sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Carlos Baccelli

Um certo dia, já vão muitos anos, quase trinta, fui conhecer o famoso e queridíssimo médium Chico Xavier. Sem consciência da dificuldade de acesso a ele, fui bater na porta de Carlos Baccelli, amigo e, posteriormente biógrafo e médium dele. Fui muito bem recebido. Tenho lido e gostado das obras psicografadas por Baccelli, independentemente das controvérsias que se tem alegado. Sou daqueles que gosta do novo e não me assusto com as possíveis incoerências com “verdades” estabelecidas, pois o saber se modifica a cada época e ao sabor da evolução do Espírito. Baccelli tem sido um médium de profícua produção, com uma variedade muito grande de temas, por diferentes espíritos. Além dessa vasta produção, no trato pessoal demonstra serenidade, equilíbrio e paciência para com seus críticos. Desde a primeira vez que o conheci, observei essa serenidade, cuja propriedade é inerente ao ser espiritual que ele é. Sempre que quis estudar mediunidade me vali dos conselhos de um espírito que assina Odilon Fernandes e que, por ele, escreveu vários livros. Recentemente recebi um convite dele para escrever para o Jornal da Mediunidade, por ele dirigido, cujo conteúdo retrata a liberdade de expressão que caracteriza a busca pelo conhecimento. Minhas homenagens a Carlos Baccelli.

5 comentários:

  1. Se puder, publica réplica do seu texto do "Jornal da Mediunidade" aqui pra gente ler também !
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. O estranho são as teorias de Inacio Ferreira...

    Espirito engravidar é duro de aceitar...

    Ricardo.

    ResponderExcluir
  3. Não vejo o porquê de tanta estranheza nos livros de Dr. Inácio, Odilon e outros autores que escrevem por Baccelli.Os argumentos contidos nesses livros são,no mínimo,pertinentes. Tudo é muito lógico e todos eles afirmam o que é ‘’estranho’’não como teoria,mas como constatação,realidade.Em caso de ‘’teorias’’,deixam bem destacado que são apenas conjecturas.Aliás,como pude perceber,sei sim,a causa: inimigos da Doutrina infiltrados,teleguiados.Isso é perfeitamente constatável se lermos muitos periódicos,sites e blogs ‘’espíritas’’que cirulam,circulam... Impera um desrespeito tamanho,uma incoerência doutrinária tão crassa,que seus fautores são réplicas de Quevedo.Alguns,com velhacaria,buscam validar sua suposta autoridade divulgando alguma que outra foto sua com Chico Xavier.Dizem que conheceram o médium,que também são amigos de Divaldo – publicam também a foto - ,afirmam que Divaldo é seguidor dessa ou daquela corrente de pensamento,etc.,etc.Falei dos casos de velhacaria.Quanto a Baccelli,jamais li ou ouvi qualquer incoerência doutrinaria sua.Seu trabalho assistencial seria o suficiente para calar qualquer arruaceiro,não?Queiramos aceitar ou não,Baccelli foi um aluno de Chico Xavier.Ótimo aluno,fique bem destacado, e vem se aperfeiçoando cada vez mais,se dedicando cada vez mais ao trabalho de divulgação de um Espiritismo limpo,sem interesses rasteiros;cada vez mais repassa os ensinamentos de Chico Xavier .Quantas pessoas têm despertado e até redescoberto Chico Xavier,pelas conferencias e/ou livros da sua lavra mediúnica.Não é o fato de se ter tido contato com Chico - e nem por quanto tempo - que dá crédito a quem fale isso ou aquilo.Sim,o proceder de cada qual,o seu aproveitamento da oportunidade de conviver com Chico Xavier que dá autoridade a que se toque nesse ponto,o da convivência com o mineiro do século.
    Gente movida a vaidade,gente que não trabalha e atrapalha quem quer trabalhar,é esse tipo de gente que anda espalhando o pó,tentando dificultar a visão,a respiração,a higiene da Grande Oficina.Se auto-proclamam espertos – não é exagero,deixam isso registrado a quem quiser ler! - ,dizem ter descoberto quem realmente é quem;fazem referência a um suposto comportamento destrambelhado de seus alvos como sendo a face que ocultam e nem se lembram de que as verdades são desveladas aos simples e humildes.Aos sábios e prudentes fica a vã ciência da qual se incham,com todas as penas e plumas.
    Com relação ao que está acima nas entrelinhas,há muito me pergunto como um Espírito relativamente mal saído de uma trajetória tão egoísta,e que lhe rendeu tanto sofrimento,teve a oportunidade de escrever livros importantíssimos para o Espiritismo,best-sellers,inclusive livros em parceria com Emmanuel.Livros que equivalem em importância e profundidade aos do Mentor de Chico Xavier.Ora,por qual motivo Meimei,que sabemos ter um coração tão belo e ser aficionada a livros não produziu mais,não participou de um trabalho mais,digamos,científico?O que dizer de Humberto de Campos por exemplo?Quem ler com cuidado o livro ‘’Testemunhos de Chico Xavier’’ e de mais gente que tenha credibilidade, mas sem espírito de sistema ou interesse vil,chegará à certeza de quem é quem;que a referência a uma biografia no âmbito espírita,tendo como objetivo o ensino de lições da Vida pode,como o foi,truncada,a serviço de uma plantação maior;que um trabalho da envergadura de um André Luís exige sedimentação moral,a que fez jus um dos maiores gênios desse nosso Brasil:Carlos Chagas.

    ResponderExcluir
  4. Já ia me esquecendo: não é intenção incluir Ricardo,que fez uma postagem acima,como alguém mal intencionado.Não é do meu feitio jogar indireta.Que essa ressalva seja o suficiente para se evitar qualquer conclusão precipitada.A referência é feita a gente que não passou por aqui.Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Grata a Carlos Baccellli, através dele estou conhecendo Chico Xavier e aprendendo muitas coisas

    ResponderExcluir