade extremamente exacerbada poderá ser facilmente visto como prepotência, arrogância, esnobe, sentimentos não positivos e não educado. Para a nossa evolução temos que ser compreensível e ter maleabilidade de reconhecermos nossos defeitos e eliminá-los. Podemos seguir a proposta do espiritismo que é fazer a sua reforma íntima. Falar a teoria é fácil, mas temos que praticar.
    Mauricio Peixoto

    ResponderExcluir
  3. E,provavelmente,tornou-se um idiota alienado.abçs

    ResponderExcluir
  4. Quando aceitamos e seguimos como certo as ideias, opiniões e indicações dos outros, quer sejam politicos, religiosos, ou filósofos, estamos a contribuir para a conflitualidade e divisão da sociedade. O que nos trará mais sofrimentos.

    A única autoridade que legitimamente devemos aceitar é daquela vozinha que nos acompanha e nos aconselha a seguir o reto caminho. A soberania do Eu deve ser sempre restabelecida, para que a Vida se realize.

    ResponderExcluir
  5. Para Soninha: A alienação de fato é não saber do que se é capaz e da força interior que se tem

    ResponderExcluir
  6. Para Maurício: Não entendi seu comentário. Parece um desabafo,

    ResponderExcluir
  7. Já assisti a várias palestras e seminário seu, em Bauru. Sou de Piratininga, uma cidadezinha linda, distante apenas cerca de 10km de Bauru.
    Formamos uma equipe que, embora pequena, é forte, aguerrida e que diz "pressente" no estudo da doutrina e nos trabalhos assistenciais e mediúnicos do Antoninho Marmo.
    Amo suas falas, suas ponderações, seu jeito feliz de dizer do espiritismo! Leio seus posts, sempre. Se um dia quiser comer pão quentinho, direto da padaria, ouvir canto de passarinho, caminhar pelas ruas sem burburinho, estaremos aqui! Muita Luz! Gratidão, infinita!

    ResponderExcluir