domingo, 22 de novembro de 2009

Mais que Divulgar: Aprofundar

Divulgar os princípios do Espiritismo, constitui-se numas da formas de contribuir para sua expansão. Isso é feito pela grande maioria das instituições e dos espíritas espalhados pelo mundo. Providencia necessária e útil, porém, não única. Sem reflexões e aprofundamento, com interdisciplinaridade, corre-se o risco da constituição de dogmas cristalizadores. Tem sido assim com toda as religiões, com o intuito de esclarecer novos adeptos com antigas verdades, buscando a ampliação de seu quantitativo. Tais verdades necessitam de novas reflexões e atualizações. Num Universo agora visto como Quântico, não cabem fixações de conceitos. Congressos, estudos acadêmicos, debates transdisciplinares, grupos de discussão na internet, bem como meios particulares de reflexão sobre o Saber Espírita têm se tornado o grande veículo de aprofundamento daqueles princípios. Como disse Allan Kardec, em O Livro dos Médiuns, "O Espiritismo anda no ar". Ainda bem que o vento se movimenta e se refunde com outros ares.

5 comentários:

  1. É por esse motivo que gosto dos seus livros e de suas palestras ,pq coloca os princípios espíritas
    sem fundamentalismo porém aprofundando de forma q possamos ampliar o saber e principalmente a descoberta do ser interligando a psicologia , a filosofia . Acredito q a questão é por aí! Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  2. Só conheço o Espiritismo através da Fundação Lar Harmonia e apesar de estar muito no início dos meus estudos, gosto muitíssimo e principalmente, sinto uma enorme paz interior! Isso pra mim é precioso demais! Obrigada por orquestrar esse movimento!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o ESpiritismo tem que aprofundar o que já há, e ampliar as bases também. Decerto que há muito mais entre a terra e o céu, que supôs o lúcido e genial codificador dessa doutrina. Há perguntas que ele não fez. Dúvidas que ele não formulou. Conhecimentos que ele não tinha para que deles saíssem teorias. Há muitos véus à se levantar, ainda. Essa é a lógica, posto que nada feito pelo homem, por mais genial que ele seja (esteja ele encarnado ou desencarnado) pode ser perfeito, completo ou insuperável. O Espiritismo, na minha opinião, só tem um caminho pelo qual se perder: a arrogância. Superado esse impecilho, colocando-se, humilde, diante da vontade de conhecer o que ainda não conhece, o Espírita vai realizar continuar sempre o trabalho de Kardec.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Encontrei neste site, científico, uma poesia que julguei ser importante, pelo menos para o meu entendimento.
    http://www.ecientificocultural.com/Usenet/dialogos06.htm#Diálogo 2
    Vejo e não creio.
    Duvido.
    Se não vejo, respeito,
    Mas nego,
    Logo, aceito.

    Leio e não encontro.
    Teorizo.
    Nego e renego
    Na esperança inglória
    De ao testar a hipótese
    Encontrar a glória
    De aumentar meu credo.

    Se preciso for
    Abstraio-me
    Transcendo e
    Do mundo do nada
    A resposta ao tudo espero.

    Se ainda assim permanecer nas trevas
    Se os céus quiserem ocultar-me o certo
    E me negarem a maravilha infinda,
    Por esgotar o que me há de humano
    Não me desespero.
    Opto,
    Logo, creio sem ter visto.

    ResponderExcluir
  5. Mais que divulgar é preciso aprofundar e VIVENCIAR o espiritismo.

    Há muita gente a ler e a falar sobre espiritismo, mas poucos o estudam e quase ninguém o vive...

    ResponderExcluir