sábado, 12 de dezembro de 2009

Visão Quântica

A perspectiva espírita trazida por Allan Kardec e continuada por muitos médiuns e estudiosos do Espiritismo, é uma ideia particular da dimensão espiritual, que, no seu conjunto, produz na alma coletiva uma percepção acanhada, porém, não equivocada da realidade no Universo. Isso quer dizer que, o que de fato existe na dimensão espiritual, é muito maior e mais complexo do que é trazido ou mostrado pela doutrina do Espiritismo. Tudo decorre de limitações lingüísticas e de possibilidades de compreensão pelo espírito, em face de seu nível de evolução. É de fato necessário desconstruir ideias para se alcançar um novo saber, sem o que, não há progresso. A visão da vida espiritual muito próxima ou semelhante à da vida material representa uma limitação a ser ultrapassada para que o próprio espírito se perceba muito além dos limites estabelecidas por sua própria crença. Tal crença o aprisiona, mesmo que o leve a ver mais além do que o senso comum. O Espiritismo pode ir mais além, desde que seus estudiosos avancem sem medo de críticas ou anatematizações pelos seus pares.

10 comentários:

  1. Perfeito! O que você disse tem muita verdade! Kardec mesmo dizia para irmos adiante, não estagnar, aliás, ele próprio fez isto no seu tempo e por isto foi um grande inovador.

    No entanto, transformamos o Espiritismo em mais uma religião e os seus ensinamentos e mais dogmas e não ousamos ir além. Ficamos realizando um trabalho unicamente hermenêutico das obras de Kardec e esquecemos de buscar ampliar filosoficamente e cientificamente aquilo que Kardec nos trouxe.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do teu blog e das tuas ideias, voltarei outras vezes.

    Te convido a conhecer o meu blog: http://philosophia-aton.blogspot.com

    Também tenho um blog que estou começando agora que se chama "Conversando sobre Espiritualidade", no seguinte endereço: http://espiritualidade-aton.blogspot.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi meu amigo...
    Aproveitei sua fala fantástica para usá-la no término de minha aula amanhã no EDM, incentivando os participantes a não ficarem estagnados e sim procurarem o aprofundamento da doutrina e do ser. A cada palavra sua, me coloco na condição de ignorante, necessitando cada vez mais estudar e aprofundar assuntos importantes para meu crescimento e evolução, dentro do Amor do Cristo. Muita Paz.
    Adriane Garcia

    ResponderExcluir
  4. Sempre acreditei que para aprendermos é preciso estarmos em uma constante negação das crenças que temos. Porém quando nos referimos a crenças religiosas isso é uma terefa muito mais complicada. Afinal elas estão imbricadas em nossas entranhas mais íntimas. E isso faz com que às vezes fracassemos. Estou tentando. Embora pensse que dou um passo à frente e dois para trás.
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  5. Maravilha!
    Essa frase merece destaque:

    "Isso quer dizer que, o que de fato existe na dimensão espiritual, é muito maior e mais complexo do que é trazido ou mostrado pela doutrina do Espiritismo."

    Kardec não teve a última palavra em Espiritismo, mas a primeira...

    ResponderExcluir
  6. Penso que o aprofundamento e a caminhada do Espiritismo é paralela à ciência!

    ResponderExcluir
  7. Será que chegará um dia em que a sociedade acredtitará na existencia de espíritos assim como acreditam por exemplo nas ondas eletromagnéticas?

    ResponderExcluir
  8. Adenáuer,
    Corajosa e lúcida suas palavras, propondo que o Espiritismo rompa as barreiras do convencionalismo a que está imposto.
    Você sinaliza algumas "saidas" para que superemos o senso comum e a estreiteza de crença dogmática. Sutilmente explícito...!
    Que tal você produzir um texto onde estejam claras e bem contornadas estas propostas de construirmos um novo saber? E, ao mesmo tempo,citar o que efetivamente existe dentro do Movimento Espírita que esteja caminhando nesta direção. Com direito de citar nomes, please!!
    Carinho,
    Edinéa

    ResponderExcluir
  9. Olá Adenauer, sou de Santos e conheci você numa das visitas que fizeste a nossa cidade. Gostei de ler sobre "desconstruir ideias para alcançar um novo saber". Sou de uma geração santista que brigava por termos como por exemplo: Espiritizar... Ah! Adenauer, tudo passou...vamos aprendendo a viver com a essencia da proposta e crescemos com isso. Sou sua fã e no momento faço parte de uma mantenedora que cuida de uma creche escola Chamada Ana Paiva. Mas isso é uma outra história para um outro momento.
    Valeu
    Abraços
    Ana Lucia

    ResponderExcluir
  10. Que tarefa gigante, hein, Adenauer!?!
    :-)
    Mas este trecho,"o que de fato existe na dimensão espiritual, é muito maior e...", é estimulante.

    ResponderExcluir